Banner
Notícias
Karine Gresser
Já estamos no final deste ano, mas ainda dá tempo de se planejar para 2015! O cenário atual mostra a economia com números não muito favoráveis, o que torna ainda mais essencial o planejamento dos negócios para os próximos meses. Para traçar as metas futuras é necessário avaliar os números de 2014 e fazer uma projeção para o ano que vem. Uma ferramenta que pode auxiliar muito neste trabalho do pequeno empresário é um sistema de gestão online. Para fazer o planejamento, uma dica é seguir esses 5 passos:
1. Faça uma análise do passado
Relatórios de sistemas são ótimas opções para visualizar o que aconteceu com a empresa no ano anterior. O sistema de gestão online myrp emite um relatório de faturamento dos últimos 12 meses, com o qual o empreendedor consegue ter uma noção mais clara da sazonalidade de suas vendas, observar em que meses o negócio é mais ou menos rentável e se planejar adequadamente.
2. Detalhe as metas futuras no sistema
Para começar a planejar é preciso pontuar tudo que se pretende fazer para o próximo ano. Uma ferramenta importante para isso é fazer o fluxo de caixa previsto, com as informações sobre as vendas, compras e contas que vai ter a pagar e receber, com uma média de valores para esses itens para os próximos meses. Dessa forma fica mais fácil visualizar o futuro, vendo que valores vão sobrar e planejar onde pode investir, ou até mesmo antecipar em que época pode faltar dinheiro e se precaver. Assim, é possível preparar um plano de ação consistente.
3. Crie medidas com base nas informações levantadas
Muitos empresários planejam as ações para o futuro, mas não analisam a viabilidade financeira para colocar em prática suas ideias. Planejam comprar novos equipamentos, mas não tomam ações que aumentem as receitas e possibilitem os investimentos. Sem isso, acabam não realizando o planejado e se frustrando. Com a visão geral sobre o passado da empresa e o que pretende para o futuro é possível definir, por exemplo, que para aumentar as vendas é preciso primeiro contratar mais pessoas, ou que para enfrentar uma sazonalidade serão necessários investimentos em comunicação que devem ser iniciados bem antes.
4. Defina prazos e responsáveis pelas ações
Para que as ações realmente sejam colocadas em práticas e gerem resultados, é essencial definir quem serão os responsáveis pelas medidas do ano seguinte. Também é importante estipular prazos para que tudo seja realizado, dentro do planejamento que foi criado com base nas informações do sistema de gestão.
5. Volte para o sistema de gestão
O passo final, com todas as essas ideias já definidas, é voltar para o sistema de gestão e atualizar as projeções. Com esses números determinados de forma responsável e consciente, a chance de ter um resultado de sucesso no próximo ano é muito maior!
O cenário atual mostra a economia com números não muito favoráveis, o que torna ainda mais essencial o planejamento dos negócios para os próximos meses
Dicas
-
• Decreto deve reduzir espera por troca de produto com defeito a até 12 dias
O governo e o setor produtivo chegaram finalmente a um acordo sobre a lista de produtos que devem ter a troca acelerada em caso de defeito.
• O pagamento do pró-labore é obrigatório?
Diferente do salário, o pró-labore não implica na obrigação do pagamento de 13º salário, FGTS, férias e outros benefícios trabalhistas.
• 10 passos para transformar sua equipe e ambiente de trabalho
Contratar apenas pessoas melhores que você é um deles
• Muito além do Facebook: sua empresa precisa estar nas outras redes sociais
Marcar presença nas mídias sociais deixou de ser uma escolha, virou necessidade. E é preciso atuar várias delas para obter retorno. Conheça os exemplos da Starbucks e da Imaginarium
• Pare de arrumar desculpas e supere suas metas
Pare de procurar culpados, olhe para dentro de si, mexa-se, inove e maximize sua performance
• Empreendedorismo de batom e salto alto
Em comum, elas trazem a marca da autoconfiança
• Como não cair na 'malha fina' da Receita Federal
O professor de finanças da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas dá dicas para os contribuintes não caírem na “malha fina".
• Saiba utilizar o Funil de Marketing Digital para potencializar seus negócios
Conheça profissionais que utilizam essa poderosa estratégia de vendas e descobriram um novo meio de conquistar clientes.
• Quem se comunica (demais) se trumbica
Facebook, Twitter, Instagram e outros tantos sites expõem nossos momentos profissionais, amizades, vida em família, preferências políticas e até questões existenciais
• Como o fim da desoneração pode afetar os custos de sua empresa
Companhias de 56 segmentos que desde 2011 foram beneficiadas com redução de encargos sobre a folha de pagamento agora perdem parte dessa vantagem