Banner
Notícias
Crescer e se transformar é preciso e claro, o objetivo. Porém, sabemos que crescer sem um planejamento prévio é bem mais difícil, isso se não for impossível. Gestores que desejam expandir os seus negócios em 2015 precisam se preparar para encarar as mudanças necessárias que virão por aí. “Se profissionalizar e mudar estrategicamente é estar pronto para crescer”, afirma André Miotto, consultor de negócios e sócio-diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada.
Segundo Miotto, “a lição de casa tem de ser feita de maneira pragmática e compartilhada, envolvendo ideias e atitudes de todos os membros da equipe de liderança da empresa”.
Confira abaixo as 8 principais falhas apontadas pelo especialista:
1. Crie um plano de negócios, mantenha um planejamento estratégico e faça uma análise mercadológica.
Estas são três ferramenas essenciais para gerar um controle nas atividades da equipe, abrangendo os âmbitos econômico, administrativo e comercial da empresa, podendo, inclusive, serem utilizadas como instrumentos de solicitação de crédito ou para a entrada de sócios e investidores, uma vez que elas dão mais credibilidade e profissionalismo.
2. Não contrate amigos ou membros da família ao invés de profissionais mais adequados.
Estabeleça os pré-requisitos para cada cargo e função. Para isso, tome como base análises racionais e mercadológicas, levando em conta as competências necessárias para o cumprimento das tarefas. Segundo o especialista, "coleguismo" e família sem preparo pode ser um “tiro no pé” para a empresa.
3. Não misture as contas e receitas da empresa com as dos sócios.
Misturar as despesas da empresa com as pessoais torna impossível realizar uma análise dos custos da empresa, o que - por sua vez - gera uma aplicação incorreta de preço nos produtos e serviços oferecidos.
4. Não tome decisões sem informações precisas, principalmente as financeiras.
Você precisa saber exatamente qual o custo operacional da sua empresa, área por área, departamento por departamento. Essas informações são de extrema importância para definir o preço de venda correto dos produtos e políticas de descontos. Por isso, é necessário detalhar as despesas fixas e variáveis, tanto das receitas quanto dos investimentos.
5. Estabeleça prazos para os gestores, líderes e membros das equipes.
Definir prazos para e tarefas para sócios, gestores, líderes e membros é uma atividade de extrema importância. De acordo com o especialista, deve-se, por exemplo, eliminar o emprego do gerúndio (“estou terminando”, “estou providenciando”, “estou analisando”).
Contas têm data fixa para pagamento e, quando não executadas, podem atrasar toda uma cadeia, influenciando a receita final da empresa.
6. Não retarde decisões.
Tenha em mentr que prorrogar uma decisão irá aumentar o problema e comprometer o processo de mudança, mais ainda se essas decisões envolverem mudanças de procedimentos, demissões, suspensão de operações, aumento no investimento, entre outras. "Se uma decisão precisa ser tomada, tome!", orienta Miotto.
7. Não dependa de funcionários, fornecedores ou clientes.
A dica da vez é: a dependência traz riscos muito significativos para a empresa. Por isso, treine dois funcionários com o mesmo conhecimento nas atividades principais, assim, caso um deles saia da equipe, sua empresa não será prejudicada. O mesmo serve para os fornecedores: construa relacionamento com, no mínimo, dois fornecedores da mesma área.
8. Não dê ouvidos a soberba e a prepotência organizacional.
É de extrema importância levar em consideração a opinião de sócios, funcionários, clientes e fornecedores, além de se atualizar de forma continua, através do networking, consultorias e treinamentos.
Saiba qual são os fatores que podem transformar a sua empresa rentável em uma empresa com descredito
Dicas
-
• Tipos de Treinamentos Comportamentais
O ser humano passa por diversas fases em sua vida, e todas as experiências que vamos adquirindo no decorrer do tempo formam nossa visão de mundo. Estas experiências aliadas a fatores culturais, educação familiar e convívio social vão formando o caráter e as convicções de cada indivíduo.
• Escolha o mais importante - trabalhe menos e entregue mais
Trabalhe menos e entregue mais. O Princípio de Pareto propõe uma nova forma de encarar suas atividades dentro e fora do escritório
• Como negociar com alguém mais poderoso do que você
Saber ouvir e perguntar as perguntas certas, além de se manter flexível, são algumas das dicas dos especialistas
• 10 perguntas e respostas sobre cotas em concursos públicos
Recentemente, a lei passou a reservar a negros e pardos 20% das vagas em concursos públicos; tire suas dúvidas sobre a aplicação da regra
• O que fazer aos 20 para ter sucesso aos 30 anos
Para especialistas, mais do que buscar o emprego dos sonhos, jovens deveriam se preocupar em conhecer mais o mundo ao seu redor e a si mesmos
• 5 características de empreendedores que fazem a diferença
Professora fala sobre o que é preciso ter ou desenvolver para ser um empreendedor de verdade
5 características de empreendedores que fazem a diferença
Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo • 6 mitos e verdades sobre trabalho em equipe Tarefas em grupo são um pesadelo para você? Listamos ideias falsas e verdadeiras sobre o perfil de quem curte (ou não) participar de projetos coletivos • Cinco respostas para começar a fazer exercícios sem gastar muito dinheiro Veja abaixo algumas dicas para começar agora • 10 hábitos que estão matando a sua produtividade Mensagens de celular? Redes sociais? Reuniões? Veja os fatores que mais atrasam as entregas nas empresas, segundo pesquisa do CareerBuilder • 6 fatores que podem estar atrasando a sua promoção Contexto econômico, tamanho da empresa e incompatibilidade de perfil levam à estagnação de uma carreira; entenda o que pode estar emperrando o seu crescimento