Banner
Notícias
Para muitas pessoas, o simples fato de tomar decisões pode se transformar em um verdadeiro conflito. “Será que estou fazendo a coisa certa?”. “Será que a minha decisão implicará em alguma consequência?”. “O que poderá acontecer se eu optar por esta ou aquela alternativa?”. As dúvidas são as mais diversas possíveis e chegar à decisão certa é algo que tira o sono de muitos líderes e empreendedores no universo corporativo.
Seja qual for a situação, o líder deve ter a consciência de que, ao escolher uma possibilidade, todas as outras serão deixadas de lado. “Para chegar a alguma solução, ele precisa analisar a aquele momento a partir de uma visão macro e avaliar todos os prós e os contras. Ele também deve considerar o que aquela decisão pode impactar nas pessoas que, por ventura, podem estar envolvidas. Neste contexto, antes de qualquer coisa, é indicado ter cautela para evitar a decisão por impulso ou por motivos emocionais”, orienta o sócio-fundador e diretor comercial da Mega Sistemas Corporativos S.A., Walmir Scaravelli.
De acordo com Scaravelli, os líderes nunca devem esquecer que o poder de decidir aquilo que será melhor para a empresa ou para o grupo está em suas mãos e cita algumas características como essenciais para atingir o melhor resultado: caráter, coragem, ética, sabedoria e integridade. “Por outro lado, aqueles que se deixam dominar pela arrogância, insegurança, orgulho ou vaidade tendem ao insucesso na sua escolha”, complementa.
Abaixo, o executivo lista dez dicas para chegar às decisões mais acertadas no dia a dia empresarial.
1. Conhecer o problema
É extremamente importante buscar informações sobre o assunto em questão para identificar as possíveis soluções e chegar à escolha do caminho que seja a mais indicado para aquele momento.
2. Preocupar-se com o bem-estar a equipe
É preciso levar em consideração todas as necessidades das pessoas envolvidas para que elas não sofram consequências graves devido a esta ou aquela decisão.
3. Ter consciência de suas escolhas
Os líderes devem ser responsáveis por aquilo que decidem. Afinal, as pessoas não acertam em todos os momentos. Nesse sentido, reconhecer erros e revertê-los rapidamente é imprescindível.
4. Apresentar visão holística
Levar em consideração os aspectos emocional, espiritual, físico e mental auxilia a encontrar soluções satisfatórias.
5. Não levar as situações para o lado pessoal
Isto é algo extremamente nocivo. Vale ressaltar que as decisões devem ser tomadas para resolver questões corporativas e não problemas que dizem respeito a você.
6. Não sabe o que fazer? Simplesmente, não faça
Como já diz a famosa Lei da Física, para toda ação há uma reação. Em casos de dúvida ou insegurança para chegar a alguma decisão, o mais indicado é se abster. Lembre-se: uma vez decidido, não há como escapar do ônus ou do bônus de sua escolha.
7. Mostrar confiança
Ser e estar confiante ajuda a acertar na decisão.
8. Considerar as suas limitações
Ao conhecê-las a fundo, será mais difícil deixá-las influenciar em suas decisões. Sempre é bom ressaltar que a busca por orientação, seja interna ou externa, também ajuda a chegar a alguma decisão.
9. Não deixar se influenciar
Faça suas escolhas a partir de suas convicções e não da opinião e ou da expectativa das outras pessoas.
10. Seja positivo
Confie nas suas habilidades e tenha sempre em mente que a sua decisão será para o melhor. Trabalhe para isso.
Seja qual for a situação, o líder deve ter a consciência de que, ao escolher uma possibilidade, todas as outras serão deixadas de lado
Dicas
-
• Coaching: uma habilidade essencial para exercer a liderança
Começar sem determinar o que é sucesso é o início do fracasso
• Profissional de futuro globalizado
A cada ano devemos elaborar e executar o nosso planejamento estratégico de conformidade com a limitação de nossos recursos e expectativas
• Segredos da linguagem corporal: alguns motivos pelos quais você nunca mais cruzará os braços
Veja uma análise bastante pertinente sobre o assunto e confira ainda cinco dicas que podem ajudar você em momentos importantes, como uma reunião de negócios ou uma entrevista de emprego
• Estas 7 atitudes podem decretar o seu fracasso profissional
Queda: muitos profissionais não percebem que seu comportamento é prejudicial para a carreira
• Cérebro: neuromarketing busca entender como funcionam as decisões de compra dos clientes
Cérebro: neuromarketing busca entender como funcionam as decisões de compra dos clientes
• Planejar, Prevenir, Agir... Diante de uma Crise, o Que Fazer?
Momento de parar e refletir! Hora de avaliar o que feito, o que não deu certo, fazer balanços e planejar o ano que vai chegar. De fato, tudo isso passa pela nossa cabeça quando vimos se aproximar as luzes do Novo Ano.
• Foque Nos Resultados e Não nas Tarefas
Você pode não estar produzindo o Resultado Esperado e ainda Não tem Liberdade de Tempo e de Escolha para Equilibrar Sua Vida Pessoal, Familiar e Profissional.
• 4 fatos que provam que o contador é o melhor parceiro das empresas de sucesso
O mundo dos negócios anda muito disputado e empreender no Brasil nunca foi tão concorrido
• Ouvir o Cliente pode reduzir os Custos e Aumentar as Vendas
Fingir que está escutando não significa estar ouvindo o dobro do que é falado, pois não se está presente no diálogo.
• Como liderar pessoas na era da hipercompetitividade?
Especialista IBE-FGV analisa mercado e dá dicas para se destacar em um cenário que muda a cada segundo