Banner
Notícias
A contribuição sindical é uma das receitas que alimentam o nosso sistema sindical. Ela é obrigatória a todos trabalhadores que integram determinada categoria econômica ou profissional, independente de serem sindicalizados ou não, e também aos profissionais liberais. No caso de empregados, é descontado um dia de salário no mês de março de cada ano.
Essas previsões se encontram na CLT de forma bem minuciosa e têm o respaldo da Constituição Federal.
Além da contribuição sindical, existem ainda as contribuições associativas: a contribuição confederativa, a contribuição assistencial e a mensalidade dos associados, que só podem ser descontadas dos sócios da entidade sindical.
É comum acontecer de todas essas contribuições serem descontadas automaticamente na folha de pagamento de todos os trabalhadores de determinada categoria, quando há previsão na convenção coletiva para tal.
Contudo, o TST já se manifestou que tais disposições são ilegais e que deve haver a possibilidade de quem não é sindicalizado se opor aos descontos, por meio da “carta de oposição”.
A carta de oposição deve ser entregue no sindicato (em pelo menos 2 vias, para que o empregado fique com uma carimbada e assinada), dentro do prazo estipulado na própria convenção coletiva, solicitando que não se proceda aos descontos. Uma cópia do protocolo deverá ser entregue na empresa para registro e arquivo.
Vale ficar atento à data do dissídio da sua categoria, pois em geral, o período para se opor aos descontos é bem curto, em torno de 10 a 15 dias da assinatura da convenção coletiva.
No caso dos advogados, uma vez que há o recolhimento para a OAB, não é necessário o recolhimento ao sindicato da categoria. Contudo, essa regra não é aplicável aos demais trabalhadores organizados por meio de legislação específica, como odontólogos e engenheiros.
Ou seja, ainda que a pessoa pague anuidade da sua entidade de classe, deverá também ter descontado um dia de trabalho por conta da contribuição sindical. Cabe, entretanto, carta de oposição quanto às contribuições associativas (confederativa, assistencial e mensalidade).
Há um jeito para quem não é sindicalizado conseguir barrar alguns dos descontos na folha de pagamento, segundo explica advogado
Dicas
-
• Conflitos são inevitáveis. Aprenda a desarmá-los
Gerenciar conflitos é uma das principais tarefas de um líder. O consultor Karim Khoury mostra como esta habilidade pode ser aprendida e aplicada
• Apps para produtividade. Não perca tempo!
Empreender pode parecer algo descolado. O empreendedor é aquele sujeito explorador, que está a frente de seu tempo e pode transformar uma visão inovadora em um negócio rentável e divertido
• Sorriso, postura e soluções: 5 jeitos de impressionar o chefe em 30 seg
A correria do dia a dia e em meio ao turbilhão de tarefas, pode ser difícil estabelecer uma relação com o chefe e chamar sua atenção.
• 3 cursos e especializações para turbinar sua carreira de contabilidade
Por muito tempo, os profissionais de contabilidade foram limitados a fazer apenas as análises financeiras das empresas, ficando sob sua responsabilidade todos os registros contábeis.
• Sucesso: você tem disposição para pagar o preço?
Quando você plantou a árvore que te dá sombra hoje?
• TRABALHO, FELICIDADE E RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Você já notou como a linha divisória que separa a vida profissional da vida pessoal, familiar e tantas outras ‘facetas’ está cada vez mais tênue?
• O péssimo hábito da procrastinação
Quando é que você pretende se tornar mais organizado e mudar a sua vida para a melhor? Como se livrar do triste hábito da procrastinação? Mude seus hábitos e mude sua vida
• Feirão Limpa Nome oferece desconto de até 95% em dívidas
Evento ficará aberto até o dia 14 deste mês; empresas como Itaú, Vivo, Leader Card e Pernambucanas estão participando
• 4 lições do pôquer para ser um empreendedor super produtivo
Se empreender já não é uma tarefa fácil, apresentar também uma alta performance todos os dias parece uma missão impossível: como avaliar o próprio desempenho, diante de tanto estresse diário?
• Estas 7 atitudes podem decretar o seu fracasso profissional
Queda: muitos profissionais não percebem que seu comportamento é prejudicial para a carreira