Banner
Notícias
Empreendedores são pessoas criativas, que enxergam o mundo de um jeito totalmente próprio. E obcecados por hábitos. Afinal de contas, vem daí a capacidade de tocar mil projetos ao mesmo tempo, de preferência sempre otimizando o tempo ao máximo.
O hábito mais importante de todos? Ter uma rotina pela manhã. É o que defende a empreendedora Serenity Gibbons, em artigo publicado na revista Entrepreneur.
Leia mais sobre Empreendedorismo na Gazeta do Povo
Ter hábitos matutinos, e se manter fiel a eles, é uma ótima maneira de se manter saudável e produto. E de estar preparado para lidar com qualquer situação árdua que encontre pelo caminho.
1. Já esteja (super) acordado
Estar acordadíssimo antes da 7h da manhã é ganhar tempo. Para dar uma lida nas notícias, exercitar-se, organizar seus pensamentos... e impede que você saia correndo de casa sem ter se organizado direito.
Acordar cedo significa também que chega de apertar o “soneca” do celular por vezes intermináveis. E que você tem que se programar para dormir cedo, para ter horas de sono o suficiente (de sete a nove horas, de preferência).
Empreendedores desbravam o exterior e fazem dinheiro “lá fora”
Ter horas de sono o suficiente é tão importante quanto acordar cedo. É isso que vai te garantir boa sáude, memória, humor, produtividade e capacidade de aprendizado.
Nas palavras do empreendedor Richard Branson, fundador do bilionário grupo Virgin, da indústria do entretenimento:
“Eu sempre acordei cedo. Seja para me exercitar ou só para ter tempo de pensar no panorama do dia... acordar cedo é um hábito, e você precisa se esforçar bastante para mantê-lo. Nesses 50 anos no mundo dos negócios eu aprendi que se eu levanto cedo eu conquisto muito mais coisas no meu dia. Por consequência, conquisto mais na vida”.
2. Nada de telefone
Parece meio sem sentido, mas existem bons motivos para você deixar de lado aquele costume de começar o dia checando todas as notificações do smartphone. Para começo de conversa, o barulho e as luzes das notificações podem atrapalhar seu sono, se o aparelho ficar por perto a noite toda.
Como vigiar os concorrentes e usar isso para fazer o negócio crescer
Além disso, abrir o email ou a rede social logo cedo pode ser ótimo para irritar você. Além de desviar a atenção daquelas que são, realmente, as suas prioridades pessoais. Ao invés de traçar uma meta e um planejamento para o dia, você perde tempo respondendo um email ou comentário malcriado de um cliente. Não é uma forma gostosa de começar o dia.
3. Exercícios físicos ou meditação
Vá correr, pular corda, fazer yoga ou pilates. O que preferir. O importante é que tanto a prática de exercícios físicos quanto a medicação de maneira regular são belas formas de reduzir stress, aumentar a energia e a felicidade, melhorar o sono e o sistema imunológico. Ou seja: um monte de coisas boas para a sua saúde. E uma bela forma de não ficar doente.
Chef fatura R$ 1 milhão em loja de 12 metros quadrados.Qual o segredo?
São conselhos que valem para todo mundo. Para os empreendedores, uma dica a mais: aproveite a dose de concentração exigida nesses exercícios para pensar nas suas metas diárias e em como inovar.
4. Comida saudável
Mais uma dica clássica e que vale para todo mundo. Mas vamos lá, não custa lembrar: o café da manhã é a refeição mais importante do dia, e ingerir comidas saudáveis pode fazer toda a diferença em fazer você se sentir bem.
Carboidratos saudáveis (nada de pizza), ovos, castanhas, frutas, vegetais, leite de amêndoas. Tem muita opção para fazer uma refeição saudável e gostosa logo cedo, e não enfrentar o dia de estômago vazio.
Saúde e bem-estar: conheça cinco ideias do segmento de franquias que mais cresce no Brasil
A dica de Travis Bradberry, autor de best-sellers sobre inteligência emocional, é a água com limão espremido. É uma alternativa boa principalmente para os loucos por energético. “Beber assim que você acorda dá uma energia extra, e de forma natural, além de aumentar a absorção de nutrientes, fazendo com que a sua energia dure mais tempo. Depois de tomar um copo, aguarde de 15 a 30 minutos para comer”.
5. Ânimo!
Parece que o mundo fez um verdadeiro complô para te impedir de acordar, de vez em quando. É tudo ao mesmo tempo: frio, manhã chuvosa, você sabe que o trânsito vai estar catastrófico, e que no momento em que tirar o pé da cama vai ter milhões de coisas para resolver.
