Banner
Notícias
Tente, em 2015, não chamar de consumidores aqueles que compram seus produtos e serviços, mas de cidadãos. Além de uma mudança de palavra, é um câmbio de percepção. Trata-se de reconhecer o poder individual de opinião, organização e mobilização; compreender que o valor das organizações – públicas e privadas – é determinado cada vez mais pelas pessoas. O poder está nas mãos delas. E não há outra saída a não ser dialogar.
De acordo com a pesquisa intitulada Brandshare, conduzida pela agência Edelman de relações públicas em 12 países, Brasil incluído, junto a 15 mil pessoas, uma das principais tendências no relacionamento entre cidadãos e marcas é a participação. A ideia de “conhecer a cozinha do restaurante” espalhou-se para todos os setores, uma vez que desejamos não apenas comprar um produto, mas saber de onde veio, como foi feito e, se possível, participar do seu desenvolvimento e refinamento.
Um exemplo concreto é o projeto Cocriando Natura, em que a gigante de cosméticos abre suas portas para a interferência direta dos indivíduos nos processos de inovação e criação de produtos. A plataforma, que hoje está hospedada no Facebook, ganhou corpo, mostrou-se viável e, em breve, ganhará um espaço próprio para alavancar ainda mais suas interações.
Outras experiências, embora pontuais, já sinalizaram este movimento, como uma promoção de Ruffles para a invenção de um novo sabor para a batata e o projeto Fiat Mio, que se valeu deste contexto para dar à luz um carro totalmente “social”.
Trata-se justamente de um dos aspectos mais demandados pelos respondentes de brandshare: inclusão na concepção de produtos e serviços, bem como transparência sobre as respectivas procedências.
A pesquisa, no entanto, mostra que – mesmo com exemplos já existentes, como de Natura, Fiat e Pepsico, há ainda um longo caminho a trilhar no amadurecimento desta turbulenta e divertida relação entre marcas e cidadãos.
Mas uma coisa é certa: trata-se de um caminho sem volta.
A participação no desenvolvimento de produtos e serviços sugere que há um caminho inevitável para as marcas
Dicas
-
• Que tipo de líder você gostaria de ser?
Chegar ao topo é fácil, difícil é conquistar o respeito do grupo.
• Disciplina: a chave do sucesso
Tendo disciplina, conseguimos alcançar o sucesso tão desejado, desde que tenhamos uma total compreensão de sua importância.
• Engajamento: 6 dicas para ter sucesso
Pesquisas, CEOs e especialistas de RH endossam a tese de que o engajamento de funcionários é um fator essencial para o bom desempenho de uma empresa.
• Repensando questões estruturais e de atendimento
Seria possível manter a customização do início, quando a empresa ainda era muito pequena?
• O Líder do Futuro e a Competitividade Sustentável
Como desenvolver uma nova geração de líderes preocupada com a Competitividade Sustentável?
• As 10 Características das Pessoas Empreendedoras
As pesquisas de David McLelland, da Universidade de Harvard, revelaram que empreendedores têm 10 características em comum, Veja quais são.
• Administração com liderança dão melhores resultados
Entende-se como administração “a capacidade de executar serviços através de pessoas” ou “trabalho, com indivíduos e grupos, para a realização de objetivos da organização” (Kenneth Blanchard).
• Produtividade para se salvar da crise em 7 passos
Qual é a sua estratégia para este ano?
• 29 perguntas que irão mudar sua empresa
Você sabe utilizar as informações da sua empresa?
• De olho no cliente: como fazer do SAC um trunfo para sua empresa
É imprescindível que o funcionário conheça bem os processos, produtos e serviços da empresa para solucionar as dúvidas dos clientes.