Banner
Notícias
Sem a liderança confiável, as pessoas não caminham na mesma direção e quem perde é o próprio negócio. Veja quais atitudes estão ligadas a um perfil de liderança:
Escrito por Henri Cardim, especialista em coaching
1. Respeitar gente: saber identificar as emoções das pessoas, compreender a forma que o outro sente e respeitar seu momento é essencial. Ouvir sem interromper, pois assim conquista-se o respeito, molda-se o ambiente, une a equipe e, em consequência, há aderência à causa proposta.
2. Diversificar fontes de informações: já é consenso entre os estudiosos de liderança e gestão de pessoas que quanto mais informação de qualidade, maior a possibilidade de entendimento das causas do problema e sua solução.
3. Inspirar com o exemplo: líderes carismáticos são seguidos por sua capacidade de se colocar no lugar do outro. É importante ser positivo e firme em suas ações e principalmente apresentar congruência entre o que é falado e o que é praticado.
4. Extrair o melhor: tenha a habilidade de extrair o melhor de cada pessoa e de cada situação. Mesmo diante de fortes pressões e do novo, mostre o modo de fazer e acompanhe de perto até o resultado. Saiba assumir os riscos e erros e ser grato pelos acertos dos liderados.
5. Comunicar o propósito: saiba fazer com que percebam a sua importância no contexto e no mundo, deixando claro o seu papel e o quanto aquilo é relevante. A comunicação precisa ser simples e clara.
6. Gerar riqueza: o que se espera sempre é o resultado. Saber aonde se quer chegar, com os recursos e pessoas disponíveis, é o desafio. A equipe tem capacidade de realizar sozinha 95% do que o líder faz, por isso o que se espera é que estes 5% restantes sejam brilhantes.
7. Coragem para decidir: quando se tem informação e conhecimento o ato de decidir se torna menos difícil, mas mesmo assim exige coragem a todo o momento, principalmente para priorizar e assumir os erros e frustrações que fazem parte da história dos lideres bem sucedidos. Seja responsável pelos resultados da equipe, sendo bons ou ruins.
8. Humildade: saber reconheça o potencial da equipe, que por vezes terá mais competência em determinado assunto que o próprio líder. Dê feedback de forma objetiva, profissional e educada. Reconheça o erro e o acerto da equipe, deixando claro o que se entende como inadequado, servindo de exemplo para os demais do grupo.
9. Negociador: saiba negociar a cada situação de exceção, sendo flexível; ser persistente e criativo em cada fase complexa. Os líderes conseguem, mesmo em situações de tensão, manter equilíbrio em negociar, sendo capazes de ceder para chegar ao bem comum.
10. Ser justo: espera-se senso de justiça do líder. Em avaliar de forma isenta os problemas, independente da pessoa. Principalmente em suas contratações, promoções e demissões, deixar claro o critério usado em cada situação
Você sabe liderar sua empresa? Ser um empreendedor líder significa respeitar as pessoas, inspirar a equipe e conseguir tirar o melhor de cada um na pequena empresa.
Dicas
-
• 10 dicas simples para superar o medo de falar em público
Falar em público é uma tortura para muitos, mesmo na empresa quando você conhece praticamente todo mundo e algum diretor lhe pergunta algo, parece que o mundo vai acabar, as mãos começam a suar e tremer, a voz falha e conteúdo desaparece da mente, se isso já aconteceu com você veja 10 dicas para você superar o medo de falar em público.
• 24 DICAS PARA SER FELIZ
Roberto Shinyashiki e as suas dicas levam-nos a refletir na nossa vida e a descobrir como ser feliz, dando alguns conselhos que podem realmente mudar a forma como vemos e somos vistos pelo mundo que nos rodeia. Abra a sua mente e leia atentamente as sábias palavras de Roberto Shinyashiki, aceite a mudança, faça parte da mudança, alcance a verdadeira felicidade com simples e pequenos passos.
• A importância de ser grato
Ser grato é sinal de boa educação.
• Beneficiários têm até 29 de dezembro para sacar PIS/Pasep
O valor do benefício ao trabalhador é de um salário mínimo. Ministério do Trabalho pede atenção para não perder a data limite para o saque
• Medidas destravam microcrédito para pequenos negócios
Empresas com faturamento de até R$ 300 milhões poderão refinanciar parcelas atrasadas e a vencer com recursos do BNDES
• Somos ilimitados: não deixe a mente te convencer do contrário
Nada é impossível, mesmo que pareça. Minha experiência, no dia 02 de dezembro de 2016, com Alphonse Voigt, me fez ter ainda mais certeza disso
• 12 LEIS DA GRATIDÃO POUCO CONHECIDAS (QUE VÃO MUDAR SUA VIDA)
Pelo o que você é grato hoje? Como a gratidão afeta a sua vida?
• 5 dicas para terminar o ano com as contas da empresa no azul
Com 13º e férias, o fim do ano é uma época complicada para muitos empreendedores. Mas não é impossível fechar 2016 no azul. Veja essas dicas:
• 7 frases que devem ser evitadas no trabalho para melhorar a comunicação
Especialistas em desenvolvimento pessoal listam 7 frases negativas que deixam o ambiente profissional pesado e explicam como melhorar a comunicação e deixar o clima mais leve
• 20 dicas para o sucesso (e mude seu modo de ver as coisas)
Atingir o sucesso pode não ser um sonho distante, mas há um caminho a ser percorrido para que isso aconteça. Veja 20 dicas para o sucesso (pessoal e profissional)!