Banner
Notícias
Para muitas pessoas, o simples fato de tomar decisões pode se transformar em um verdadeiro conflito. “Será que estou fazendo a coisa certa?”. “Será que a minha decisão implicará em alguma consequência?”. “O que poderá acontecer se eu optar por esta ou aquela alternativa?”. As dúvidas são as mais diversas possíveis e chegar à decisão certa é algo que tira o sono de muitos líderes e empreendedores no universo corporativo.
Seja qual for a situação, o líder deve ter a consciência de que, ao escolher uma possibilidade, todas as outras serão deixadas de lado. “Para chegar a alguma solução, ele precisa analisar a aquele momento a partir de uma visão macro e avaliar todos os prós e os contras. Ele também deve considerar o que aquela decisão pode impactar nas pessoas que, por ventura, podem estar envolvidas. Neste contexto, antes de qualquer coisa, é indicado ter cautela para evitar a decisão por impulso ou por motivos emocionais”, orienta o sócio-fundador e diretor comercial da Mega Sistemas Corporativos S.A., Walmir Scaravelli.
De acordo com Scaravelli, os líderes nunca devem esquecer que o poder de decidir aquilo que será melhor para a empresa ou para o grupo está em suas mãos e cita algumas características como essenciais para atingir o melhor resultado: caráter, coragem, ética, sabedoria e integridade. “Por outro lado, aqueles que se deixam dominar pela arrogância, insegurança, orgulho ou vaidade tendem ao insucesso na sua escolha”, complementa.
Abaixo, o executivo lista dez dicas para chegar às decisões mais acertadas no dia a dia empresarial.
1. Conhecer o problema
É extremamente importante buscar informações sobre o assunto em questão para identificar as possíveis soluções e chegar à escolha do caminho que seja a mais indicado para aquele momento.
2. Preocupar-se com o bem-estar a equipe
É preciso levar em consideração todas as necessidades das pessoas envolvidas para que elas não sofram consequências graves devido a esta ou aquela decisão.
3. Ter consciência de suas escolhas
Os líderes devem ser responsáveis por aquilo que decidem. Afinal, as pessoas não acertam em todos os momentos. Nesse sentido, reconhecer erros e revertê-los rapidamente é imprescindível.
4. Apresentar visão holística
Levar em consideração os aspectos emocional, espiritual, físico e mental auxilia a encontrar soluções satisfatórias.
5. Não levar as situações para o lado pessoal
Isto é algo extremamente nocivo. Vale ressaltar que as decisões devem ser tomadas para resolver questões corporativas e não problemas que dizem respeito a você.
6. Não sabe o que fazer? Simplesmente, não faça
Como já diz a famosa Lei da Física, para toda ação há uma reação. Em casos de dúvida ou insegurança para chegar a alguma decisão, o mais indicado é se abster. Lembre-se: uma vez decidido, não há como escapar do ônus ou do bônus de sua escolha.
7. Mostrar confiança
Ser e estar confiante ajuda a acertar na decisão.
8. Considerar as suas limitações
Ao conhecê-las a fundo, será mais difícil deixá-las influenciar em suas decisões. Sempre é bom ressaltar que a busca por orientação, seja interna ou externa, também ajuda a chegar a alguma decisão.
9. Não deixar se influenciar
Faça suas escolhas a partir de suas convicções e não da opinião e ou da expectativa das outras pessoas.
10. Seja positivo
Confie nas suas habilidades e tenha sempre em mente que a sua decisão será para o melhor. Trabalhe para isso.
Seja qual for a situação, o líder deve ter a consciência de que, ao escolher uma possibilidade, todas as outras serão deixadas de lado
Dicas
-
• As 7 praticas que toda pequena empresa deveria ter
Atualizar o fluxo de caixa, gerenciar as vendas e motivar a equipe são algumas das inúmeras atividades que fazem parte do dia a dia de um empreendedor. Entretanto, muitos empresários ainda não conseguem adotar as práticas que todo negócio precisa para obter sucesso.
• 5 Comportamentos Destrutivos na Carreira
A convivência diária com colegas de trabalho faz com que despertemos tanto a admiração por alguns, quanto a percepção de que outros promovem o conflito e desagregam a equipe.
• Como contratar funcionários comprometidos e eficientes
Uma contratação pode representar para a empresa tanto ganhos quanto perdas e, por esse motivo
• Unir gerações é o desafio para todo tipo de empresa
Treinamento e flexibilidade de horário podem ser ações táticas
• 17 COISAS QUE AS PESSOAS EMOCIONALMENTE FORTES NÃO FAZEM
Uma vez que você acreditar que é emocionalmente forte, você inconscientemente atuará de maneira mais firme e assertiva e começará a assumir o controle sobre seus caprichos emocionais.
– Senora Roy • Sem crise, empreendedor Empreender é um sonho • A importância da Gestão Empresarial Para ampliar o negócio de uma instituição já consolidada, deve-se ter uma gestão direcionada para exibir transparência na administração e na divulgação de suas atividades. • Veja qual é o passo a passo para abrir uma empresa no Brasil A decisão por empreender é convencionalmente acompanhada de uma série de dúvidas sobre como formalizar o negócio. • Indicador que antecipa tendência econômica cai 0,6% em junho O IACE é um indicador que permite comparação direta dos ciclos econômicos do Brasil com os de 11 países e regiões como China, Estados Unidos, zona do euro, Austrália, França, Alemanha, Japão, México, Coreia, Espanha e Reino Unido. • Líder inspirador ou expirador? Conheça as três características do líder ideal