Banner
Notícias
“A boa publicidade aumenta vendas, a grande publicidade constrói fábricas”, frase famosa de Bill Bernbach, um dos principais nomes da história da publicidade e da propaganda mundial. No Brasil, este ramo da comunicação tem crescido nos últimos anos, ganhando destaque entre os investimentos empresariais. Estudo “Consensus Ad Forecas”, divulgado recentemente pela Warc – empresa que realiza pesquisas periódicas da área em diversos países –, aponta um aumento de 7,9% para 2015.
Em 2014, a estimativa brasileira é crescer 5,8% e aproximadamente 5% é a projeção mundial. Até o momento, o Brasil lidera o ranking de aumento de volume de verbas para a publicidade, com crescimento de 12,8%, estando à frente da Índia e da China. No ano passado, o país ocupava o terceiro lugar. Os dados sinalizam a Copa do Mundo como o principal motivo deste avanço em comunicação publicitária.
Entre os tipos de mídia no Brasil, a internet é que mais tem projeção de crescer em 2014: 20,8%. Em seguida aparecem a mídia exterior, com previsão de 17,6%, e a televisão, com aumento de 15,3%. Rádio, cinema, revistas e jornais estima-se crescimento de 8,5%, 5,6%, 4,4% e 1,6%, respectivamente.
Para o publicitário e sócio da Free Multiagência, Romeu Reichert, os dados divulgados pela Warc revelam a importância que a publicidade vem assumindo no mercado internacional e, principalmente, brasileiro. “Dentro de uma organização, e isso inclui os diversos ramos, a publicidade e a propaganda precisam estar inseridas nas estratégias, como ferramentas fundamentais para o trabalho de fazer a marca chegar até o público-alvo e concretizar os objetivos de vendas propostos”, explica.
Comunicação para todos
Segundo Reichert, o mundo dos negócios vive um momento contemporâneo, onde tudo se modifica facilmente e surgem novas tecnologias e ferramentas a todo instante. As empresas precisam acompanhar este movimento para que estejam em constante avanço e a comunicação faz parte da situação atual de contemporaneidade. “A publicidade e a propaganda são muito mais do que divulgar uma promoção e ofertas de uma empresa, por exemplo. A comunicação visa chegar até o público-alvo a mensagem que a organização deseja passar, bem como mostrar que esta empresa é presente no mercado”, ressalta.
Reichert também destaca que a comunicação é ponto-chave tanto para as grandes organizações quanto para as micro e médias empresas. De acordo com o publicitário, a publicidade das que possuem grande dimensão e, normalmente, já estão consolidadas no ramo em que trabalham é fundamental para atualizar o mercado sobre o que atuam e para se manter em evidência, inclusive diante da concorrência. Enquanto as empresas de menor porte podem aproveitar da comunicação para ganhar visibilidade e chegar até o público-alvo.
“O consumidor atual está conectado constantemente entre as mais diversas mídias, e não só a digital. É antenado, crítico e exigente, o que explica a importância da publicidade para deixar a empresa em destaque. Os dados recentes da Warc mostram o cenário da comunicação e precisam chamar a atenção dos empreendedores que ainda não confiam no poder publicitário”, finaliza.
A publicidade certa para pequenas, médias e grandes empresas
Dicas
-
• Tipos de Treinamentos Comportamentais
O ser humano passa por diversas fases em sua vida, e todas as experiências que vamos adquirindo no decorrer do tempo formam nossa visão de mundo. Estas experiências aliadas a fatores culturais, educação familiar e convívio social vão formando o caráter e as convicções de cada indivíduo.
• Escolha o mais importante - trabalhe menos e entregue mais
Trabalhe menos e entregue mais. O Princípio de Pareto propõe uma nova forma de encarar suas atividades dentro e fora do escritório
• Como negociar com alguém mais poderoso do que você
Saber ouvir e perguntar as perguntas certas, além de se manter flexível, são algumas das dicas dos especialistas
• 10 perguntas e respostas sobre cotas em concursos públicos
Recentemente, a lei passou a reservar a negros e pardos 20% das vagas em concursos públicos; tire suas dúvidas sobre a aplicação da regra
• O que fazer aos 20 para ter sucesso aos 30 anos
Para especialistas, mais do que buscar o emprego dos sonhos, jovens deveriam se preocupar em conhecer mais o mundo ao seu redor e a si mesmos
• 5 características de empreendedores que fazem a diferença
Professora fala sobre o que é preciso ter ou desenvolver para ser um empreendedor de verdade
5 características de empreendedores que fazem a diferença
Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo • 6 mitos e verdades sobre trabalho em equipe Tarefas em grupo são um pesadelo para você? Listamos ideias falsas e verdadeiras sobre o perfil de quem curte (ou não) participar de projetos coletivos • Cinco respostas para começar a fazer exercícios sem gastar muito dinheiro Veja abaixo algumas dicas para começar agora • 10 hábitos que estão matando a sua produtividade Mensagens de celular? Redes sociais? Reuniões? Veja os fatores que mais atrasam as entregas nas empresas, segundo pesquisa do CareerBuilder • 6 fatores que podem estar atrasando a sua promoção Contexto econômico, tamanho da empresa e incompatibilidade de perfil levam à estagnação de uma carreira; entenda o que pode estar emperrando o seu crescimento