Não deixe isso te atingir. Empreendedores de sucesso são aqueles que encaram o dia com ânimo já pela manhã.
Varejo: 5 tendências para vender melhor e manter seu negócio vivo
O que não é fácil, né? Então algumas dicas: ler livros inspiradores, memorizar frases motivacionais, comece trabalhando por um projeto que te apaixone, escreva alguns pensamentos em um diário (ou blog). Por fim, separe alguns minutos para se colocar no “mindset” ideal, antes de encarar o dia.
Se nada disso der certo, tire cinco minutos para escrever num papel algumas coisas pelas quais você é agradecido. A dica é do autor Tim Ferriss, do “Trabalhe Quatro Horas por Semana”.
6. Estabeleça metas. E prioridades.
Estabeleça as metas da semana toda segunda-feira. Comece os dias seguintes escrevendo num papel quais as suas metas e prioridades para as próximas 24 horas. Como você vai chegar lá é uma coisa que leva um pouco mais de tempo, é algo que pode ser pensado durante o banho, a corrida matinal, a meditação.
Quer inovar por cem anos? Olhe menos para o “café” e mais para a “cozinha”
Quando o dia começa é uma corrida contra o tempo para riscar todas as tarefas da lista. Uma boa forma de começar é pela tarefa mais difícil de todas. Procrastinar e só fazer as coisas fáceis não adianta muito, pois só adia os pepinos para o dia seguinte. Resolva logo esse problema para conseguir avançar com suas tarefas!
7. Partiu negócios
Enfim, 7h da manhã está chegando e você já venceu toda a lista. É hora de partir para os negócios! Pegue o telefone, resolve seus e-mails, dê um pulinho nas suas redes sociais, leia as notícias do mercado (do seu e de alguns outros).
Então revise como estão suas metas diárias, mensais e anuais. Até porque os números são bons amigos na hora de definir uma lista de prioridades. Faça isso tudo antes de chegar no escritório.
E aí é só começar o dia!
O hábito mais importante de todos? Ter uma rotina pela manhã. É o que defende a empreendedora Serenity Gibbons, em artigo publicado na revista Entrepreneur
Dicas
-
• 10 dicas simples para superar o medo de falar em público
Falar em público é uma tortura para muitos, mesmo na empresa quando você conhece praticamente todo mundo e algum diretor lhe pergunta algo, parece que o mundo vai acabar, as mãos começam a suar e tremer, a voz falha e conteúdo desaparece da mente, se isso já aconteceu com você veja 10 dicas para você superar o medo de falar em público.
• 24 DICAS PARA SER FELIZ
Roberto Shinyashiki e as suas dicas levam-nos a refletir na nossa vida e a descobrir como ser feliz, dando alguns conselhos que podem realmente mudar a forma como vemos e somos vistos pelo mundo que nos rodeia. Abra a sua mente e leia atentamente as sábias palavras de Roberto Shinyashiki, aceite a mudança, faça parte da mudança, alcance a verdadeira felicidade com simples e pequenos passos.
• A importância de ser grato
Ser grato é sinal de boa educação.
• Beneficiários têm até 29 de dezembro para sacar PIS/Pasep
O valor do benefício ao trabalhador é de um salário mínimo. Ministério do Trabalho pede atenção para não perder a data limite para o saque
• Medidas destravam microcrédito para pequenos negócios
Empresas com faturamento de até R$ 300 milhões poderão refinanciar parcelas atrasadas e a vencer com recursos do BNDES
• Somos ilimitados: não deixe a mente te convencer do contrário
Nada é impossível, mesmo que pareça. Minha experiência, no dia 02 de dezembro de 2016, com Alphonse Voigt, me fez ter ainda mais certeza disso
• 12 LEIS DA GRATIDÃO POUCO CONHECIDAS (QUE VÃO MUDAR SUA VIDA)
Pelo o que você é grato hoje? Como a gratidão afeta a sua vida?
• 5 dicas para terminar o ano com as contas da empresa no azul
Com 13º e férias, o fim do ano é uma época complicada para muitos empreendedores. Mas não é impossível fechar 2016 no azul. Veja essas dicas:
• 7 frases que devem ser evitadas no trabalho para melhorar a comunicação
Especialistas em desenvolvimento pessoal listam 7 frases negativas que deixam o ambiente profissional pesado e explicam como melhorar a comunicação e deixar o clima mais leve
• 20 dicas para o sucesso (e mude seu modo de ver as coisas)
Atingir o sucesso pode não ser um sonho distante, mas há um caminho a ser percorrido para que isso aconteça. Veja 20 dicas para o sucesso (pessoal e profissional)!