Banner
Notícias
Os bancos terão de disponibilizar um canal para que seus funcionários, colaboradores, clientes e fornecedores possam comunicar indícios de práticas ilícitas nas instituições.
A determinação está em resolução aprovada nesta quinta-feira, 27/04, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O prazo para a implementação da diretriz é de 90 dias.
Segundo o Banco Central (BC), a norma incorpora às regras vigentes os princípios estabelecidos pelo Comitê de Basileia, uma organização internacional que congrega autoridades de supervisão bancária com o objetivo de fortalecer o sistema financeiro.
"Hoje você já tem estrutura, já tem a ouvidoria. O que acontece aqui é um aprimoramento. Em vez de ficar em diversos canais, a norma estabelece a criação de um canal único para comunicação de eventuais ilicitudes", explicou Silvia Marques, chefe do Departamento de Regulação do BC.
"A instituição tem que deixar claro que aquele é o canal. Uma vez que a instituição receba a comunicação de ilicitude, ela vai preparar um relatório, que ficará à disposição do BC", acrescentou.
As denúncias poderão ser feitas por funcionários, colaboradores, clientes e fornecedores
Dicas
-
• Mapeamento comportamental ajuda líderes a melhorar desempenho de equipes
Colocar a pessoa certa no lugar certo é a maneira mais assertiva de conseguir um ambiente de trabalho produtivo e motivado
• Como conciliar empresa familiar e desenvolvimento profissional
Como conciliar empresa familiar e desenvolvimento profissional
• Supere os cinco desafios de todo empresário no mundo dos negócios
Consultor fala sobre como vencer os principais problemas para quem empreende; confira
• Tédio no trabalho? Romantize os negócios
No livro "The Business Romantic", o consultor de marketing Tim Leberecht propõe reavivar as emoções dos primeiros dias de uma empresa para reencontrar a plenitude da vida
• Visão sistêmica é importante para todos
Neste artigo, desenvolvemos nossas percepções do conceito, significado e importância da competência visão sistêmica para uma prática de gestão eficaz
• Uma dor de cabeça chamada inflação
O governo federal definiu como centro da meta de inflação o índice, de 4,5% ao ano, mas nos últimos meses o IPCA disparou
• Mudanças no Marketing e Publicidade atraem e fidelizam clientes
Milhares de consumidores tiveram seu poder de compra elevado nos últimos anos, e de olho neles, as empresas inovaram em estratégias para atrair e fidelizar
• Novo Código de Processo Civil deve acelerar processos e estimular conciliação
O novo regulamento também prevê que os tribunais tomem uma só decisão para demandas iguais
• Planejamento sucessório: Holding familiar gera economia tributária
Mesmo com a obrigação do pagamento de todos esses valores, a opção de holding torna-se extremamente vantajosa em relação à opção de abertura de inventário.
• Home office traça novos caminhos para o mercado
Conceito de trabalhar em casa ou de qualquer outro lugar por meio das ferramentas tecnológicas vem crescendo aos poucos no País, mas já é tido como uma tendência