Banner
Notícias
A caixa preta de um avião somente é aberta para ver o que tem dentro, após um grave acidente aéreo, por exemplo. Sob a ótica do SPED, os responsáveis pela caixa também abrirão ou terão a curiosidade de abri-la após uma grave penalidade fiscal, ou seja, só saberão que tipo de informação estão enviando ao fisco se abrirem os arquivos digitais.
Nesses anos que tenho feito essas validações (compliance) nos referidos arquivos fiscais das empresas (EFD, ECD, ECF, etc.), construí um histórico de erros graves que passam despercebidos por quem está confeccionando essa informação, tampouco o Programa Validador da Receita identifica neste primeiro momento da validação.
Abaixo vou citar alguns dos erros que mais visualizei por ai:
NCM não existente ou inválido;
CST ICMS incoerente com o CFOP;
Valor da mercadoria da EFD ICMS/IPI diferente da EFD PIS/COFINS;
Falta de informações das operações com cartão de crédito e débito;
Ausência das informações complementares de interesse do fisco;
Duplicidade de itens no estoque com a mesma descrição e códigos diferentes;
Valor da receita da ECD diferente da EFD;
Base de cálculo x alíquota que não fecham;
Falta de registro das receitas financeiras; e
Diversos outros erros causados por falha de ERP.
Se o PVA não identifica essas falhas, de quem é a responsabilidade por qualificar essas obrigações fiscais da empresa? Do contador? Empresário? ou do Administrador do sistema?
Provavelmente o empresário tem certeza que a responsabilidade é do contador. Mas quem gera as informações não é o sistema?! E quem assina o arquivo não é também o empresário?! Esta é uma grande questão polêmica sobre o assunto. Particularmente, penso que a responsabilidade é de todos!
Contudo, enquanto este assunto não se define, a caixa preta não é aberta e as empresas continuam enviando informações ao fisco sem saber o que há dentro, e com risco que um “acidente aéreo aconteça.”
Nas apresentações sobre Compliance Fiscal em SPED, costumo dizer que as informações (arquivos digitais) enviadas ao fisco estão contidas em uma caixa preta. Mas porque caixa preta?
Dicas
-
• 3 dicas para ser mais relevante
Ser uma pessoa relevante significa ter um diferencial para o mercado de trabalho. Por isso, confira 3 dicas para ser um profissional mais relevante
• Atendimento ao cliente: muito além do telefone
Já é indiscutível a tendência de crescimento da utilização de canais digitais na comunicação entre pessoas. Do uso vertiginosamente crescente de redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas ao número cada vez maior de brasileiros
• 8 dicas para ser mais eficiente no trabalho
Veja algumas dicas para estar em controle do seu cérebro e, assim, melhorar seu desempenho no escritório
• Auto estima e Astral 7 dicas úteis para melhorar
Quem não teve um dia mau na vida? Mesmo semanas ou meses? Todas as pessoas – sem exceção – têm fases na sua vida em que se sentem em baixo. Isso é perfeitamente normal, os altos e baixos fazem parte das nossas características como seres humanos.
• 3 estratégias para manter sua equipe motivada (de graça)
O que mantém uma equipe motivada?
• Empresas atraem talentos. Os chefes, os mantém
Como companhias encontram formas de garantir que os seus gestores sejam mais preparados para lidar com as suas equipes
• 7 dicas para uma carreira de sucesso
Sucesso profissional não se alcança da noite para o dia, é preciso um planejamento estruturado e sólido de carreira para se chegar ao tão cobiçado topo.
• Veja os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda
Prazo de entrega do IR começa em 1º de março e vai até 29 de abril. Quem declarar no início do prazo recebe restituição mais cedo.
Os contribuintes que perderem o prazo ou não entregarem o documento estão sujeitos à uma multa mínima de R$ 165,74. • Pensamento Positivo “Pensar positivo” é o conselho geral para superar qualquer dificuldade. Mas, afinal, o que é ser positivo? “Uma pessoa positiva é aquela que é confiante na vida”, resume Maria Teresa Guimarães, life coaching.
“O pensamento positivo saudável gera pensamentos e atitudes que vão refletir na vida. Por exemplo, para passar no vestibular, a pessoa se motiva para estudar”, comenta o terapeuta e instrutor de ioga Fabio Mocci Camargos. • 10 dicas para ter sucesso no trabalho Atualmente no mundo globalizado em que vivemos, a concorrência no mercado de trabalho tem se tornado cada vez maior e mais competitiva. Além de estar qualificado por meio de estudos e cursos, é necessário desenvolver atitudes que lhe diferenciem das outras pessoas.
"Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein.
Portanto segue 10 dicas que você pode aplicar nesse novo ano que lhe ajudarão a obter resultados diferentes e satisfatórios.