Banner
Notícias
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou, em nota, que a implantação da nova plataforma de cobrança dos boletos bancários, que estava prevista para valer a partir de março, foi prorrogada e terá início a partir de julho.
“As instituições optaram por postergar a primeira onda de validações de boletos a fim de garantir que o sistema já esteja integrado e sendo alimentado pelas plataformas de todos os bancos”, diz a entidade.
Pelo novo modelo, boletos bancários que tenham passado da data de vencimento poderão ser pagos em qualquer banco.
A medida será implantada de forma escalonada e começará com os boletos de valor igual ou acima de R$ 50 mil, a partir do dia 10 de julho. Em dezembro de 2017, a mudança será estendida para boletos de qualquer valor, seguindo o cronograma divulgado pela Febraban.
A ação será possível devido a um novo sistema de liquidação e compensação para os boletos bancários criado pela federação em parceria com a rede bancária.
O novo mecanismo deve reduzir as inconsistências de dados, evitar pagamento em duplicidade e permitir a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos e coibindo fraudes.
Segundo a Febraban, anualmente no Brasil são pagos cerca de 3,5 bilhões de boletos bancários de venda de produtos ou serviços.
Todas as informações que obrigatoriamente devem constar no boleto (CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, nome e número do CPF ou CNPJ do pagador) vão continuar, além da permanência de um código de barras.
Quando o consumidor, seja pessoa física ou empresa, fizer o pagamento de um boleto vencido, será feita uma consulta ao novo sistema para checar as informações.
“Se os dados do boleto que estiver sendo pago coincidirem com aqueles que constam no sistema, a operação é validada.
Se houver divergência de informações, o pagamento não será autorizado e o consumidor poderá fazer o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, uma vez que essa instituição terá condições de fazer as checagens necessárias”, informou a Federação Brasileira de Bancos.
Anteriormente prevista para entrar em operação em março, a nova plataforma que interligará a base de dados dos bancos só entrará em operação em julho
Dicas
-
• Empreendedorismo: A importância da contabilidade
O profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
• Cuidados na contratação de temporários para o final de ano
É preciso observar o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho em relação a contratações temporárias para evitar autuações da Justiça do Trabalho
• Cinco passos para se planejar para 2015
O cenário atual mostra a economia com números não muito favoráveis, o que torna ainda mais essencial o planejamento dos negócios para os próximos meses
• Inconsciente comanda nossas decisões, mostram pesquisas
Subliminar é o termo para qualificar ações, informações e sentimentos que ocorrem abaixo do limite da consciência e é também o título do novo livro do físico americano Leonard Mlodinow.
• Comunicação: prioridade a todo tipo de organização
A publicidade certa para pequenas, médias e grandes empresas
• Como falar sobre assuntos delicados no ambiente de trabalho
Saber dialogar é um dos requisitos para que você tenha sucesso na sua carreira, sobretudo quando o tema em pauta é controverso. Conheça algumas dicas para se sair bem nessas situações
• Opinião do funcionário pode ajudar no planejamento estratégico da empresa
Ações de engajamento e feedback costumam fazer a diferença na hora de traçar metas futuras. A participação dos colaboradores deve aumentar o comprometimento da equipe, diz especialista
• Informação: o primeiro passo para as grandes decisões
Por que nossos gestores ainda se informam tão pouco antes de escolherem os rumos a ser tomados?
Francisca Paris • Perfeccionismo ou excelência? Se o desejo de melhorar é certamente positivo, se levado à exasperação e ao extremo, prejudica o profissional e se torna negativo • Atendimento mágico - como surpreender e encantar o cliente Uma das principais atitudes do empreendedor de sucesso é atrair, reter e encantar seus clientes, internos e externos