Banner
Notícias
Os bancos terão de disponibilizar um canal para que seus funcionários, colaboradores, clientes e fornecedores possam comunicar indícios de práticas ilícitas nas instituições.
A determinação está em resolução aprovada nesta quinta-feira, 27/04, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O prazo para a implementação da diretriz é de 90 dias.
Segundo o Banco Central (BC), a norma incorpora às regras vigentes os princípios estabelecidos pelo Comitê de Basileia, uma organização internacional que congrega autoridades de supervisão bancária com o objetivo de fortalecer o sistema financeiro.
"Hoje você já tem estrutura, já tem a ouvidoria. O que acontece aqui é um aprimoramento. Em vez de ficar em diversos canais, a norma estabelece a criação de um canal único para comunicação de eventuais ilicitudes", explicou Silvia Marques, chefe do Departamento de Regulação do BC.
"A instituição tem que deixar claro que aquele é o canal. Uma vez que a instituição receba a comunicação de ilicitude, ela vai preparar um relatório, que ficará à disposição do BC", acrescentou.
As denúncias poderão ser feitas por funcionários, colaboradores, clientes e fornecedores
Dicas
-
• Procurando serviços de Coach?
Cuidado!
• Saiba administrar o estresse com 4 técnicas de coaching
por Villela da Mata
• O que é flow?
Você já parou para pensar sobre os seus verdadeiros talentos?
O que te leva ao chamado Estado de Flow? • Quando a liderança Inspira? por Harvard Business Review Brasil • Líder Coach, eu? Torne-se um líder coach e veja os resultados de seus negócios alavancarem • Psicologia positiva Psicologia Positiva defende o desenvolvimento das virtudes para promover a saúde e bem-estar de indivíduos e corporações – Por Daniela Levy • Veja os conselhos de Warren Buffett para jovens profissionais O CEO da Berkshire Hathaway respondeu à perguntas e compartilhou suas experiências com jovens • Como construir uma boa imagem profissional nas redes sociais por Equipe IBC • Liderar é decidir O que aprender com os acertos (e os erros) de quem faz a história dos negócios, segundo dois dos maiores especialistas mundiais • O Líder Carismático por Instituto Brasileiro de Coaching