Banner
Notícias
Não há como escapar de certos problemas no local de trabalho, a harmonia nem sempre permanece no ambiente e isso pode prejudicar os afazeres do dia. Muitas pessoas se sentem no direito de fazer suas atividades de acordo com que vem à cabeça. Isso é muito comum para funcionários que possuem anos na empresa, alguns costumes e malícias ao longo do tempo vão sendo pleiteado por todos os funcionários, este é o momento onde a falha acontece, pois a falta de gestão e comportamento podem trazer riscos para toda equipe, além da baixa produtividade. Por muitas vezes a dispensa de funcionários preguiçosos ou briguentos faz se necessário para recompor os trabalhos.
A psicóloga da Clínica Vivencialle, Letícia Guedes, membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC) explica que é preciso escapar das armadilhas criadas no ambiente de trabalho para conseguir exercer o papel que foi concebido no momento da contratação. “Passamos a maior parte do dia no local de trabalho, é comum rebater discussões e ter desânimo de executar as mesmas atividades cotidianamente, mas também é preciso direcionar o papel de funcionário, saber lidar com pensamentos contrários e ponderar sua visão sobre alguns fatos.”
1. Concentre-se nas suas funções
“Tenha atenção, concentre-se em suas atividades, mas também fique atento ao que te rodeia, pois o bom funcionário é aquele que sabe o que está acontecendo, mas que somente executa sua parte. É preciso estar atento a sua equipe, não veja seu colega de trabalho como um agregado no ambiente de trabalho, é preciso ter visão e dar importância a você e principalmente a sua equipe.”
2. Colega de trabalho não é seu chefe e nem subordinado
“É preciso ter interação com a equipe, saber as responsabilidades de cada um no espaço de trabalho. Não fique de olho no relógio para saber o horário que seu colega chega ou sai do trabalho, não queira saber quanto o novato ganha ou para quanto subirá o salário do seu colega promovido. Querer saber do que não te compete pode gerar confusões.”
3. A grama do vizinho é sempre mais verde
“Existem limites para todos os funcionários, assim como as áreas onde ele executa suas funções. Fofocas nunca são bem recebidas e isso pode gerar conflitos, ficar bisbilhotando o que o colega faz ou deixa de fazer pode colocar em risco seu cargo. Não pense que você trabalha ou dedica mais as suas funções, faça o seu e deixe seu colega de lado.”
4. Resolva com seu colega o problema
“É comum ter um problema com o colega, por isso sempre que tiver algum confronto com ele, tente solucioná-lo com o próprio antes de levar a questão à chefia. Caso contrário, você poderá ser visto como fofoqueiro, antipático e até traidor da confiança de seu líder.”
5. Vista a camisa
“Dentro de uma empresa o que se busca são funcionários que vestem a camisa, que se doam para que ela alcance bons resultados. Para que todos executam como planejado é preciso dar importância e cada qual realizar suas tarefas do modo mais positivo possível, buscando um clima de parceria e cooperatividade. Não pode haver numa equipe de trabalho vaidade, pois todos ali vestem a mesma camisa e jogam o mesmo jogo para obter no final um resultado satisfatório.”
Por muitas vezes a dispensa de funcionários preguiçosos ou briguentos faz se necessário para recompor os trabalhos
Dicas
-
• Empreendedorismo: A importância da contabilidade
O profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
• Cuidados na contratação de temporários para o final de ano
É preciso observar o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho em relação a contratações temporárias para evitar autuações da Justiça do Trabalho
• Cinco passos para se planejar para 2015
O cenário atual mostra a economia com números não muito favoráveis, o que torna ainda mais essencial o planejamento dos negócios para os próximos meses
• Inconsciente comanda nossas decisões, mostram pesquisas
Subliminar é o termo para qualificar ações, informações e sentimentos que ocorrem abaixo do limite da consciência e é também o título do novo livro do físico americano Leonard Mlodinow.
• Comunicação: prioridade a todo tipo de organização
A publicidade certa para pequenas, médias e grandes empresas
• Como falar sobre assuntos delicados no ambiente de trabalho
Saber dialogar é um dos requisitos para que você tenha sucesso na sua carreira, sobretudo quando o tema em pauta é controverso. Conheça algumas dicas para se sair bem nessas situações
• Opinião do funcionário pode ajudar no planejamento estratégico da empresa
Ações de engajamento e feedback costumam fazer a diferença na hora de traçar metas futuras. A participação dos colaboradores deve aumentar o comprometimento da equipe, diz especialista
• Informação: o primeiro passo para as grandes decisões
Por que nossos gestores ainda se informam tão pouco antes de escolherem os rumos a ser tomados?
Francisca Paris • Perfeccionismo ou excelência? Se o desejo de melhorar é certamente positivo, se levado à exasperação e ao extremo, prejudica o profissional e se torna negativo • Atendimento mágico - como surpreender e encantar o cliente Uma das principais atitudes do empreendedor de sucesso é atrair, reter e encantar seus clientes, internos e externos