Banner
Notícias
“A boa publicidade aumenta vendas, a grande publicidade constrói fábricas”, frase famosa de Bill Bernbach, um dos principais nomes da história da publicidade e da propaganda mundial. No Brasil, este ramo da comunicação tem crescido nos últimos anos, ganhando destaque entre os investimentos empresariais. Estudo “Consensus Ad Forecas”, divulgado recentemente pela Warc – empresa que realiza pesquisas periódicas da área em diversos países –, aponta um aumento de 7,9% para 2015.
Em 2014, a estimativa brasileira é crescer 5,8% e aproximadamente 5% é a projeção mundial. Até o momento, o Brasil lidera o ranking de aumento de volume de verbas para a publicidade, com crescimento de 12,8%, estando à frente da Índia e da China. No ano passado, o país ocupava o terceiro lugar. Os dados sinalizam a Copa do Mundo como o principal motivo deste avanço em comunicação publicitária.
Entre os tipos de mídia no Brasil, a internet é que mais tem projeção de crescer em 2014: 20,8%. Em seguida aparecem a mídia exterior, com previsão de 17,6%, e a televisão, com aumento de 15,3%. Rádio, cinema, revistas e jornais estima-se crescimento de 8,5%, 5,6%, 4,4% e 1,6%, respectivamente.
Para o publicitário e sócio da Free Multiagência, Romeu Reichert, os dados divulgados pela Warc revelam a importância que a publicidade vem assumindo no mercado internacional e, principalmente, brasileiro. “Dentro de uma organização, e isso inclui os diversos ramos, a publicidade e a propaganda precisam estar inseridas nas estratégias, como ferramentas fundamentais para o trabalho de fazer a marca chegar até o público-alvo e concretizar os objetivos de vendas propostos”, explica.
Comunicação para todos
Segundo Reichert, o mundo dos negócios vive um momento contemporâneo, onde tudo se modifica facilmente e surgem novas tecnologias e ferramentas a todo instante. As empresas precisam acompanhar este movimento para que estejam em constante avanço e a comunicação faz parte da situação atual de contemporaneidade. “A publicidade e a propaganda são muito mais do que divulgar uma promoção e ofertas de uma empresa, por exemplo. A comunicação visa chegar até o público-alvo a mensagem que a organização deseja passar, bem como mostrar que esta empresa é presente no mercado”, ressalta.
Reichert também destaca que a comunicação é ponto-chave tanto para as grandes organizações quanto para as micro e médias empresas. De acordo com o publicitário, a publicidade das que possuem grande dimensão e, normalmente, já estão consolidadas no ramo em que trabalham é fundamental para atualizar o mercado sobre o que atuam e para se manter em evidência, inclusive diante da concorrência. Enquanto as empresas de menor porte podem aproveitar da comunicação para ganhar visibilidade e chegar até o público-alvo.
“O consumidor atual está conectado constantemente entre as mais diversas mídias, e não só a digital. É antenado, crítico e exigente, o que explica a importância da publicidade para deixar a empresa em destaque. Os dados recentes da Warc mostram o cenário da comunicação e precisam chamar a atenção dos empreendedores que ainda não confiam no poder publicitário”, finaliza.
A publicidade certa para pequenas, médias e grandes empresas
Dicas
-
• O que importa mais: saber resolver problemas ou evitá-los?
Só para esclarecer nosso leitor: Qualidade Total é um Sistema de gestão voltado para a satisfação de seus stakeholders — clientes, investidores, funcionários e sociedade.
• 10 Dicas para ter uma Carreira Profissional de Sucesso
Ter uma carreira profissional de sucesso é o sonho de muitas pessoas, já que garante estabilidade financeira e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. Por isso, confira algumas dicas para quem pretende se sair bem na profissão que escolheu ou que pretende seguir.
• Linguagem corporal: como ela pode ter impactos no sucesso profissional
Você sabia que 55% da comunicação ocorre por meio de gestos e expressões faciais? Veja como a linguagem corporal pode impactar a vida profissional
• 10 maneiras simples de ser mais feliz todos os dias
O primeiro passo para a alegria é cuidar bem de si mesmo
• Como viver (e se tornar uma pessoa) melhor
É muito simples.
Nas próximas três semanas, leia e siga todo dia o roteiro abaixo: • 10 truques para ter mais energia A gente já se acostumou a correr contra o relógio para dar conta de trabalho, estudo, tarefas domésticas e achar que a vida é assim mesmo: quanto mais agitada, melhor. Só que um dia o corpo reclama. • 9 hábitos que atrapalham sua produtividade no trabalho Nada sabota mais a sua produtividade do que maus hábitos. Eles vão aparecendo lentamente até que você percebe os danos que estão causando. • Mudanças: Benefícios de Auxílio-Doença e Aposentadoria por Invalidez Merece especial atenção por parte de todos os aposentados por invalidez e beneficiários do auxílio-doença da Previdência Social a publicação da Medida Provisória n° 739, no dia 07 de julho de 2016. • 9 formas de ajudar um colega de trabalho que está deprimido Depressão: estar atento também significa ser capaz de identificar a diferença entre uma fase de estresse e a depressão clínica • 7 maneiras de aperfeiçoar o relacionamento com o cliente Para que os clientes se sintam acolhidos, é necessário conhecer detalhes mais aprofundados que apenas idade, classe social e sexo