Banner
Notícias
Os bancos terão de disponibilizar um canal para que seus funcionários, colaboradores, clientes e fornecedores possam comunicar indícios de práticas ilícitas nas instituições.
A determinação está em resolução aprovada nesta quinta-feira, 27/04, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O prazo para a implementação da diretriz é de 90 dias.
Segundo o Banco Central (BC), a norma incorpora às regras vigentes os princípios estabelecidos pelo Comitê de Basileia, uma organização internacional que congrega autoridades de supervisão bancária com o objetivo de fortalecer o sistema financeiro.
"Hoje você já tem estrutura, já tem a ouvidoria. O que acontece aqui é um aprimoramento. Em vez de ficar em diversos canais, a norma estabelece a criação de um canal único para comunicação de eventuais ilicitudes", explicou Silvia Marques, chefe do Departamento de Regulação do BC.
"A instituição tem que deixar claro que aquele é o canal. Uma vez que a instituição receba a comunicação de ilicitude, ela vai preparar um relatório, que ficará à disposição do BC", acrescentou.
As denúncias poderão ser feitas por funcionários, colaboradores, clientes e fornecedores
Dicas
-
• Orçamento financeiro - priorize os sonhos e não a crise!
Temos que ter um comportamento novo.
• 5 hábitos de executivos para garantir a produtividade
Saiba como funciona a rotina de profissionais de sucesso, e como deixar o seu trabalho mais produtivo e menos estressante
• 5 dicas para seu negócio ser bem sucedido nos marketplaces
Veja cinco pontos essenciais a serem avaliados no desenvolvimento da sua estratégia para marketplace
• 5 principais características de um empreendedor de sucesso
Veja algumas habilidades comportamentais indispensáveis para quem quer empreender.
• O pulo do gato, no entanto, é que já há algum tempo quem opta por investir na caderneta acaba perdendo dinheiro.
O pulo do gato, no entanto, é que já há algum tempo quem opta por investir na caderneta acaba perdendo dinheiro.
• 6 dicas para melhorar a gestão das suas contas a receber
Assuma o controle das contas a receber da sua empresa com estas dicas relevantes que reunimos para você !
• Rapport: sintonize-se com seu cliente Explicação do conceito de Rapport e pontos a serem trabalhados em um primeiro contato • Quando e por que recorrer ao coaching?Quando e por que recorrer ao coaching? Coach: jovens em formação até gestores e empreendedores podem ser aconselhados • Quer investir, mas tem pouco dinheiro? Uma das perguntas que ouço com maior frequência nos meus cursos e palestras é : “Eu tenho pouco dinheiro, como vou ganhar dinheiro investindo?” • Inovação em tempos de crise Algumas dicas podem ajudar a acelerar os resultados da inovação em tempos de incerteza econômica