Banner
Notícias
A falta de pagamento ainda é um dos principais problemas dos empreendedores. De acordo com a pesquisa realizada recentemente pelo instituto GEOC, que representa diversas empresas de cobrança do Brasil, foi constatado que quase 80% dos brasileiros estão inadimplentes.
Há inúmeros motivos que levam a inadimplência no país, como o descontrole de gasto causado pelo consumidor e problemas na economia. De acordo com Elaine de Paula, Diretora Financeira do Fortunus, empresa que faz emissão de boletos e carnês do grupo Gerencianet, outros fatores podem ser decisivos para uma inadimplência acima da meta.
“Falta de planejamento financeiro, crédito fácil e aumento do desemprego no país são alguns dos motivos que acarretam no fechamento de muitas empresas”, explica Elaine. Pensando nisso, a especialista em gestão financeira listou 5 dicas essenciais para começar 2015 com os recebimentos em dia.
1 - Ações preventivas
O primeiro passo é evitar vender para os inadimplentes. Em casos de parcelamento exija documentos pessoais, como RG e CPF e consulte os dados do cliente antes de aprovar a compra. Assim, é possível descobrir se este consumidor possui o nome vinculado em instituições como o SPC e Serasa, desta forma evitará a venda para um mau pagador.
2 - Ofereça diferentes opções de pagamento
Outra medida fundamental é oferecer diferentes opções de pagamento. Desta forma, você estará oferecendo mais aberturas para que os seus clientes cumpram com os seus compromissos e diminua a inadimplência.
3 - Cobre do seu cliente
Criar um processo de cobrança completo é uma das melhores formas para evitar que o seu cliente deixe de pagar uma conta em dia. Há inúmeras ferramentas de cobrança que podem ajudar, como mensagem pelo celular, gravação telefônica, entre outros.
4 - Tenha clareza na negociação
Antes do cliente efetuar a compra, ele deve ser informado sobre todas as condições que envolvem o pagamento parcelado. Evite cláusulas contratuais enormes, que não beneficiam o cliente e nem a própria empresa. A negociação precisa ser a mais clara possível.
5 - Otimize sua gestão
O controle de inadimplentes pode se tornar uma tarefa impossível se uma empresa não possui os recursos apropriados para lidar com problema. A automatização, portanto, pode ser a solução para uma gestão de inadimplentes em uma escala maior. No mercado há diversas plataformas que podem ajudar e solucionar esse problema.
Empresas que fazem emissão de boletos e carnês pode ser fator decisivos para uma inadimplência acima da meta
Dicas
-
• 7 perguntas para se fazer antes de pedir demissão porque discorda da empresa
Não tome decisões no calor da situação e reflita se levantar pontos contrários não faz parte da sua função.
• Parábola da demissão da formiga desmotivada:
Motivação é a chave para bons desempenhos.
• 11 sinais de que você será rico
Se você ainda não segue essas recomendações, essas dicas que vão te colocar no caminho certo
• Cuidado com os “dedos-duros” do Imposto de Renda, eles podem te prender na malha fina
Planos de saúde, empregadores e bancos também fornecem dados à Receita, que cruza as informações para descobrir omissões e fraudes no IR
• 'Depois da Pandemia': os impactos positivos e negativos do coronavírus no agronegócio brasileiro
Em conversa com o Head Comercial e de Gestão de Recursos da Órama, editor da revista Globo Rural avalia o cenário do campo, o recorde nas exportações e as oportunidades de crédito para os pequenos produtores
• MP 944/20: Como a medida pode auxiliar as empresas durante a crise?
A MP 944 disponibiliza linhas de crédito especiais para as empresas no período de crise econômica; Saiba como funciona.
• Principal sinal de inteligência em uma pessoa segundo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo
Esse é o principal sinal de inteligência em alguém, segundo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo
• 20 dicas para sobreviver a CRISE
Dicas para sobreviver a crise
• Após quase fechar, loja de roupas começa a vender tudo a R$ 20 e fatura R$ 5 milhões
Fundada em 2015, a Barato Express trabalha com roupas femininas, masculinas e infantis
• Barroso cassa decisão que autorizava desconto em folha de contribuição sindical
Ministro Barroso entende ser "inerente ao novo regime das contribuições sindicais a autorização prévia do sujeito passivo".