Banner
Notícias
Eles querem ser gerentes ou diretores. Recente pesquisa do site de empregos InfoJobs mostra que esta é a aspiração de carreira de 72% de 2 mil jovens entre 18 e 24 anos entrevistados.
Interessados em ascensão profissional, o plano de carreira oferecido pela empresa é o que valorizam 56% destes jovens na hora de analisar uma proposta de emprego.
Assim, fica claro que o desenvolvimento desponta com uma das principais preocupações de quem se prepara para dar os primeiros passos no ambiente profissional.
E neste contexto, planejamento de carreira é uma atitude fundamental. Exame.com conversou com o sócio-diretor e fundador do Personal Carreira, Diego Leão, para saber quais os principais erros que os jovens geralmente cometem na hora de pensar e planejar seu futuro profissional:
1. Deixar de lado suas afinidades, habilidades e competências
Afinidades e talentos devem ser ponto de partida de quem traça um plano de carreira. “É preciso saber o seu potencial para planejar a carreira e não reconhecer as suas habilidades prejudica este planejamento”, diz.
Deixar de identificar seus pontos fortes é tão errado quanto não levar em conta as competências que ainda devem ser desenvolvidas, segundo Leão.
2. Não ter foco e objetivo claros
Parte importante do plano de carreira são as competências que devem ser desenvolvidas para o futuro. Em grande parte das vezes, estas habilidades ainda não são requeridas no dia a dia, mas serão dentro de alguns anos.
No entanto, o desenvolvimento do que será usado no futuro só faz sentido quando há, de fato, um projeto para longo prazo.
E aí que entram em cena as metas de carreira: é preciso ter em mente aonde se quer chegar. “Ficar indeciso e não ter objetivos é o mesmo que tentar enxergar no escuro”, diz Leão.
3. Deixar o planejamento a cargo da empresa ou do mentor
Transferir a responsabilidade do planejamento de carreira ao mentor ou à empresa é outro erro citado pelo especialista.
“O mentor tem o papel de orientar, de auxiliar nas escolhas, mas não é função dele traçar, de fato, o plano”, diz Leão.
Da mesma forma, o plano de carreira oferecido pela empresa não pode ser o único balizador de planejamento de um jovem profissional.
4. Não se atualizar, nem fazer ajustes no plano
O plano não é algo que deva ser estanque como também não deve ser a carreira. O planejamento ideal, segundo Leão, é dinâmico, leva em conta as tendências de mercado e recebe ajustes ao longo da trajetória profissional.
O ideal, diz ele, é pensá-lo em três dimensões temporais: curto, médio e longo prazo. Em curto prazo estão os próximos 12 meses da vida profissional. O período de 2 a 5 anos é definido como prazo médio e acima de cinco anos é o longo prazo.
Achar que plano de carreira é responsabilidade da empresa ou do mentor é um dos equívocos dos jovens, diz especialista
Dicas
-
• Especialistas alertam para novo ataque cibernético
O ataque em curso nesta quarta-feira (17/05) estaria relacionado ao "WannaCry", que afetou mais de 200 mil dispositivos em 150 países na sexta (12/05)
• Bancos terão que oferecer canal para denúncia de ilícitos
As denúncias poderão ser feitas por funcionários, colaboradores, clientes e fornecedores
• 65% dos ataques de hackers miram pequenas empresas, diz estudo
Pouco preparadas para lidar com situação, criminosos cibernéticos miram dados dos clientes; País registrou seis golpes por segundo em 12 meses
• 7 coisas que todo empreendedor deve fazer antes das 7 horas da manhã
O hábito mais importante de todos? Ter uma rotina pela manhã. É o que defende a empreendedora Serenity Gibbons, em artigo publicado na revista Entrepreneur
• Os 6 segredos para ter mais disciplina
Fica a conhecer 6 formas de teres mais disciplina. Assim, poderás alcançar os teus objetivos e ser mais feliz
• Contribuição sindical é obrigatória para todos os profissionais?
Há um jeito para quem não é sindicalizado conseguir barrar alguns dos descontos na folha de pagamento, segundo explica advogado
• O segredo para trabalhar com quem não tem inteligência emocional
Precisa conviver com alguém que só enxerga a si mesmo e fica irritado por qualquer motivo? Respire fundo: há uma saída
• O cansaço mental na vida de empreendedores e colaboradores
Pare agora tudo o que você está fazendo e pense no ritmo que você está levando a sua vida, seja pessoal ou profissional
• Os desafios da reforma trabalhista
O PL traz uma restrição à negociação, qual seja, o respeito às regras de segurança e medicina do trabalho que não podem ser negociadas
• Cinco razões para adotar a gestão eletrônica de seus documentos
Empresas enfrentam problemas na gestão documental por falta de conhecimento sobre como ganhar produtividade