Banner
Notícias

O aumento do número de transações via e-commerce deixa o consumidor mais vulnerável a armadilhas de estelionatários. Durante o período de compras para presentes na época de Natal, naturalmente, esse perigo aumenta. Inclusive, há pouco mais de dois meses, a empresa de segurança eletrônica RSA identificou uma fraude na internet, que girou em torno de R$ 8,5 bilhões. Chamada “gangue do boleto”, o grupo infectou cerca 192 mil computadores com vírus que, uma vez instalado no computador, alteravam o número do boleto original para um dos falsos distribuídos pela gangue.
Para evitar essa e alguns outros tipos de fraude, Luiz Antonio Sacco, Diretor Geral da SafetyPay, plataforma de pagamento digital, explica alguns métodos devem ser colocados em prática para que o consumidor não caia nesse tipo de armadilha, principalmente nas compras do e-commerce.
1. Atente-se à patente do site em relação à segurança, verifique se a página apresenta os principais certificados que garantem credibilidade;
2. Procure checar a reputação dos sites, principalmente quando estiver diante de preços que estão muito abaixo dos praticados no mercado. Hoje existem empresas que consolidam informações e experiências de compras de outros clientes;
3. Dê preferências a transações de pagamentos que são realizados na sua instituição bancária (internet banking), pois são muito mais seguros;
4. Seja extremamente cuidadoso com links desconhecidos recebidos em e-mails. Evite abri-los, pois em geral contém vírus que podem capturar seus dados;
5. Busque informações sobre a empresa responsável pela etapa final de pagamento e o número de checagens que comprovem a credibilidade para compra;
6. Compre apenas em lojas online que possuem em sua página o contato do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). De preferência faça o contato com a empresa;
7. Estabeleça uma rotina para checagem dos extratos da conta bancária e do cartão de crédito para averiguar se não há lançamentos suspeitos;
8. Nunca forneça os dados do cartão de crédito em sites sem conexão segura ou em e-mails não criptografados;
9. Realize checagens frequentes no computador, utilizando e atualizando os programas de anti vírus;
10. Jamais realize compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou de redes Wi-Fi públicas.
Durante o período de compras para presentes na época de Natal, naturalmente, o perigo de fraudes aumenta
Dicas
-
• Como a inteligência emocional reflete no ambiente de trabalho
O alinhamento para o maior grau de interdependência e complementaridade de uma equipe são ingredientes essenciais para uma harmonia e alta performance em torno de um objetivo comum
• Empresas querem profissionais com perfil intraempreendedor
Você tem o perfil ideal para o século XXI? Quando todos possuem capacidade técnica, o diferencial importa cada vez mais
• Lidar com o fator humano é o que define um bom líder
Cuidar de cada pessoa na equipe ? Eis o segredo para fazer os subordinados trabalhem a seu favor
• Inércia na carreira é o principal motivo de pedidos de demissão
Profissionais querem gestão estruturada e mais planejamento
• Os problemas do trabalho: lidando com o estresse
Especialista oferece algumas dicas para aprender a tirar de letra os possíveis problemas que o trabalho pode trazer
• Atendimento: quais são os grandes desafios?
Estruturar uma área de atendimento, antes de mais nada, precisa de competência técnica, foco e objetivos claros
• Como lidar com o arrependimento na vida profissional
Trocar de emprego por motivo salarial e descobrir que o ambiente na nova empresa é péssimo
• Crise de vendas ou de motivação?
Os primeiros "clientes" a ser conquistados somos nós mesmos
• Motivação ou emotivação: como obter comprometimento dos colaborares sem apelar para emoções sensacionalistas?
É possível aplicar técnicas de desenvolvimento de pessoas como engajamento, envolvimento, criatividade e intra-empreendedorismo sem que os funcionários se sintam coagidos, ou ainda obrigados a participar
• 10 atitudes de um empreendedor que sabe liderar Você sabe liderar sua empresa? Ser um empreendedor líder significa respeitar as pessoas, inspirar a equipe e conseguir tirar o melhor de cada um na pequena empresa.