Banner
Notícias
A falta de pagamento ainda é um dos principais problemas dos empreendedores. De acordo com a pesquisa realizada recentemente pelo instituto GEOC, que representa diversas empresas de cobrança do Brasil, foi constatado que quase 80% dos brasileiros estão inadimplentes.
Há inúmeros motivos que levam a inadimplência no país, como o descontrole de gasto causado pelo consumidor e problemas na economia. De acordo com Elaine de Paula, Diretora Financeira do Fortunus, empresa que faz emissão de boletos e carnês do grupo Gerencianet, outros fatores podem ser decisivos para uma inadimplência acima da meta.
“Falta de planejamento financeiro, crédito fácil e aumento do desemprego no país são alguns dos motivos que acarretam no fechamento de muitas empresas”, explica Elaine. Pensando nisso, a especialista em gestão financeira listou 5 dicas essenciais para começar 2015 com os recebimentos em dia.
1 - Ações preventivas
O primeiro passo é evitar vender para os inadimplentes. Em casos de parcelamento exija documentos pessoais, como RG e CPF e consulte os dados do cliente antes de aprovar a compra. Assim, é possível descobrir se este consumidor possui o nome vinculado em instituições como o SPC e Serasa, desta forma evitará a venda para um mau pagador.
2 - Ofereça diferentes opções de pagamento
Outra medida fundamental é oferecer diferentes opções de pagamento. Desta forma, você estará oferecendo mais aberturas para que os seus clientes cumpram com os seus compromissos e diminua a inadimplência.
3 - Cobre do seu cliente
Criar um processo de cobrança completo é uma das melhores formas para evitar que o seu cliente deixe de pagar uma conta em dia. Há inúmeras ferramentas de cobrança que podem ajudar, como mensagem pelo celular, gravação telefônica, entre outros.
4 - Tenha clareza na negociação
Antes do cliente efetuar a compra, ele deve ser informado sobre todas as condições que envolvem o pagamento parcelado. Evite cláusulas contratuais enormes, que não beneficiam o cliente e nem a própria empresa. A negociação precisa ser a mais clara possível.
5 - Otimize sua gestão
O controle de inadimplentes pode se tornar uma tarefa impossível se uma empresa não possui os recursos apropriados para lidar com problema. A automatização, portanto, pode ser a solução para uma gestão de inadimplentes em uma escala maior. No mercado há diversas plataformas que podem ajudar e solucionar esse problema.
Empresas que fazem emissão de boletos e carnês pode ser fator decisivos para uma inadimplência acima da meta
Dicas
-
• Sete estratégias para fidelizar o consumidor
Confira as mais novas tendências de marketing para melhorar os serviços prestados aos clientes
• Coach dá 5 dicas para você aumentar a sua produtividade
Segundo Bibianna Teodori, a concentração de talentos e habilidades para tarefas que irão gerar resultados rapidamente é a chave para aumentar a produtividade
• Especialista ensina o que falar em uma entrevista de emprego
Marcelo de Freitas Nóbrega contou a Universia Brasil quais são os pontos em que o profissional deve focar desde o início da carreira
• Seja confiante e fique um passo mais próximo do sucesso
Saiba como esse traço de personalidade influencia a sua carreira e descubra meios de aperfeiçoá-la
• Coach dá 5 dicas para você aumentar a sua produtividade
Segundo Bibianna Teodori, a concentração de talentos e habilidades para tarefas que irão gerar resultados rapidamente é a chave para aumentar a produtividade
• 5 dicas para identificar as melhores ideias e empreender com sucesso
Você é empreendedor e possui muitas ideias para o seu negócio. Mas, como saber qual é a melhor?
• “É preciso escolher clientes pelas práticas que adotam”
Poucos meses após ser adotada, a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) já provoca seus primeiros efeitos na rotina das corporações. Empresas e empresários estão revendo ou criando códigos de conduta com o objetivo de ampliar mecanismos de controle e transparência.
• Você acha que entende de economia?
Nem toda informação positiva para a economia gera automaticamente um ciclo positivo
• Dizer obrigado à equipe é um dos 13 hábitos do profissional bem-sucedido ao fim do dia
Atualizar lista de tarefas, despedir-se dos colegas e fazer um balanço do dia também estão incluídos na rotina dos últimos 10 minutos de expediente, dizem especialistas
• 12 estratégias para ter mais inteligência emocional
A má interpretação e gestão de sentimentos é epidêmica, diz especialista. Conheça algumas técnicas para lidar melhor consigo mesmo e com os outros no trabalho