Banner
Notícias
Eduardo Shinyashiki
O perfeccionismo é um inimigo invisível, um obstáculo ao sucesso que leva muitas pessoas, especialmente no contexto profissional, a não agirem e a bloquearem uma ação por medo de não atingir aquilo que julgam “perfeito”. O profissional perfeccionista foca sempre nos seus defeitos e nas imprecisões do seu trabalho, elevando, assim, o estresse, a ansiedade e o sentimento de frustração.
Se o desejo de melhorar é certamente positivo, se levado à exasperação e ao extremo, prejudica o profissional e se torna negativo. Precisamos evitar que pequenos e simples erros se tornem catástrofes emocionais por causa de um modelo de perfeição que destrói a autoestima e a autoconfiança, distanciando cada vez mais o indivíduo da concretização dos resultados, da realização e da satisfação pessoal.
Quando repensamos continuamente e exaustivamente em cada detalhe de uma atividade com o anseio de que ela seja perfeita, o risco de perder de vista a maneira de atingir o objetivo é muito maior. O perfeccionista não dá o primeiro passo, mas se perde nos detalhes não enxergando mais o resultado.
É mais produtivo ir em direção à excelência e à vontade de melhorar constantemente do que buscar um padrão ilusório de perfeccionismo, conceito absoluto, de parâmetros e regras fixas, um labirinto e um círculo vicioso onde não se encontra a saída. Se ir em direção à excelência significa querer expandir, aprender e estar aberto a novos estímulos, o perfeccionismo nos aprisiona em uma camisa de força onde o nosso agir é limitado e bloqueado.
A excelência é muitas vezes confundida com o perfeccionismo, mas não são equivalentes, pois o perfeccionista vive na necessidade de ser invulnerável, buscando a imagem perfeita, a ação perfeita, a palavra perfeita, e cai, assim, na frustração e no fracasso, vivendo uma fachada de proteção que elimina a autenticidade da sua vida e coloca o medo de ser descoberto nas suas imperfeições, como dono das suas ações.
A excelência é flexibilidade, pois não tem parâmetros fixos ou regras a seguir. Buscar a excelência naquilo que se faz significa se preparar e se colocar nas melhores condições para enfrentar cada situação naquele determinado momento. A excelência inclui o fracasso e o erro vividos não como uma derrota, mas como resultados sobre os quais trabalhar e focar mais. Ela se torna então uma arte aprimorada por meio do hábito e do exercício de usar as próprias qualidades e potencialidades, perseverando no tempo para conseguir os objetivos escolhidos e buscando melhorar a cada dia com a consciência de que não somos infalíveis, mas sim pessoas em contínua evolução.
Eduardo Shinyashiki - Palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, Eduardo também é escritor e autor de importantes livros como Transforme seus Sonhos em Vida, da Editora Gente, sua publicação mais recente. www.edushin.com.br.
Se o desejo de melhorar é certamente positivo, se levado à exasperação e ao extremo, prejudica o profissional e se torna negativo
Dicas
-
• 7 dicas para você ser mais disciplinada no trabalho !
Especialistas dão dicas para ajudá-la a ser mais disciplinada e organizada no trabalho.
Todo mundo gosta de trabalhar com a pessoa que, geralmente, são disciplinadas. • Descubra se você sabe equilibrar carreira e vida pessoal Veja dicas para verificar se você está atingindo esta harmonia e como você pode mudar esta situação, caso sua resposta seja negativa • Como trabalhar com a geração Y? Cada vez mais, enfrentamos a dificuldade de adotar uma rotina diária, sempre com as mesmas atividades e sem perspectiva de desenvolvimento. • Garanta seu sucesso, desenvolva seus talentos Todos nós, seres humanos, somos detentores de talentos, não há pessoa que não os possua. A grande verdade é que nem todos estão dispostos a trabalhar e enfrentar o que for preciso para potencializar talentos e extrair o melhor deles. • AS EMPRESAS OLHAM TUDO !! CUIDADO Pesquisa revela que as companhias observam a intimidade de seus funcionários nas redes sociais e que o comportamento digital pode levar à demissão. Religião, política e futebol estão entre as coisas que elas mais reparam • Os segundos mais importantes da sua vida em 2014. Em 2014 você vai viver 31 milhões e 536 mil segundos.
E dentro de cada um deles se esconde o segredo da felicidade.
A questão é que não encontramos essa felicidade porque a procuramos no passado e no futuro, mas nunca no presente. • Como fazer networking sem parecer interesseiro Nem todo mundo nasceu com o talento para se conectar com quem não conhece. • Roberto Shinyashiki - Cuidado com os burros motivados Em Heróis de verdade, o escritor combate a supervalorização da aparência e diz que falta ao Brasil competência, e não auto-estima.
LEITURA IMPERDÍVEL !!! • 15 erros ao pedir por uma promoção Todo mundo quer ter um aumento. Por mais que você ganhe bem, sempre chega o momento em que você acredita que merece mais, especialmente, no final do ano. E, muitas vezes, você merece mesmo. • 5 coisas que pessoas bem sucedidas fazem ao acordar. Você acha que as pessoas bem sucedidas acordam e vão direto para o trabalho? Está enganado.