Banner
Notícias
Na Europa do final do século 19, o ainda jovem italiano Vilfredo Federico Damaso Pareto nutria um fascínio por questões ligadas ao poder e à riqueza. Como as pessoas faziam fortuna ou ganhavam poder? Como a riqueza era distribuída na sociedade?
Aos 40 anos, já formado engenheiro civil, Pareto resolveu se dedicar seriamente a responder a essas questões, enveredando para a economia.
Em 1906, constatou que apenas 20% da população da Itália tinha 80% das propriedades. Também verificou que 20% dos pés de ervilha de seu jardim davam 80% das ervilhas. Por meio de muitas observações semelhantes, análises e cálculos, formulou as bases do que, alguns anos depois, seria batizado de Princípio de Pareto, ou Princípio 80/20.
“É a observação de que um número pequeno de eventos gera a maioria dos efeitos”, afirma o inglês Richard Koch, autor do livro Os Segredos do Gerente 80/20, lançado em maio pela editora Objetiva. “Poucas coisas realmente importam, mas as que importam fazem muita diferença.
”A consciência do desequilíbrio é algo pouco natural para o homem. Em geral, pensamos em distribuir as coisas de maneira uniforme. A teoria de Pareto mostra que a assimetria predomina no mundo e que é importante considerá-la nas análises. “Depois que descobrimos o quão desequilibrado é o nosso mundo, podemos passar a tirar vantagem dele”, diz Koch.
O universo dos negócios e do trabalho também não escapa da regra do 80/20. “Os gerentes pensam que todas as receitas geram lucros porque pensam na média.” Koch critica a maneira como as empresas lidam com os clientes.
“Uma das mais perigosas e idiotas, ainda que duradouras, suposições do mundo corporativo é a de que toda receita é valiosa e todas as fontes de receita têm mais ou menos a mesma importância. Elas não têm. Um cliente não é tão bom quanto outro. Um segmento não é tão bom quanto outro.”
No mundo do trabalho, o princípio tem a mesma força. A maioria dos gerentes opera no mundo das médias. O resultado? “A vida profissional conspira para corrermos atrás de inúmeros objetivos irrelevantes que gastam nossa energia sem nunca nos dar o que realmente queremos”, afirma Koch.
Em outras palavras, deveríamos descobrir o que realmente é importante e faz a diferença em nossas atividades em vez de distribuir a energia por todas as tarefas. Quem tem a percepção de como o princípio rege as relações de trabalho e dos negócios em geral trabalha melhor.
Não que todo mundo conheça a regra do 80/20, mas há pessoas que notam o desequilíbrio e, ao usar isso no dia a dia, conseguem priorizar e focar aquilo que realmente vai trazer os maiores resultados. O importante é encontrar sua combinação única de baixo esforço e alto resultado.
Trabalhe menos e entregue mais. O Princípio de Pareto propõe uma nova forma de encarar suas atividades dentro e fora do escritório
Dicas
-
• 3 dicas para ser mais relevante
Ser uma pessoa relevante significa ter um diferencial para o mercado de trabalho. Por isso, confira 3 dicas para ser um profissional mais relevante
• Atendimento ao cliente: muito além do telefone
Já é indiscutível a tendência de crescimento da utilização de canais digitais na comunicação entre pessoas. Do uso vertiginosamente crescente de redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas ao número cada vez maior de brasileiros
• 8 dicas para ser mais eficiente no trabalho
Veja algumas dicas para estar em controle do seu cérebro e, assim, melhorar seu desempenho no escritório
• Auto estima e Astral 7 dicas úteis para melhorar
Quem não teve um dia mau na vida? Mesmo semanas ou meses? Todas as pessoas – sem exceção – têm fases na sua vida em que se sentem em baixo. Isso é perfeitamente normal, os altos e baixos fazem parte das nossas características como seres humanos.
• 3 estratégias para manter sua equipe motivada (de graça)
O que mantém uma equipe motivada?
• Empresas atraem talentos. Os chefes, os mantém
Como companhias encontram formas de garantir que os seus gestores sejam mais preparados para lidar com as suas equipes
• 7 dicas para uma carreira de sucesso
Sucesso profissional não se alcança da noite para o dia, é preciso um planejamento estruturado e sólido de carreira para se chegar ao tão cobiçado topo.
• Veja os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda
Prazo de entrega do IR começa em 1º de março e vai até 29 de abril. Quem declarar no início do prazo recebe restituição mais cedo.
Os contribuintes que perderem o prazo ou não entregarem o documento estão sujeitos à uma multa mínima de R$ 165,74. • Pensamento Positivo “Pensar positivo” é o conselho geral para superar qualquer dificuldade. Mas, afinal, o que é ser positivo? “Uma pessoa positiva é aquela que é confiante na vida”, resume Maria Teresa Guimarães, life coaching.
“O pensamento positivo saudável gera pensamentos e atitudes que vão refletir na vida. Por exemplo, para passar no vestibular, a pessoa se motiva para estudar”, comenta o terapeuta e instrutor de ioga Fabio Mocci Camargos. • 10 dicas para ter sucesso no trabalho Atualmente no mundo globalizado em que vivemos, a concorrência no mercado de trabalho tem se tornado cada vez maior e mais competitiva. Além de estar qualificado por meio de estudos e cursos, é necessário desenvolver atitudes que lhe diferenciem das outras pessoas.
"Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein.
Portanto segue 10 dicas que você pode aplicar nesse novo ano que lhe ajudarão a obter resultados diferentes e satisfatórios.