Banner
Notícias
Vivian Ito
Um dos maiores problemas que as empresas enfrentam atualmente é o distanciamento de seus funcionários e operários com a estratégia da companhia. Para especialistas, o final do ano pode ser o momento ideal para realizar ações que revertam o cenário.
Uma das práticas consiste em pedir o feedback aos funcionários para avaliar o desempenho e as políticas praticadas pela companhia. Para a coach de carreira e diretora da consultoria OrganizUp, Débora Monique, hoje em dia os profissionais não querem apenas uma remuneração financeira, mas também uma participação maior nas decisões estratégicas. "O bônus e a participação dos lucros são ações positivas", afirma. Contudo, os profissionais não se sentem mais valorizados, necessariamente, diz.
De acordo com a pesquisa realizada pela SurveyMonkey, 40% dos brasileiros consultados afirmam que as empresas em que trabalham não solicitam suas opiniões antes de tomar uma decisão. Além disso, mais de 50% afirmam que suas empresas nunca ou raramente pedem feedback sobre as políticas praticadas.
Mas a especialista alerta que deve haver um comprometimento de parte da empresa. A opinião deve ser levada em consideração na hora de realizar o planejamento do ano seguinte. Caso contrário, a ação terá um impacto negativo no comprometimento do funcionário.
Planejamento anual
Além de incentivar o engajamento do profissional, a estratégia também permite que a companhia colete informações pessoais sobre o colaborador. "É importante descobrir o que o funcionário pensa e como irá direcionar a sua carreira", explica a vice-presidente de estratégia de recursos humanos da Associação Paulista de RH Aapsa, Angela Castro.
Desta forma é possível alinhar as perspectivas do colaborador com os da empresa e incluir as ações necessárias para que isto seja realizado nas estratégias previstas para 2015.
De acordo com a especialista, a interligação da estratégia pode trazer benefícios para ambos. De um lado, o funcionário poderá planejar a sua carreira, o que garante sua permanência na empresa. E pelo outro lado, a companhia terá um profissional mais engajado com as metas. "É necessário que o funcionário se sinta responsável pelo processo", diz.
Segundo a pesquisa, apenas 19% dos entrevistados afirmam que suas empresas proporcionam oportunidades de desenvolvimento de carreira. Para Angela, outra ação que as empresas podem realizar no final do ano é o investimento e planejamento em comunicação. Mesmo construindo em conjunto as metas para o próximo ano, é necessário que isso seja explicado para todos os funcionários. "Um e-mail geral não explica nada", completa.
Cada setor e linha de produção participam de uma forma diferente nos resultados, portanto é importante que a explicação seja adequada a cada grupo envolvido. "O importante é que a explicação diga qual é a meta pretendida e como pode ser atingida", analisa.
Participação
O diretor e consultor da Wiabiliza Soluções Empresariais, José Antonio Prudente, concorda. "A cultura corporativa ainda mantém o planejamento entre os gestores", confirma. Para ele, a integração entre ambos pode ser muito eficaz. Entretanto, a ação não é pontual e exige ações contínuas a longo do ano.
É necessário que as companhias repensem seu balanço e política de participação de colaboradores anualmente. Mas, é crucial que incluam em seu planejamento campanhas motivacionais e que invistam em sistemas de relacionamento como uma intranet, diz.
Além disso, um sistema de remuneração claro para os colaboradores também pode ajudar. Se o funcionário entender que cada ação realizada terá uma consequência positiva em sua remuneração, ele poderá calcular o ganho de seu esforço e, consequentemente, sentir-se mais valorizado.
Ainda segundo ele, o modelo de ação é estratégico no período de instabilidade econômica. "Se 2015 for mais difícil, campanhas de comprometimento ajudarão a atingir as metas", afirma Prudente.
Segundo ele, as metas setoriais podem ser úteis até nas pequenas atividades. Se os gastos precisarem diminuir 15%, o valor pode ser reduzido em ações de conscientização: "Um exemplo é o setor operacional, que pode reduzir os desperdícios, e o financeiro, que pode trabalhar no corte de gastos", conclui.
Ação concreta
De acordo com o responsável pela operação brasileira da consultoria de pesquisa on-line SurveyMonkey, Rodolfo Ohl, o feedback do funcionário também pode ajudar na hora de identificar os problemas de liderança da empresa. Para ele, a maior parte dos funcionários que saem de uma companhia procura o desligamento do chefe, e não da empresa em si. "Dessa forma, pode-se evitar a perda de funcionários", diz.
Ainda segundo a pesquisa da SurveyMonkey, 38% dos funcionários com idade entre 25 e 35 anos no Brasil cogitam a possibilidade de deixar os seus empregos atuais nos próximos seis meses. Isso ocorre porque 37% dos brasileiros consideram que suas empresas não têm atenção com eles. "O que mostra como realizar estratégias de engajamento é necessário", conclui Ohl.
Ações de engajamento e feedback costumam fazer a diferença na hora de traçar metas futuras. A participação dos colaboradores deve aumentar o comprometimento da equipe, diz especialista
Dicas
-
• Conflitos são inevitáveis. Aprenda a desarmá-los
Gerenciar conflitos é uma das principais tarefas de um líder. O consultor Karim Khoury mostra como esta habilidade pode ser aprendida e aplicada
• Apps para produtividade. Não perca tempo!
Empreender pode parecer algo descolado. O empreendedor é aquele sujeito explorador, que está a frente de seu tempo e pode transformar uma visão inovadora em um negócio rentável e divertido
• Sorriso, postura e soluções: 5 jeitos de impressionar o chefe em 30 seg
A correria do dia a dia e em meio ao turbilhão de tarefas, pode ser difícil estabelecer uma relação com o chefe e chamar sua atenção.
• 3 cursos e especializações para turbinar sua carreira de contabilidade
Por muito tempo, os profissionais de contabilidade foram limitados a fazer apenas as análises financeiras das empresas, ficando sob sua responsabilidade todos os registros contábeis.
• Sucesso: você tem disposição para pagar o preço?
Quando você plantou a árvore que te dá sombra hoje?
• TRABALHO, FELICIDADE E RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Você já notou como a linha divisória que separa a vida profissional da vida pessoal, familiar e tantas outras ‘facetas’ está cada vez mais tênue?
• O péssimo hábito da procrastinação
Quando é que você pretende se tornar mais organizado e mudar a sua vida para a melhor? Como se livrar do triste hábito da procrastinação? Mude seus hábitos e mude sua vida
• Feirão Limpa Nome oferece desconto de até 95% em dívidas
Evento ficará aberto até o dia 14 deste mês; empresas como Itaú, Vivo, Leader Card e Pernambucanas estão participando
• 4 lições do pôquer para ser um empreendedor super produtivo
Se empreender já não é uma tarefa fácil, apresentar também uma alta performance todos os dias parece uma missão impossível: como avaliar o próprio desempenho, diante de tanto estresse diário?
• Estas 7 atitudes podem decretar o seu fracasso profissional
Queda: muitos profissionais não percebem que seu comportamento é prejudicial para a carreira