Banner
Notícias
Os bancos terão de disponibilizar um canal para que seus funcionários, colaboradores, clientes e fornecedores possam comunicar indícios de práticas ilícitas nas instituições.
A determinação está em resolução aprovada nesta quinta-feira, 27/04, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O prazo para a implementação da diretriz é de 90 dias.
Segundo o Banco Central (BC), a norma incorpora às regras vigentes os princípios estabelecidos pelo Comitê de Basileia, uma organização internacional que congrega autoridades de supervisão bancária com o objetivo de fortalecer o sistema financeiro.
"Hoje você já tem estrutura, já tem a ouvidoria. O que acontece aqui é um aprimoramento. Em vez de ficar em diversos canais, a norma estabelece a criação de um canal único para comunicação de eventuais ilicitudes", explicou Silvia Marques, chefe do Departamento de Regulação do BC.
"A instituição tem que deixar claro que aquele é o canal. Uma vez que a instituição receba a comunicação de ilicitude, ela vai preparar um relatório, que ficará à disposição do BC", acrescentou.
As denúncias poderão ser feitas por funcionários, colaboradores, clientes e fornecedores
Dicas
-
• Como liderar equipes de gerações diferentes?
Especialista defende que colaboradores que têm idades diferentes podem trabalhar em sinergia
• Oito dicas para melhorar a colaboração nas empresas
Faço parte daqueles que têm uma forte sensação de que os modelos de gestão estão ficando obsoletos e que são necessárias novas formas de atuar, porém com a desconfortável consciência de que não sabem exatamente como.
• Sucesso na Vida Profissional com Coaching
Ter sucesso na vida profissional é meta de basicamente todo mundo, aliás, todos querem ter uma carreira longa, saudável, produtiva e que lhe renda uma vida confortável.
• Faça um esforço, para ser melhor, a cada dia
Ser melhor a cada dia é evoluir no caminho do bem. O ser humano precisa reencontrar a paz interior para poder viver melhor.
• Dono da Felicidade
Equilibrio faz com que as coisas fluam naturalmente!!
• Menos carisma, mais liderança
Existem pontos críticos envolvidos no exercício da liderança e para vê-los é preciso olhar além da liderança carismática
• Conheça as seis fases do fracasso e sua importância para o sucesso
O sucesso e o fracasso podem parecer duas coisas completamente distintas para você. Mas para mim, não. Ele mostra que os dois estão interligados e que é praticamente impossível obter a vitória sem nunca ter fracassado.
• Pesquisas imprescindíveis para sua empresa em 2016
Com essas informações, é mais fácil tomar decisões com segurança e assertividade
• Marketing pessoal no trabalho (ou: Como não ser demitido no meio da crise)
Demonstrar seus conhecimentos, habilidades e atitudes é tão importante quanto cumprir seu papel no dia a dia, afirma especialista
• O atendimento da sua loja realmente encanta seus clientes?
Com a concorrência acirrada e a crise apertando cada vez mais o bolso dos consumidores, oferecer um bom atendimento já não é sinônimo de diferencial, mas um item básico para a sobrevivência de qualquer negócio