Banner
Notícias
Para muitas pessoas, o simples fato de tomar decisões pode se transformar em um verdadeiro conflito. “Será que estou fazendo a coisa certa?”. “Será que a minha decisão implicará em alguma consequência?”. “O que poderá acontecer se eu optar por esta ou aquela alternativa?”. As dúvidas são as mais diversas possíveis e chegar à decisão certa é algo que tira o sono de muitos líderes e empreendedores no universo corporativo.
Seja qual for a situação, o líder deve ter a consciência de que, ao escolher uma possibilidade, todas as outras serão deixadas de lado. “Para chegar a alguma solução, ele precisa analisar a aquele momento a partir de uma visão macro e avaliar todos os prós e os contras. Ele também deve considerar o que aquela decisão pode impactar nas pessoas que, por ventura, podem estar envolvidas. Neste contexto, antes de qualquer coisa, é indicado ter cautela para evitar a decisão por impulso ou por motivos emocionais”, orienta o sócio-fundador e diretor comercial da Mega Sistemas Corporativos S.A., Walmir Scaravelli.
De acordo com Scaravelli, os líderes nunca devem esquecer que o poder de decidir aquilo que será melhor para a empresa ou para o grupo está em suas mãos e cita algumas características como essenciais para atingir o melhor resultado: caráter, coragem, ética, sabedoria e integridade. “Por outro lado, aqueles que se deixam dominar pela arrogância, insegurança, orgulho ou vaidade tendem ao insucesso na sua escolha”, complementa.
Abaixo, o executivo lista dez dicas para chegar às decisões mais acertadas no dia a dia empresarial.
1. Conhecer o problema
É extremamente importante buscar informações sobre o assunto em questão para identificar as possíveis soluções e chegar à escolha do caminho que seja a mais indicado para aquele momento.
2. Preocupar-se com o bem-estar a equipe
É preciso levar em consideração todas as necessidades das pessoas envolvidas para que elas não sofram consequências graves devido a esta ou aquela decisão.
3. Ter consciência de suas escolhas
Os líderes devem ser responsáveis por aquilo que decidem. Afinal, as pessoas não acertam em todos os momentos. Nesse sentido, reconhecer erros e revertê-los rapidamente é imprescindível.
4. Apresentar visão holística
Levar em consideração os aspectos emocional, espiritual, físico e mental auxilia a encontrar soluções satisfatórias.
5. Não levar as situações para o lado pessoal
Isto é algo extremamente nocivo. Vale ressaltar que as decisões devem ser tomadas para resolver questões corporativas e não problemas que dizem respeito a você.
6. Não sabe o que fazer? Simplesmente, não faça
Como já diz a famosa Lei da Física, para toda ação há uma reação. Em casos de dúvida ou insegurança para chegar a alguma decisão, o mais indicado é se abster. Lembre-se: uma vez decidido, não há como escapar do ônus ou do bônus de sua escolha.
7. Mostrar confiança
Ser e estar confiante ajuda a acertar na decisão.
8. Considerar as suas limitações
Ao conhecê-las a fundo, será mais difícil deixá-las influenciar em suas decisões. Sempre é bom ressaltar que a busca por orientação, seja interna ou externa, também ajuda a chegar a alguma decisão.
9. Não deixar se influenciar
Faça suas escolhas a partir de suas convicções e não da opinião e ou da expectativa das outras pessoas.
10. Seja positivo
Confie nas suas habilidades e tenha sempre em mente que a sua decisão será para o melhor. Trabalhe para isso.
Seja qual for a situação, o líder deve ter a consciência de que, ao escolher uma possibilidade, todas as outras serão deixadas de lado
Dicas
-
• 7 dicas para você ser mais disciplinada no trabalho !
Especialistas dão dicas para ajudá-la a ser mais disciplinada e organizada no trabalho.
Todo mundo gosta de trabalhar com a pessoa que, geralmente, são disciplinadas. • Descubra se você sabe equilibrar carreira e vida pessoal Veja dicas para verificar se você está atingindo esta harmonia e como você pode mudar esta situação, caso sua resposta seja negativa • Como trabalhar com a geração Y? Cada vez mais, enfrentamos a dificuldade de adotar uma rotina diária, sempre com as mesmas atividades e sem perspectiva de desenvolvimento. • Garanta seu sucesso, desenvolva seus talentos Todos nós, seres humanos, somos detentores de talentos, não há pessoa que não os possua. A grande verdade é que nem todos estão dispostos a trabalhar e enfrentar o que for preciso para potencializar talentos e extrair o melhor deles. • AS EMPRESAS OLHAM TUDO !! CUIDADO Pesquisa revela que as companhias observam a intimidade de seus funcionários nas redes sociais e que o comportamento digital pode levar à demissão. Religião, política e futebol estão entre as coisas que elas mais reparam • Os segundos mais importantes da sua vida em 2014. Em 2014 você vai viver 31 milhões e 536 mil segundos.
E dentro de cada um deles se esconde o segredo da felicidade.
A questão é que não encontramos essa felicidade porque a procuramos no passado e no futuro, mas nunca no presente. • Como fazer networking sem parecer interesseiro Nem todo mundo nasceu com o talento para se conectar com quem não conhece. • Roberto Shinyashiki - Cuidado com os burros motivados Em Heróis de verdade, o escritor combate a supervalorização da aparência e diz que falta ao Brasil competência, e não auto-estima.
LEITURA IMPERDÍVEL !!! • 15 erros ao pedir por uma promoção Todo mundo quer ter um aumento. Por mais que você ganhe bem, sempre chega o momento em que você acredita que merece mais, especialmente, no final do ano. E, muitas vezes, você merece mesmo. • 5 coisas que pessoas bem sucedidas fazem ao acordar. Você acha que as pessoas bem sucedidas acordam e vão direto para o trabalho? Está enganado.