Banner
Notícias
Não há como um negócio persistir sem liderança. Mas como fazê-lo? Escreve-se e fala-se muito sobre esse tema, mas, no final, um bom líder se resume ao que é considerado como tal pela sua equipe. Yannis Gabriel, professor da Bath, uma universidade britânica, resolveu justamente estudar o que os subordinados esperam de seus chefes. Sua descoberta: mais do que pessoas competentes que os conduzam a resultados, o que desejam são líderes que se preocupam genuinamente com eles.
Líderes que estão presentes, prontos para ouvir e compreender. Estão dispostos a doar tempo, conselhos, reconhecimento e apoio. Tratam seus subordinados com toda consideração. Não só mostram respeito pela equipe, como também ficam atentos a mudanças nas necessidades e aspirações dos funcionários.
Em empresas noviças ou não tão grandes, o relacionamento acaba sendo mais próximo e pessoal. O líder precisa ter sensibilidade para agradar os subordinados nos momentos felizes, como aniversários e casamentos, assim como dar suporte em épocas difíceis, como quando ocorrem problemas de saúde ou de morte de algum parente. Também pode aproveitar as conversas para sondar do que os subordinados gostam e o que odeiam no trabalho e, ainda, perguntar o que querem fazer de sua vida profissional.
Nem todo mundo consegue ser dessa forma, é verdade. Porém, de acordo com Gabriel, não há líder que seja admirado e, no final das contas, seguido, se for percebido como alguém que não está nem aí para seus subordinados.
É importante deixar claro: líderes zelosos não necessariamente são sempre legais, muito menos estão prontos para agradar o tempo todo. Ao contrário. O teste de verdade acontece quando eles precisam tomar decisões difíceis e assumir riscos para se responsabilizar pelos outros. Nem sempre dá para deixar 100% do time feliz, mas no fim do processo deve ficar claro que determinadas ações serviram para a sobrevivência das pessoas que dependem do negócio.
Em artigo a ser publicado na revista acadêmica Leadership, em versão disponível on-line, o professor de Bath finaliza elencando os problemas a ser evitados pelos líderes que abrem o coração para os subordinados. Em primeiro lugar, esse estilo de liderança pode ter um efeito paralisador na equipe. Como todo pai e toda mãe sabem, cuidados excessivos podem causar dependência e inércia e fazer com que aqueles que recebem atenção não consigam nunca agir de forma autônoma.
Em segundo lugar, esse estilo de liderança pode almejar a harmonia, mas deixar o clima da empresa pesado e com a sensação de que a injustiça paira. Isso pode acontecer quando o líder se preocupa mais com aqueles que precisam dele – um conceito subjetivo – e com aqueles mais próximos física ou emocionalmente.
Na maioria das vezes, não há como tomar uma decisão que seja julgada moralmente de forma igual por todos. E alguns dilemas são bem difíceis, mesmo. Por exemplo, até que ponto um líder deve se dedicar a reverter o humor de um funcionário insatisfeito sem que isso comprometa os cuidados aos demais funcionários?
Finalmente, é um desafio manter essa marca personalista sem ir contra os planos da empresa. Ter a confiança de todos é fundamental, mas não como objetivo em si próprio, e sim como forma complementar para que toda a equipe compartilhe da mesma visão do negócio e se sinta estimulada a desempenhar acima do esperado.
Cuidar de cada pessoa na equipe ? Eis o segredo para fazer os subordinados trabalhem a seu favor
Dicas
-
• 10 dicas simples para superar o medo de falar em público
Falar em público é uma tortura para muitos, mesmo na empresa quando você conhece praticamente todo mundo e algum diretor lhe pergunta algo, parece que o mundo vai acabar, as mãos começam a suar e tremer, a voz falha e conteúdo desaparece da mente, se isso já aconteceu com você veja 10 dicas para você superar o medo de falar em público.
• 24 DICAS PARA SER FELIZ
Roberto Shinyashiki e as suas dicas levam-nos a refletir na nossa vida e a descobrir como ser feliz, dando alguns conselhos que podem realmente mudar a forma como vemos e somos vistos pelo mundo que nos rodeia. Abra a sua mente e leia atentamente as sábias palavras de Roberto Shinyashiki, aceite a mudança, faça parte da mudança, alcance a verdadeira felicidade com simples e pequenos passos.
• A importância de ser grato
Ser grato é sinal de boa educação.
• Beneficiários têm até 29 de dezembro para sacar PIS/Pasep
O valor do benefício ao trabalhador é de um salário mínimo. Ministério do Trabalho pede atenção para não perder a data limite para o saque
• Medidas destravam microcrédito para pequenos negócios
Empresas com faturamento de até R$ 300 milhões poderão refinanciar parcelas atrasadas e a vencer com recursos do BNDES
• Somos ilimitados: não deixe a mente te convencer do contrário
Nada é impossível, mesmo que pareça. Minha experiência, no dia 02 de dezembro de 2016, com Alphonse Voigt, me fez ter ainda mais certeza disso
• 12 LEIS DA GRATIDÃO POUCO CONHECIDAS (QUE VÃO MUDAR SUA VIDA)
Pelo o que você é grato hoje? Como a gratidão afeta a sua vida?
• 5 dicas para terminar o ano com as contas da empresa no azul
Com 13º e férias, o fim do ano é uma época complicada para muitos empreendedores. Mas não é impossível fechar 2016 no azul. Veja essas dicas:
• 7 frases que devem ser evitadas no trabalho para melhorar a comunicação
Especialistas em desenvolvimento pessoal listam 7 frases negativas que deixam o ambiente profissional pesado e explicam como melhorar a comunicação e deixar o clima mais leve
• 20 dicas para o sucesso (e mude seu modo de ver as coisas)
Atingir o sucesso pode não ser um sonho distante, mas há um caminho a ser percorrido para que isso aconteça. Veja 20 dicas para o sucesso (pessoal e profissional)!