Banner
Notícias
“A boa publicidade aumenta vendas, a grande publicidade constrói fábricas”, frase famosa de Bill Bernbach, um dos principais nomes da história da publicidade e da propaganda mundial. No Brasil, este ramo da comunicação tem crescido nos últimos anos, ganhando destaque entre os investimentos empresariais. Estudo “Consensus Ad Forecas”, divulgado recentemente pela Warc – empresa que realiza pesquisas periódicas da área em diversos países –, aponta um aumento de 7,9% para 2015.
Em 2014, a estimativa brasileira é crescer 5,8% e aproximadamente 5% é a projeção mundial. Até o momento, o Brasil lidera o ranking de aumento de volume de verbas para a publicidade, com crescimento de 12,8%, estando à frente da Índia e da China. No ano passado, o país ocupava o terceiro lugar. Os dados sinalizam a Copa do Mundo como o principal motivo deste avanço em comunicação publicitária.
Entre os tipos de mídia no Brasil, a internet é que mais tem projeção de crescer em 2014: 20,8%. Em seguida aparecem a mídia exterior, com previsão de 17,6%, e a televisão, com aumento de 15,3%. Rádio, cinema, revistas e jornais estima-se crescimento de 8,5%, 5,6%, 4,4% e 1,6%, respectivamente.
Para o publicitário e sócio da Free Multiagência, Romeu Reichert, os dados divulgados pela Warc revelam a importância que a publicidade vem assumindo no mercado internacional e, principalmente, brasileiro. “Dentro de uma organização, e isso inclui os diversos ramos, a publicidade e a propaganda precisam estar inseridas nas estratégias, como ferramentas fundamentais para o trabalho de fazer a marca chegar até o público-alvo e concretizar os objetivos de vendas propostos”, explica.
Comunicação para todos
Segundo Reichert, o mundo dos negócios vive um momento contemporâneo, onde tudo se modifica facilmente e surgem novas tecnologias e ferramentas a todo instante. As empresas precisam acompanhar este movimento para que estejam em constante avanço e a comunicação faz parte da situação atual de contemporaneidade. “A publicidade e a propaganda são muito mais do que divulgar uma promoção e ofertas de uma empresa, por exemplo. A comunicação visa chegar até o público-alvo a mensagem que a organização deseja passar, bem como mostrar que esta empresa é presente no mercado”, ressalta.
Reichert também destaca que a comunicação é ponto-chave tanto para as grandes organizações quanto para as micro e médias empresas. De acordo com o publicitário, a publicidade das que possuem grande dimensão e, normalmente, já estão consolidadas no ramo em que trabalham é fundamental para atualizar o mercado sobre o que atuam e para se manter em evidência, inclusive diante da concorrência. Enquanto as empresas de menor porte podem aproveitar da comunicação para ganhar visibilidade e chegar até o público-alvo.
“O consumidor atual está conectado constantemente entre as mais diversas mídias, e não só a digital. É antenado, crítico e exigente, o que explica a importância da publicidade para deixar a empresa em destaque. Os dados recentes da Warc mostram o cenário da comunicação e precisam chamar a atenção dos empreendedores que ainda não confiam no poder publicitário”, finaliza.
A publicidade certa para pequenas, médias e grandes empresas
Dicas
-
• QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS QUALIDADES DE UM LÍDER?
Algumas das características fundamentais do bom líder são integridade, motivação, empatia, autoconfiança, sensibilidade, autoconhecimento, criatividade e humildade.
• Inteligência social, aprenda a se conectar com os demais
O exercício proposto neste artigo proporcionará grandes benefícios, que contribuirão para que você alcance tudo aquilo que deseja.
• Conselhos para prevenir a perda de memória
Dicas para manter-se sempre em movimento e com a memória saudável...
• Outro conceito de sucesso
Nem sempre crescer verticalmente na pirâmide é a única forma de sucesso profissional
• Motivação: seu papel para atingir resultados
O administrador assumindo o papel de líder na organização, terá por função identificar os aspectos que possam motivar os seus liderados, estimulando-os e garantindo que tenham os recursos necessários para dar o melhor de si em prol do planejamento
• Quatro dicas para não errar no planejamento da empresa
Por trazer todos esses benefícios e melhorar a organização da empresa, o planejamento é uma etapa importante para empresas de qualquer porte
• O segredo do sucesso está no gerenciamento de riscos
Passar ileso por uma crise depende de uma boa gestão.
• Somos empresas fortes quando temos lideranças
Perceba que grandes líderes estão sempre interligados, pois a liderança os uniu.
• É possível ter sucesso no trabalho e na família?
Pesquisa do site americano CarrerBuilder mostra que mais de 70% de profissionais com filhos acreditam que são bem sucedidos nas duas esferas
• Taxa de desemprego sobe para 7,9%
Segundo o IBGE, o índices de desocupação cresceu na comparação com o quarto trimestre de 2014