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Todas as organizações possuem líderes, mas muitos deles ainda não entendem qual é o seu papel diante dos desafios da transformação organizacional. De acordo com Daniel Motta, fundador da BMI, consultoria de transformação organizacional, o líder está sempre em busca contínua de excelência pessoal e domínio de sua própria essência individual, de forma que sua influência resulte em maior aderência às crenças e valores organizacionais, maior produtividade consistente e maior vínculo emocional com a empresa. Para ele, o líder essencial é aquele que consegue transmitir aos liderados cinco pilares fundamentais da sustentação organizacional. São eles:
Relevância – Diante das necessidades e expectativas expressas pelo mercado. Nenhuma empresa terá chance real de sobrevivência sem demonstrar sua relevância no atendimento de demandas de consumidores e da sociedade. É também necessário engajar seus colaboradores com a relevância de seu propósito de forma que seja uma inspiração coletiva para todas as aspirações individuais sem comprometer governos com seu papel no desenvolvimento econômico e social e sem superar consistentemente as expectativas de retorno de seus investidores e acionistas. As lideranças têm o papel de assegurar que as diversas dimensões de resultados da organização estejam em sintonia com essas expectativas.
Coesão – Grupal diante da certeza dos impactos positivos de uma cultura organizacional forte para superação de todos os obstáculos. Uma forte coalizão de lideranças dedicadas para o sucesso coletivo e para a pactuação coletiva em torno de um propósito comum e relevante pode assegurar o direcionamento de toda a energia organizacional para realizar seus objetivos e entrega de suas propostas de valor para diferentes stakeholders. O papel das lideranças é fortalecer essa coesão grupal para fomentar tal energia organizacional positiva.
Resiliência – Diante das necessidades de reinventar seus negócios. Renovar propostas de valor para diferentes stakeholders, de adaptar a novas dinâmicas competitivas, de fazer sacrifícios em prol do sucesso de longo prazo e descongelar certezas culturais fossilizadas ao longo do tempo pelos grupos. Acreditar todos os dias que os melhores tempos ainda estão por vir e que para isso, é necessário trabalhar. O papel das lideranças é coordenar todos esses esforços de transformação organizacional, influenciando, orquestrando, monitorando e reconhecendo.
Foco – Nas competências essenciais necessárias para a realização do propósito comum para promover disciplina necessária para superar ilusões megalomaníacas e relembrar todos os dias que no passado o sucesso foi decorrente de muita dedicação e que no futuro será obtido à medida que a organização consiga direcionar suas energias para oportunidades mapeadas e se concentrar no essencial. O papel das lideranças é manter tal obsessão por resultados, por solidez e por competências.
Excelência – Em todos os aspectos do sistema organizacional, principalmente da execução de processos, no controle financeiro e nas experiências do consumidor com seus produtos e serviços. Nenhuma empresa pode se sustentar a longo prazo sem crer verdadeiramente que excelência é um alvo móvel e, assim, aquilo que se torna excelente hoje não será suficiente para os próximos passos. O papel das lideranças é desenvolver novos líderes humildes e conscientes de que a sorte caminha ao lado daqueles que trabalham.
Relevância, coesão e resiliência são alguns
Dicas
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O artigo mostra em porcentagem a visão da empresa em relação aos benefícios a seus funcionário e a visão do funcionário sobre a empresa, ficando fácil de entender as duas partes em relação a discordâncias. Os fatores analisados foram: Reconhecimento, Empreendedorismo, Qualidade de Vida, Comunicação, Carreira Internacional e por fim Liderança.
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A habilidade de motivar uma equipe é uma das grandes qualidades de um empreendedor. • Trabalho precisa de AMOR? A ideia de que é preciso ser apaixonado pelo trabalho para ter sucesso virou um mantra. Mas esse assunto exige mais discussão • Parar, respirar, meditar. Até no trabalho Em busca de melhor desempenho profissional e de mais qualidade de vida (dentro e fora da empresa), muita gente está se rendendo à meditação. Entenda por que a prática funciona • Dicas para sobreviver numa empresa que está em crise Conheça as moléstias que acometem uma empresa problemática e saiba como não se contaminar. • 4 erros dos jovens na hora de planejar a carreira Achar que plano de carreira é responsabilidade da empresa ou do mentor é um dos equívocos dos jovens, diz especialista