Banner
Notícias

A gestão financeira eficiente requer um controle bem feito das contas. Não é à toa que, nas empresas, elas têm setores específicos para cada tipo: contas a pagar e contas a receber. Na vida pessoal também é assim. Somente controlando de perto as contas é possível ter uma visão clara sobre a nossa vida financeira. Pra descomplicar, elencamos cinco hábitos, atitudes simples, que você pode adotar no seu dia a dia hoje mesmo:
1. Anotar TODAS as despesas
Pode parecer simples, mas você ficaria surpreso ao ver a quantidade de dinheiro que é escoado com aquelas pequenas comprinhas diárias. Além de ter um controle preciso do destino do seu dinheiro, anotar todas as despesas te dá mais segurança, pois você pode consultar um gasto sempre que necessário.
2. Separar as contas por categorias
Depois que você começou a se habituar com a anotação de todas as suas contas, é hora de dar o próximo passo: categorizá-las. O quanto das suas despesas vai para pagamentos fixos? O quanto é gasto com alimentação? E lazer? Ter essas respostas vai ajudá-lo a ter mais clareza sobre o seu perfil de consumo.
3. Usar a tecnologia em seu favor
Tanto as anotações quanto a separação das contas por categorias podem ser feitas de maneira simples por meio de aplicativos específicos, muitos dos quais disponíveis gratuitamente. Uma dica é habilitar as notificações por SMS para compras com cartões de crédito ou débito, um serviço que é bastante comum.
4. Planejar antes da próxima compra
Para compras que não sejam de necessidade básica, a recomendação é esperar 30 dias antes de efetivá-las. Neste período, avalie os benefícios que aquela compra trará e, se a decisão for sim, prefira o pagamento à vista, desde que você não tenha outras dívidas a pagar, que devem ser a prioridade das suas contas.
5. Mudar a rotina
Nenhuma transformação é possível sem que haja mudança de rotina por quem se propõe a adotar um novo hábito. No início, vale colocar alertas no celular, anotações na mesa de trabalho ou mesmo reservar um horário fixo para se dedicar à gestão financeira diária. Essa disciplina é fundamental para o resultado.
Toda grande transformação se inicia com pequenas mudanças. Na sua vida financeira, não é diferente.
Dicas
-
• 7 perguntas para se fazer antes de pedir demissão porque discorda da empresa
Não tome decisões no calor da situação e reflita se levantar pontos contrários não faz parte da sua função.
• Parábola da demissão da formiga desmotivada:
Motivação é a chave para bons desempenhos.
• 11 sinais de que você será rico
Se você ainda não segue essas recomendações, essas dicas que vão te colocar no caminho certo
• Cuidado com os “dedos-duros” do Imposto de Renda, eles podem te prender na malha fina
Planos de saúde, empregadores e bancos também fornecem dados à Receita, que cruza as informações para descobrir omissões e fraudes no IR
• 'Depois da Pandemia': os impactos positivos e negativos do coronavírus no agronegócio brasileiro
Em conversa com o Head Comercial e de Gestão de Recursos da Órama, editor da revista Globo Rural avalia o cenário do campo, o recorde nas exportações e as oportunidades de crédito para os pequenos produtores
• MP 944/20: Como a medida pode auxiliar as empresas durante a crise?
A MP 944 disponibiliza linhas de crédito especiais para as empresas no período de crise econômica; Saiba como funciona.
• Principal sinal de inteligência em uma pessoa segundo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo
Esse é o principal sinal de inteligência em alguém, segundo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo
• 20 dicas para sobreviver a CRISE
Dicas para sobreviver a crise
• Após quase fechar, loja de roupas começa a vender tudo a R$ 20 e fatura R$ 5 milhões
Fundada em 2015, a Barato Express trabalha com roupas femininas, masculinas e infantis
• Barroso cassa decisão que autorizava desconto em folha de contribuição sindical
Ministro Barroso entende ser "inerente ao novo regime das contribuições sindicais a autorização prévia do sujeito passivo".