Banner
Notícias
Diego Andreasi
Você saberia dizer quais são as principais exigências dos seus clientes? Muito se tem comentado e escrito a respeito das exigências do consumidor. No entanto, alguns modelos acadêmicos parecem complicados demais para os profissionais de marketing, que são cada vez mais exigidos para produzir resultados num curto espaço de tempo. Vamos simplificar?
Acesso facilitado: o acesso inclui a facilidade de se chegar até um ponto de vendas e serviços, incluindo Instagram, Whatsapp, Email e E-commerce. Além desses, as empresas precisam desenvolver condições que facilitem o acesso de seus clientes. Assim, uma academia, por exemplo, que tem no seu quadro de clientes idosos, precisa construir rampas de acesso e cartazes com letras maiores. Isso além de ser um diferencial competitivo, enquadra-se como uma ação de cidadania.
Facilidade de uso: cada vez mais, os clientes exigem que produtos sejam descomplicados, tenham muitas funcionalidades, porém de fácil assimilação e manuseio. Steve Jobs foi o primeiro a perceber isso quando lançou o Ipod. Outro produto que seguiu esse destino foram os controles remotos, que deixaram de ter o tamanho de uma espada. Mas, caso você realmente necessite vender produtos sofisticados, então é primordial que os seus vendedores sejam treinados para apresentes os produtos didaticamente e, assim, ampliar a retenção da informação pelo consumidor.
Garantia da frequência e abastecimento: uma vez que os produtos ou serviços são adquiridos, eles precisam ser garantidos pelas organizações. A empresa não pode, em hipótese alguma, deixar faltar seus principais produtos no estoque. Certa vez recebi um folheto promocional com alguns itens que me interessaram bastante, porém, quando fui visitar a loja para comprá-los, adivinha?
Direito a suporte: as pessoas buscam não só utilizar os produtos e serviços de maneira regular, como procuram também um nível de suporte para o caso de algum problema ocorrer. É impressionante como muitos e-commerces simplesmente escondem o número de sua central de atendimento ou mesmo email para contato. A substituição de humanos por opções automáticas no Call Center, comumente utilizada por grandes empresas devido a alta procura, deve ser algo evitado a todo custo pela pequena empresa.
Prontidão da empresa: Significa a inclinação para agir, tal qual aquela posição que os atletas tomam nas raias de competição antes que o sinal de largada seja disparado. Você já passou pela situação de entrar num escritório de uma grande empresa, procurando por uma pessoa e ficar perdido, pois ninguém se preocupou em pegá-lo na recepção e conduzi-lo pelo andar até a sala de reunião? Enquanto você transitava sozinho, os funcionários olhavam para você como um corpo estranho, mas não tinham coragem de abordá-lo para oferecer ajuda. Eles não estavam imbuídos de prontidão.
Importância e atenção: mais da metade dos clientes que migram para a concorrência o faz por conta de problemas ocorridos no atendimento, dentre eles, destaca-se a falta de atenção. Pense por exemplo naquele cliente que possui uma assinatura de TV e que paga regularmente a sua conta há cinco anos, via débito em conta corrente. Um belo dia, seu banco comete um erro e o descadastra do serviço, sem avisá-lo. Sabe o que acontece? A empresa de TV por assinatura remete, quase imediatamente, uma carta de cobrança educada, porém, lembrando-o das consequências da inadimplência. Poderia ser diferente? Claro que sim. A empresa poderia avisar ao banco que ficaria feliz em reparar o dano a tempo. O gerente, que causou o problema, ligaria para o cliente dizendo o ocorrido, combinando uma forma de resolver. A TV por assinatura poderia surpreender ainda mais não cobrando multa pelo atraso, já que seu cliente não foi o causador do problema.
Se as seis exigências dos consumidores forem supridas por sua empresa, com alto nível de serviço, processos, sistemas e pessoas preparadas, certamente vocês estão rumando para a gestão do relacionamento com cliente profissionalizada, inexoravelmente.
Facilidade de uso: cada vez mais, os clientes exigem que produtos sejam descomplicados, tenham muitas funcionalidades, porém de fácil assimilação e manuseio.
Novidades
-
• Sped e arquivos XML – Dicas para o cruzamento das informações
As receitas estadual e federal estão cada vez mais informatizadas, e detém de tecnologia de alta qualidade para fazer o cruzamento das informações dos contribuintes.
• Reforma prevê novos tipos de jornada de trabalho; saiba quais são eles
Proposta de reforma da CLT traz mudanças em relação às jornadas de trabalho, como o teletrabalho e mudanças no regime de tempo parcial. “Inovação” é a regulamentação da jornada intermitente
• Governo pretende simplificar o PIS/Cofins
No governo federal há uma certeza: com ou sem reforma tributária, haverá mudanças nos regimes do PIS e da Cofins. De acordo com o assessor especial da Presidência da República, Gastão Alves de Toledo, a ideia, nesse primeiro momento, é uniformizar
• Você pode declarar IR 2017 sem que esteja obrigado e ganhar 100% de restituição do imposto retido no ano.
Se você teve Imposto de Renda Retido durante o ano de 2016, poderá receber até 100% do valor, quer saber mais como funciona?
• Denúncias contra empresas que não pagaram FGTS crescem 43%
Irregularidades podem ser denunciadas mesmo após desligamento da empresa
• RFB inicia um movimento de Fiscalização Conjunta
A Receita Federal, em conjunto com as Secretarias de Fazenda dos Estados está iniciando nesta semana os procedimentos de fiscalização junto a contribuintes optantes do Simples Nacional, que não efetuaram a autorregularização das divergências.
• Cidadão deve ter acesso às notas fiscais de compras públicas
A orientação é resultado de demanda registrada na Ouvidoria do Estado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) para que o Governo de Mato Grosso disponibilize acesso às notas fiscais de compras públicas realizadas a partir de 01/01/2012.
• Terceirização gera dúvidas e medo no trabalhador - Folha de Londrina
Muito tem se falado a respeito da terceirização da mão de obra desde o último dia 22, quando a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que autoriza o trabalho terceirizado para qualquer tipo de atividade.
• Sequestro de dados: uma ameaça aos escritórios contábeis
Imagine você chegando no seu escritório para trabalhar. Como é início de mês, tem de finalizar as importações, começar a gerar as guias e transmitir as obrigações do período, pois os clientes já estão cobrando.
• Supremo decide excluir o ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins
O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu que o governo federal não pode incluir o ICMS na base de cálculo das contribuições para o Programa de Integração Social e para a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.