Banner
Notícias
Karine Gresser
Já estamos no final deste ano, mas ainda dá tempo de se planejar para 2015! O cenário atual mostra a economia com números não muito favoráveis, o que torna ainda mais essencial o planejamento dos negócios para os próximos meses. Para traçar as metas futuras é necessário avaliar os números de 2014 e fazer uma projeção para o ano que vem. Uma ferramenta que pode auxiliar muito neste trabalho do pequeno empresário é um sistema de gestão online. Para fazer o planejamento, uma dica é seguir esses 5 passos:
1. Faça uma análise do passado
Relatórios de sistemas são ótimas opções para visualizar o que aconteceu com a empresa no ano anterior. O sistema de gestão online myrp emite um relatório de faturamento dos últimos 12 meses, com o qual o empreendedor consegue ter uma noção mais clara da sazonalidade de suas vendas, observar em que meses o negócio é mais ou menos rentável e se planejar adequadamente.
2. Detalhe as metas futuras no sistema
Para começar a planejar é preciso pontuar tudo que se pretende fazer para o próximo ano. Uma ferramenta importante para isso é fazer o fluxo de caixa previsto, com as informações sobre as vendas, compras e contas que vai ter a pagar e receber, com uma média de valores para esses itens para os próximos meses. Dessa forma fica mais fácil visualizar o futuro, vendo que valores vão sobrar e planejar onde pode investir, ou até mesmo antecipar em que época pode faltar dinheiro e se precaver. Assim, é possível preparar um plano de ação consistente.
3. Crie medidas com base nas informações levantadas
Muitos empresários planejam as ações para o futuro, mas não analisam a viabilidade financeira para colocar em prática suas ideias. Planejam comprar novos equipamentos, mas não tomam ações que aumentem as receitas e possibilitem os investimentos. Sem isso, acabam não realizando o planejado e se frustrando. Com a visão geral sobre o passado da empresa e o que pretende para o futuro é possível definir, por exemplo, que para aumentar as vendas é preciso primeiro contratar mais pessoas, ou que para enfrentar uma sazonalidade serão necessários investimentos em comunicação que devem ser iniciados bem antes.
4. Defina prazos e responsáveis pelas ações
Para que as ações realmente sejam colocadas em práticas e gerem resultados, é essencial definir quem serão os responsáveis pelas medidas do ano seguinte. Também é importante estipular prazos para que tudo seja realizado, dentro do planejamento que foi criado com base nas informações do sistema de gestão.
5. Volte para o sistema de gestão
O passo final, com todas as essas ideias já definidas, é voltar para o sistema de gestão e atualizar as projeções. Com esses números determinados de forma responsável e consciente, a chance de ter um resultado de sucesso no próximo ano é muito maior!
O cenário atual mostra a economia com números não muito favoráveis, o que torna ainda mais essencial o planejamento dos negócios para os próximos meses
Dicas
-
• 7 atitudes de pessoas hiperprodutivas no trabalho
São Paulo - Quando o assunto é produtividade, um desafio é universal: realizar tarefas dentro do prazo.
• O papel essencial da motivação
Pense o que você quer contar aos seus netos, bisnetos e amigos sobre a carreira (ou carreiras) que teve.
• 5 erros comuns em Planejamento Estratégico
Na administração de empresas existem milhares de técnicas para ajudar os gestores na condução de seus negócios
• Aposentadoria: As vantagens da fórmula 85/95 e a desaposentação
Advogado previdenciário destaca que a desaposentação pode ser ainda mais rápida com a vigência da regra 85/95
• O Coaching e o florescimento de uma nova liderança no século XXI
O mundo contemporâneo vive profundas transformações políticas e socioeconômicas nas instituições globais, como também no cenário nacional, onde a tônica é a crise paradigmática a que o ser humano está imerso e reclama a restauração de valores sistêmicos e sustentáveis da vida.
• 5 Regras para uma carreira de sucesso
Uma carreira de sucesso é uma carreira com conceitos traçados, todo profissional requer um futuro promissor. Para isso foi montado 5 regras de como seguir na sua carreira de maneira evolutiva.
• Inovação, a essência do empreendedorismo
Peter Drucker, o homem que inventou a administração, segundo a revista Business Week, certa vez, em um de seus vários lampejos de criatividade
• Uma habilidade que todo líder deveria ter: simplificar as coisas
Esse é o papel do líder, criar um foco simples sobre o que é realmente importante
• 7 maneiras de chamar a atenção de seus clientes Confira dicas para expor seus produtos da maneira adequada e atrair clientes para sua loja • Finanças aprova saque do PIS/Pasep para trabalhador desempregado há seis meses Pelo texto original, o beneficiário deve estar desempregado há, no mínimo três meses, mas a comissão alterou esse prazo para seis meses.