Banner
Notícias
Em muitos casos, o problema não reside propriamente no desafio a ser resolvido, mas nos olhos de quem o analisa. A vida empresarial coloca-nos em um moto-contínuo de jargões, cumprimento de metas, reuniões desnecessárias, discursos vazios, entre outros vícios e contaminações capazes de tornar pessoas e organizações absolutamente míopes.
Saber o momento certo de trocar as lentes é a solução. Progressivamente, conforme se evolui no campo profissional – seja como funcionário ou empreendedor -, cenários mais complexos surgem e exigem, por consequência, respostas mais rápidas sobre temas que, muitas vezes, desconhecemos.
A incerteza é a única certeza que temos pelo caminho. Não se trata de negá-la ou mitigar seus efeitos, mas reconhecê-la como um dado da realidade. O mundo não ficou complicado: está e ficará cada vez mais complexo.
Como ensina o professor Humberto Mariotti, autor de inúmeros textos sobre o assunto, gerir a complexidade no campo empresarial representa mudar o olhar que debruçamos sobre as diversas variáveis que compõem o nosso dia-a-dia. Ampliar a visão periférica, enxergar como os pontos estão interligados e buscar razões além do óbvio são aspectos básicos para quem deseja enxergar à frente dos demais.
Um dos principais malefícios da recusa à visão complexa do mundo é a ilusão de que controlamos tudo. Acreditamos, nas fronteiras corporativas, que basta um planejamento estratégico mirabolante ou um cronograma detalhado para chegarmos ao destino previsto. O professor Mariotti alerta em um dos seus artigos: “com muita frequência, o excesso de confiança está associado à ilusão de controle, que por sua vez é um bom indicador de como as pessoas conseguem lidar com seus egos. Há evidências de que os indivíduos que lidam melhor com sua dimensão egóica têm mais facilidade de abandonar posturas de confiança excessiva (como estar sempre cheios de certezas) e assumir a atitude de mente aberta que, como se sabe, é fundamental para o aprendizado”.
Que tal mudar as lentes? Ampliar a visão? Abandonar zonas de conforto e verdades absolutas? Dizer que “sempre foi assim” ou “sempre deu certo” pode ser o atalho mais eficaz para o fracasso. Não se complique.
O mundo empresarial reservou-se o direito de enquadrar-se em melhores práticas, gírias, termos e planos – o que pode levá-lo ao fracasso.
Dicas
-
• Você sabe lidar bem com o tempo no trabalho?
Faça o teste e descubra se você é um bom gestor do tempo durante o expediente - e antes dele
• Acredite! você PODE emagrecer.
A hipnose e a programação neurolinguística são as novidades da vez para a perda de peso. Saiba como as técnicas podem ajudar a mandar embora aqueles teimosos quilinhos extras.
Que tal agendar uma sessão e conhecer o processo ?! • Profissional NÃO comprometido se sente insultado e manipulado ! Uma pesquisa da empresa de treinamento Dale Carnegie indica que 40% dos profissionais brasileiros se dizem completamente comprometidos com o trabalho.
será?! • Dicas simples para se organizar no trabalho !! Você se considera um profissional organizado? Consegue entregar suas atividades dentro do prazo estabelecido? Ou é daqueles que vive sem tempo para nada? • 9 dicas para gerenciar o stress financeiro às vezes a vida é cruel com os empreendedores.
Na realidade não basta sambar conforme a música diante do rolo compressor da burocracia regulamentar e nem mesmo encarar pontualmente a massacrante tributação.
Sim, é preciso lidar com tudo isso e ainda ser economicamente viável. • O Menestrel - William Shakespeare Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença... • Defenda-se da grosseria do seu chefe A maioria das pessoas já sofreu com a atitude rude de um chefe ou colega. Saiba o que leva um profissional a agir dessa forma e como lidar com ele.
Segundo um estudo feito por pesquisadoras americanas, uma em cada quatro pessoas é rude porque seus chefes são. • Revista Exame publica matéria sobre coaching – Os sinais de que o coach pode ser picareta Oferta de serviços de coaching prolifera no país; confira os cuidados que você deve ter na hora de escolher, de acordo com dois especialistas • Felicidade: como conquistá-la? Você é feliz? Ao se olhar no espelho você gosta do que vê? Se sente realizado com sua vida?
A felicidade é um desejo incessante de todo ser humano. A busca por estabilidade financeira, por um trabalho melhor e prazeroso, por uma carreira de sucesso, uma casa maior, bens materiais, entre outros desejos, não para.
• Executivo, sim. Pai de familia, também Os homens recorrem mais do que as mulheres a benefícios criados para permitir às mães trabalhadoras equilibrar trabalho e atenção à família.