Banner
Notícias
Como MEI, você terá uma série de vantagens em relação ao trabalho informal e à abertura de outros tipos de empresas. As principais são:
Você não precisa pagar taxas de registro, paga menos impostos e enfrenta uma burocracia simplificada.
Todo o processo de abertura da sua MEI é gratuito e pode ser feito pela internet. Basta preencher um cadastro básico (que demora algo em torno de 15 minutos se você já tiver feito toda a sua parte antes, como você pode conferir no nosso guia ao final do artigo) e você sai com o CNPJ na hora!
A única coisa que você precisa pagar é um imposto mensal fixo, cujo valor depende do tipo de atividade que a sua empresa vai ter e hoje fica em torno de R$ 50 (não se preocupe, é tudo calculado automaticamente pelo sistema). É muito mais barato do que qualquer outro tipo de empresa.
Você passa a ter Cobertura Previdenciária do INSS
O Microempreendedor Individual tem acesso a vários benefícios da previdência social (INSS), como auxílio-doença, aposentadoria por idade e salário-maternidade, tudo isto a um custo menor do que outros tipos de empresários: enquanto o MEI tem estes benefícios pagando apenas 5% de um salário mínimo mensalmente, qualquer outro empresário precisa pagar 11% de um salário para ter acesso aos mesmos direitos. É mais que o dobro!
Para ter acesso a cada um destes benefícios, é necessário pagar um número mínimo de parcelas em dia. Conheça a seguir os principais benefícios e o tempo mínimo de contribuição necessário para ter acesso a cada um deles (em caso de dúvidas, clique no nome do benefício para ser direcionado ao site da Previdência).
Aposentadoria por idade: é o direito a receber um salário mínimo mensalmente após os 60 anos (no caso das mulheres) ou após os 65 anos (no caso dos homens). Tempo mínimo de contribuição: 15 anos (ou seja, 180 parcelas de impostos pagas em dia).
Aposentadoria por invalidez: é o direito de receber um salário em caso de não ter mais condições de trabalhar antes da idade prevista para a aposentadoria. Contribuição mínima de 12 parcelas pagas em dia antes do pedido.
Auxílio-doença: é o benefício recebido caso o MEI não possa trabalhar temporariamente por motivo de doença ou acidente. Contribuição mínima de 12 parcelas pagas em dia antes do pedido.
Salário-maternidade: é o benefício pago a quem acabou de ter filho, seja por parto ou adoção. Contribuição mínima de 10 parcelas em dia antes da data do parto ou adoção.
Pensão por morte: é o benefício pago aos dependentes do MEI que vier a falecer. Contribuição mínima de uma parcela em dia antes do óbito.
Auxílio-reclusão: é o direito dos familiares dependentes do MEI de receber uma ajuda mensal em caso de prisão do MEI em regime fechado ou semiaberto. Contribuição mínima de uma parcela em dia antes da reclusão.
Sabe aquele monte de impostos trabalhistas sobre os quais você tanto escuta sempre que alguém fala como é difícil ter empresa no Brasil? Pois é, não vai ser seu caso.
O MEI pode contratar um funcionário pagando até um salário mínimo por mês, e só vai precisar pagar 11% sobre o salário em impostos: 3% para a Previdência e 8% para o FGTS. O seu empregado precisará pagar mais 8% do salário para a Previdência. E é isso.
Outros benefícios
Bom, se você procurar em outros lugares, com certeza vai achar gente falando em outras vantagens, como passar a ter acesso a produtos especiais para empresas em bancos, poder fazer vendas para o governo etc.
Lembra que a gente falou que não ia te enrolar? Pois é, não se empolgue muito (pelo menos por enquanto), porque ter tudo isso dá trabalho. Não é porque você abriu uma MEI que vai pisar no banco e o seu gerente vai te tratar diferente, ou então vai passar a receber pedidos do governo. Como tudo na vida, é preciso trabalhar e correr atrás dessas coisas.
Ter um CNPJ é sim o mínimo para ter acesso a várias novas oportunidades, mas é só o primeiro passo. Se você quer ter crédito em banco através da sua empresa, por exemplo, você vai ter que demonstrar que tem um controle de vendas e uma movimentação financeira compatível, que a sua documentação está em dia, que sua empresa não tem impostos em atraso.
Sabe aquela história de quanto mais você trabalha, mais sorte você tem na vida? Este é um destes casos.
Quer saber mais sobre o MEI e como ter o SEU CNPJ?
Entre em contato através do nosso WhatsApp (43) 3323-2201 e fale com um de nossos especialistas
Sabe aquela história de quanto mais você trabalha, mais sorte você tem na vida? Este é um destes casos.
Dicas
-
• Programa Descomplica Paraná avança na fase de desenvolvimento do ambiente virtual
O Programa Descomplica Paraná está em uma nova fase. Agora, nessa etapa, a ideia é simplificar ainda mais os processos de licenciamentos, sejam eles ambientais, sanitários ou emitidos pelo Corpo de Bombeiros, com o intuito de promover agilidade e facilidade na abertura de novas empresas e no gerenciamento de alvarás.
• Comissão retoma debate sobre mudanças no crédito para o agronegócio.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados dá continuidade nesta sexta-feira (16) ao seminário sobre as mudanças do crédito para o agronegócio no Brasil.
Assista no YouTube: www.youtube.com/watch?v=8UKk-CLtAOo • O que é Open Banking e o que muda para MEI e pequenas empresas Imagine ser correntista em um banco e usar o cheque especial de outro? Ou então contratar empréstimos com uma instituição financeira, que possui condições mais vantajosas, usando uma plataforma única de comparação de taxas e juros? Melhor ainda, já pensou em pagar todos os seus boletos em um banco, usando saldo de outra conta, tudo de maneira integrada? Com o #n#OPEN BANKINK#/n# será possivel • Em junho, Paraná liderou ranking de abertura de empresas no Brasil A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) obteve o melhor tempo no País para a abertura de empresas no mês de junho. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (2), dia do aniversário de 129 anos da instituição. • Assinaturas eletrônicas trazem eficiência e segurança para os serviços digitais Entre as mudanças de hábitos que a sociedade teve de enfrentar no último ano, a migração de diversos tipos de serviços para o meio on-line, especialmente aqueles prestados pelos órgãos públicos, merece destaque positivo. Resolver as situações do dia a dia diretamente pela tela do computador ou do celular sem precisar enfrentar filas e buscar documentos impressos facilitou o relacionamento dos cidadãos com o Estado. Um exemplo disso é a solicitação do auxílio emergencial, que foi realizada totalmente on-line, permitindo que milhões de brasileiros tivessem acesso ao benefício diretamente pelos seus telefones celulares. • IBGE: Número de empresas no Brasil subiu 6,1% em ano pré-pandemia Após três anos consecutivos de fechamento de empresas, o Brasil registrou em 2019, no pré-pandemia, um aumento no número de companhias e organizações formais ativas, segundo os dados do Cempre (Cadastro Central de Empresas) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). • Quase 10% dos microempreendedores viraram empresas maiores com a pandemia Microempreendedores Individuais (MEIs) se ascenderam e mudaram de categoria durante a pandemia. • Como patrão e empregado enxergam a empresa no pós-pandemia Pesquisa da EY revela que 65% dos empresários não consideram estar preparados para atender às novas demandas de clientes • MEI: Saiba se você tem direito ao novo auxílio emergencial Respostas para as principais dúvidas com orientação para os Microempreendedores Individuais. • Aposentados do INSS podem consultar extrato para declarar o IR 2021; saiba como Consulta ao extrato do Imposto de Renda é feita pelo site ou aplicativo Meu INSS