Banner
Notícias
A caixa preta de um avião somente é aberta para ver o que tem dentro, após um grave acidente aéreo, por exemplo. Sob a ótica do SPED, os responsáveis pela caixa também abrirão ou terão a curiosidade de abri-la após uma grave penalidade fiscal, ou seja, só saberão que tipo de informação estão enviando ao fisco se abrirem os arquivos digitais.
Nesses anos que tenho feito essas validações (compliance) nos referidos arquivos fiscais das empresas (EFD, ECD, ECF, etc.), construí um histórico de erros graves que passam despercebidos por quem está confeccionando essa informação, tampouco o Programa Validador da Receita identifica neste primeiro momento da validação.
Abaixo vou citar alguns dos erros que mais visualizei por ai:
NCM não existente ou inválido;
CST ICMS incoerente com o CFOP;
Valor da mercadoria da EFD ICMS/IPI diferente da EFD PIS/COFINS;
Falta de informações das operações com cartão de crédito e débito;
Ausência das informações complementares de interesse do fisco;
Duplicidade de itens no estoque com a mesma descrição e códigos diferentes;
Valor da receita da ECD diferente da EFD;
Base de cálculo x alíquota que não fecham;
Falta de registro das receitas financeiras; e
Diversos outros erros causados por falha de ERP.
Se o PVA não identifica essas falhas, de quem é a responsabilidade por qualificar essas obrigações fiscais da empresa? Do contador? Empresário? ou do Administrador do sistema?
Provavelmente o empresário tem certeza que a responsabilidade é do contador. Mas quem gera as informações não é o sistema?! E quem assina o arquivo não é também o empresário?! Esta é uma grande questão polêmica sobre o assunto. Particularmente, penso que a responsabilidade é de todos!
Contudo, enquanto este assunto não se define, a caixa preta não é aberta e as empresas continuam enviando informações ao fisco sem saber o que há dentro, e com risco que um “acidente aéreo aconteça.”
Nas apresentações sobre Compliance Fiscal em SPED, costumo dizer que as informações (arquivos digitais) enviadas ao fisco estão contidas em uma caixa preta. Mas porque caixa preta?
Dicas
-
• O Momento da Verdade do Cliente
Quase sempre ele já vem sabendo o que quer e, se for mal atendido ou ficar insatisfeito, rapidamente muda de empresa
• Você lidera somente pensando em seu bônus?
Ao colocar interesses particulares acima dos coletivos, o lado imaturo e despreparado do líder é posto em evidência
• Cinco atitudes de sucesso do profissional moderno
Em tempos de crise saiba quais são as características mais procuradas pelo RH das Empresas
• Corra atrás dos seus sonhos
Cada pessoa neste mundo tem um sonho que adoraria concretizar.
• Como eliminar a necessidade de aprovação
Todos, em maior ou menor grau, precisam de uma dose de aprovação externa. Somos seres sociais por natureza, mas há uma linha que separa o normal, que todos já sentimos alguma vez, do patológico, onde a pessoa tem problemas pessoais por este motivo.
• O riso cuida de tudo que nos interessa
O riso e o bom humor tem grandes benefícios para a saúde, especialmente quando são compartilhados com os outros.
• A técnica da ancoragem
A ancoragem é uma das técnicas da PNL, utilizada para criar ou modificar respostas associadas à um estímulo. Inconscientemente estamos expostos à ancoragem, por exemplo, quando ouvimos uma música e nos emocionamos, porque ela nos faz lembrar de alguém ou de uma situação importante. Quando ouvimos essa melodia, nossas emoções retornam no tempo e voltamos a sentir a mesma coisa do passado.
• Encontre a felicidade através de emoções positivas
Todos procuramos a felicidade em nossas vidas. Há vários caminhos; alguns bons, outros nem tanto, por isso é importante saber que uma chave fundamental para ser feliz está nas emoções positivas.
• A mente e o coração
Existe realmente distância entre eles? São dois em um? Primeiro o coração… depois a mente? Ou ao contrário? Quem nos guia pela sua verdade…?
• Diga “sim” à vida
No mundo existem milhões de pessoas, mas será que todas estão vivas?