Banner

Notícias

11 sinais de que você será rico

Pode não parecer, mas ter uma vida financeira confortável é possível a qualquer um que tenha bons hábitos: gastar menos do que se ganha, economizar para a aposentadoria e investir dinheiro são formas simples e acessíveis de criar um patrimônio. Warren Buffett, por exemplo, se tornou uma das pessoas mais ricas do mundo porque economizou seu dinheiro e investiu bem, sem buscar esquemas para enriquecer rápido.

As chances de que você se torne um multibilionário como Buffett são pequenas, mas há formas de construir alguma riqueza sem correr grandes riscos. É difícil dizer o quanto se precisa para ser rico, mas, para o Business Insider, uma boa definição seria não ter preocupação com como pagar as contas e saber que você terá uma aposentadoria confortável.

Esses 11 indicadores são fáceis de seguir e mostram que você conseguirá construir uma riqueza.

1. Você economiza parte de cada salário
Não gastar tudo o que você ganha é um bom começo para ficar rico. A aposentadoria pode parecer um projeto de longo prazo, mas é melhor começar a se preparar o quanto antes. Investindo desde cedo, você aproveita os juros compostos, o que fará uma grande diferença.

2.Você paga todas as contas e sempre dentro do prazo
Seja a fatura do cartão de crédito, um empréstimo ou financiamento, é melhor sempre fazer o pagamento total da fatura no tempo certo. Pagar apenas uma parte de cada prestação faz com que você gaste ainda mais com os juros.

3. Você sempre busca as melhores promoções
Só porque você pode pagar o preço cheio de um item, não significa que você deva fazer isso. É sempre bom procurar promoções e descontos dos produtos que você precisa.

4. Você está preparado para alguma emergência financeira
Imprevistos podem sair bem caros. Seja por causa de um conserto no carro ou na sua casa que precisa ser feito, uma demissão ou uma doença na família, é importante ter um fundo para emergências. O ideal é ter pelo menos o suficiente para se manter por três meses, mas ter mais dinheiro que isso pode te dar mais conforto.

5. Você não gasta todo o seu bônus
A tentação de fazer uma viagem, ir jantar em um restaurante chique ou comprar uma roupa com o bônus concedido pela sua empresa, a restituição do imposto de renda ou o 13º salário, é grande. Mas é importante guardar esse dinheiro. Que tal fazer algo produtivo com esse dinheiro, como investir ou pagar prestações adiantadas de um empréstimo ou financiamento?

6. Você economiza para a aposentadoria
Não é preciso necessariamente ter um plano de aposentadoria privada, mas uma parte do seu dinheiro deve ser investido pensando na sua aposentadoria.

7. Você tem tudo o que precisa, mas não tem tudo que quer
Gastar menos do que se ganha indica responsabilidade financeira. Quando você vive com menos do que poderia ter, todas as suas necessidades estão supridas, mas você sabe que não precisa de tudo o que você quer. Você pode até pagar por alguns luxos de vez em quando, mas sabe como segurar a vontade e não gastar muito o tempo todo.

8. Você recebe aumentos e promoções no trabalho consistentemente
Ter um emprego estável é bom, mas é ainda melhor quando você é recompensado pelo bom trabalho.

9. Você não gasta demais com moradia
Warren Buffett vive em uma casa comprada em 1958 por US$ 31,5 mil (aproximadamente R$ 122 mil). À BBC, ele já afirmou: “sou feliz aqui, me mudaria se eu pensasse que seria mais feliz em outro lugar”. Sua casa modesta é uma lembrança de que ele gastou sua fortuna com coisas que valorizava mais. Se você está gastando 30% da sua renda ou menos em moradia, está bem.

10. Seu portfólio de investimentos é agressivo, mas diversificado
As melhores estratégias de investimento no longo prazo são aquelas com taxas baixas, com produtos diversificados e agressivos, diz o Business Insider. Você não deve gastar muito dinheiro com tarifas caras e desnecessárias, e também não deveria apostar todas as suas fichas em um só lugar.

11. Você não tem dívidas de cartão de crédito
Dívidas de cartão de crédito são uma grande barreira quando seu objetivo é criar um patrimônio. No Brasil, o juro do cartão de crédito pode chegar a 300% ao ano.

Se você ainda não segue essas recomendações, essas dicas que vão te colocar no caminho certo

Dicas