Banner
Notícias
Na Europa do final do século 19, o ainda jovem italiano Vilfredo Federico Damaso Pareto nutria um fascínio por questões ligadas ao poder e à riqueza. Como as pessoas faziam fortuna ou ganhavam poder? Como a riqueza era distribuída na sociedade?
Aos 40 anos, já formado engenheiro civil, Pareto resolveu se dedicar seriamente a responder a essas questões, enveredando para a economia.
Em 1906, constatou que apenas 20% da população da Itália tinha 80% das propriedades. Também verificou que 20% dos pés de ervilha de seu jardim davam 80% das ervilhas. Por meio de muitas observações semelhantes, análises e cálculos, formulou as bases do que, alguns anos depois, seria batizado de Princípio de Pareto, ou Princípio 80/20.
“É a observação de que um número pequeno de eventos gera a maioria dos efeitos”, afirma o inglês Richard Koch, autor do livro Os Segredos do Gerente 80/20, lançado em maio pela editora Objetiva. “Poucas coisas realmente importam, mas as que importam fazem muita diferença.
”A consciência do desequilíbrio é algo pouco natural para o homem. Em geral, pensamos em distribuir as coisas de maneira uniforme. A teoria de Pareto mostra que a assimetria predomina no mundo e que é importante considerá-la nas análises. “Depois que descobrimos o quão desequilibrado é o nosso mundo, podemos passar a tirar vantagem dele”, diz Koch.
O universo dos negócios e do trabalho também não escapa da regra do 80/20. “Os gerentes pensam que todas as receitas geram lucros porque pensam na média.” Koch critica a maneira como as empresas lidam com os clientes.
“Uma das mais perigosas e idiotas, ainda que duradouras, suposições do mundo corporativo é a de que toda receita é valiosa e todas as fontes de receita têm mais ou menos a mesma importância. Elas não têm. Um cliente não é tão bom quanto outro. Um segmento não é tão bom quanto outro.”
No mundo do trabalho, o princípio tem a mesma força. A maioria dos gerentes opera no mundo das médias. O resultado? “A vida profissional conspira para corrermos atrás de inúmeros objetivos irrelevantes que gastam nossa energia sem nunca nos dar o que realmente queremos”, afirma Koch.
Em outras palavras, deveríamos descobrir o que realmente é importante e faz a diferença em nossas atividades em vez de distribuir a energia por todas as tarefas. Quem tem a percepção de como o princípio rege as relações de trabalho e dos negócios em geral trabalha melhor.
Não que todo mundo conheça a regra do 80/20, mas há pessoas que notam o desequilíbrio e, ao usar isso no dia a dia, conseguem priorizar e focar aquilo que realmente vai trazer os maiores resultados. O importante é encontrar sua combinação única de baixo esforço e alto resultado.
Trabalhe menos e entregue mais. O Princípio de Pareto propõe uma nova forma de encarar suas atividades dentro e fora do escritório
Dicas
-
• 8 dicas para que sua empresa comece a ser (bem) vista na internet
Sabe-se que é de extrema importância a presença digital de uma empresa, mas como assegurar de o retorno seja satisfatório?
• Questões relevantes para a competitividade
Encarar os grandes obstáculos ao desenvolvimento da competitividade brasileira passa pelo entendimento de que o problema da competitividade é de natureza complexa.
• 3 fatores que retêm talentos nas empresas
Pensar e criar estratégias e ações efetivas que considerem o funcionário enquanto pessoa e profissional permite que se obtenha ainda mais produtividade e, o melhor, ela vem acompanhada de bem-estar
• Somos a geração ideal: a que tudo idealiza e nada realiza
A geração que parece politizada e fitness no mundo virtual às vezes pouco faz no mundo real
• Nos momentos de incerteza, muitos empreendedores perdem a esperança. Mas é isso justamente que eles deveriam vender
O problema já não era apenas econômico, mas social.
• Autocoaching - tenha a sua vida nas suas mãos e aumente o seu poder de transformação
"Aquele que conquistou a si mesmo é um herói muito maior do que aquele que derrotou mil vezes milhares de homens". (Buda)
• A geração Y é ruim ou seu modo de gestão está ultrapassado
Pessoas não podem ser geridas ou tachadas somente levando em conta o ano que nasceram.
• A grosseria no local de trabalho é contagiosa?
Pesquisas mostram que a grosseria tem efeitos negativos no desempenho.
Emoções e comportamentos podem ser socialmente contagiosos. • O Segredo: A Lei da Atração referente ao Pensamento Positivo O segredo foi enterrado, o segredo foi cobiçado, o segredo foi suprimido.
Palavras da autora do best seller “O Segredo”, Rhonda Byrne, na qual também se tornou um filme e faz grande sucesso no mundo.
• A comunicação faz a diferença do líder Como a prática de uma boa comunicação pode impactar nos resultados positivos à gestão de pessoas