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A primeira coisa que devemos entender é que as empresas não são contra a amizade entre membros da equipe de trabalho e os chefes, porém, a relação deve ocorrer dentro de alguns limites e posturas. A maturidade deve existir sempre, e é necessário saber separar o lado profissional e o pessoal na hora de ouvir críticas e executar tarefas. Quando a maturidade prevalece, a possibilidade de sucesso acaba se tornando muito maior do que a de fracassos.
O que falamos até o momento representa a situação ideal, mas como saber se você está lidando com os amigos/colegas de trabalho da forma correta e caminhando na direção do sucesso? Veja algumas dicas que vão te orientar a compreender melhor como ter uma relação saudável com seu chefe ou com o seu liderado no ambiente de trabalho.
Preserve sua imagem
Os envolvidos na amizade não podem dar margem para interpretações equivocadas por parte da equipe de trabalho e mesmo pelos empregadores que, poderão considerar a amizade como um fator determinante para eventuais deslizes que possam acontecer. Não se pode tratar o trabalho de seu amigo com mais nem menos criticidade do que as tarefas dos outros membros da equipe. Policie-se para que não ocorram injustiças. Seja imparcial!
Antes de serem amigos, vocês são colegas de trabalho
Fique atento às diferenças de tratamento. Trate seu amigo da mesma forma como trata seus outros colegas ou colaboradores no ambiente de trabalho. Todos irão notar caso hajam apelidos, piadas internas ou mesmo críticas e sugestões transmitidas de forma menos formal. Agir assim evita mal-entendidos. Lembre-se que as formas de tratamento mais íntimas e inofensivas nem sempre terão a mesma conotação quando usadas diante de pessoas que não possuem o mesmo tipo de relacionamento. O que é inofensivo entre amigos, pode ser grave na visão de terceiros.
Pergunte-se: “eu falaria isso se ele não fosse meu amigo?”
Caso você seja o subordinado da relação, evite conversar com seu chefe sobre como os outros funcionários veem a liderança da equipe e também evite pedir informações sobre o que acontece na empresa. Seja discreto para evitar confusões que podem prejudicar tanto você quanto seu amigo.
É sabido que um bom ambiente de trabalho potencializa as habilidades da equipe, ainda mais quando o chefe e os colaboradores se entendem e conhecem as habilidades e pontos de melhoria que possuem, assim, tanto o líder quanto o liderado têm mais facilidade para receber e aplicar feedbacks, além de saber direcionar o trabalho de forma a aperfeiçoar a execução de tarefas.
Quando em conjunto com o profissionalismo, a amizade só pode trazer benefícios para o ambiente de trabalho. Fique atento e utilize a amizade como uma ferramenta de sucesso para a empresa, para você, seu amigo e toda a equipe de trabalho!
Amizades muitas vezes nascem e são cultivadas entre colegas no ambiente de trabalho, é natural que isso aconteça, afinal convivemos diariamente e as afinidades começam a aparecer. A maior regra para um bom relacionamento entre amigos em um ambiente profissional, independente de condições hierárquicas, é cultivar o respeito mútuo e a autoconsciência.
Mas e quando nos tornamos amigos do chefe?
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