Banner
Notícias
Na Europa do final do século 19, o ainda jovem italiano Vilfredo Federico Damaso Pareto nutria um fascínio por questões ligadas ao poder e à riqueza. Como as pessoas faziam fortuna ou ganhavam poder? Como a riqueza era distribuída na sociedade?
Aos 40 anos, já formado engenheiro civil, Pareto resolveu se dedicar seriamente a responder a essas questões, enveredando para a economia.
Em 1906, constatou que apenas 20% da população da Itália tinha 80% das propriedades. Também verificou que 20% dos pés de ervilha de seu jardim davam 80% das ervilhas. Por meio de muitas observações semelhantes, análises e cálculos, formulou as bases do que, alguns anos depois, seria batizado de Princípio de Pareto, ou Princípio 80/20.
“É a observação de que um número pequeno de eventos gera a maioria dos efeitos”, afirma o inglês Richard Koch, autor do livro Os Segredos do Gerente 80/20, lançado em maio pela editora Objetiva. “Poucas coisas realmente importam, mas as que importam fazem muita diferença.
”A consciência do desequilíbrio é algo pouco natural para o homem. Em geral, pensamos em distribuir as coisas de maneira uniforme. A teoria de Pareto mostra que a assimetria predomina no mundo e que é importante considerá-la nas análises. “Depois que descobrimos o quão desequilibrado é o nosso mundo, podemos passar a tirar vantagem dele”, diz Koch.
O universo dos negócios e do trabalho também não escapa da regra do 80/20. “Os gerentes pensam que todas as receitas geram lucros porque pensam na média.” Koch critica a maneira como as empresas lidam com os clientes.
“Uma das mais perigosas e idiotas, ainda que duradouras, suposições do mundo corporativo é a de que toda receita é valiosa e todas as fontes de receita têm mais ou menos a mesma importância. Elas não têm. Um cliente não é tão bom quanto outro. Um segmento não é tão bom quanto outro.”
No mundo do trabalho, o princípio tem a mesma força. A maioria dos gerentes opera no mundo das médias. O resultado? “A vida profissional conspira para corrermos atrás de inúmeros objetivos irrelevantes que gastam nossa energia sem nunca nos dar o que realmente queremos”, afirma Koch.
Em outras palavras, deveríamos descobrir o que realmente é importante e faz a diferença em nossas atividades em vez de distribuir a energia por todas as tarefas. Quem tem a percepção de como o princípio rege as relações de trabalho e dos negócios em geral trabalha melhor.
Não que todo mundo conheça a regra do 80/20, mas há pessoas que notam o desequilíbrio e, ao usar isso no dia a dia, conseguem priorizar e focar aquilo que realmente vai trazer os maiores resultados. O importante é encontrar sua combinação única de baixo esforço e alto resultado.
Trabalhe menos e entregue mais. O Princípio de Pareto propõe uma nova forma de encarar suas atividades dentro e fora do escritório
Dicas
-
• Especialistas alertam para novo ataque cibernético
O ataque em curso nesta quarta-feira (17/05) estaria relacionado ao "WannaCry", que afetou mais de 200 mil dispositivos em 150 países na sexta (12/05)
• Bancos terão que oferecer canal para denúncia de ilícitos
As denúncias poderão ser feitas por funcionários, colaboradores, clientes e fornecedores
• 65% dos ataques de hackers miram pequenas empresas, diz estudo
Pouco preparadas para lidar com situação, criminosos cibernéticos miram dados dos clientes; País registrou seis golpes por segundo em 12 meses
• 7 coisas que todo empreendedor deve fazer antes das 7 horas da manhã
O hábito mais importante de todos? Ter uma rotina pela manhã. É o que defende a empreendedora Serenity Gibbons, em artigo publicado na revista Entrepreneur
• Os 6 segredos para ter mais disciplina
Fica a conhecer 6 formas de teres mais disciplina. Assim, poderás alcançar os teus objetivos e ser mais feliz
• Contribuição sindical é obrigatória para todos os profissionais?
Há um jeito para quem não é sindicalizado conseguir barrar alguns dos descontos na folha de pagamento, segundo explica advogado
• O segredo para trabalhar com quem não tem inteligência emocional
Precisa conviver com alguém que só enxerga a si mesmo e fica irritado por qualquer motivo? Respire fundo: há uma saída
• O cansaço mental na vida de empreendedores e colaboradores
Pare agora tudo o que você está fazendo e pense no ritmo que você está levando a sua vida, seja pessoal ou profissional
• Os desafios da reforma trabalhista
O PL traz uma restrição à negociação, qual seja, o respeito às regras de segurança e medicina do trabalho que não podem ser negociadas
• Cinco razões para adotar a gestão eletrônica de seus documentos
Empresas enfrentam problemas na gestão documental por falta de conhecimento sobre como ganhar produtividade