Banner
Notícias
A falta de pagamento ainda é um dos principais problemas dos empreendedores. De acordo com a pesquisa realizada recentemente pelo instituto GEOC, que representa diversas empresas de cobrança do Brasil, foi constatado que quase 80% dos brasileiros estão inadimplentes.
Há inúmeros motivos que levam a inadimplência no país, como o descontrole de gasto causado pelo consumidor e problemas na economia. De acordo com Elaine de Paula, Diretora Financeira do Fortunus, empresa que faz emissão de boletos e carnês do grupo Gerencianet, outros fatores podem ser decisivos para uma inadimplência acima da meta.
“Falta de planejamento financeiro, crédito fácil e aumento do desemprego no país são alguns dos motivos que acarretam no fechamento de muitas empresas”, explica Elaine. Pensando nisso, a especialista em gestão financeira listou 5 dicas essenciais para começar 2015 com os recebimentos em dia.
1 - Ações preventivas
O primeiro passo é evitar vender para os inadimplentes. Em casos de parcelamento exija documentos pessoais, como RG e CPF e consulte os dados do cliente antes de aprovar a compra. Assim, é possível descobrir se este consumidor possui o nome vinculado em instituições como o SPC e Serasa, desta forma evitará a venda para um mau pagador.
2 - Ofereça diferentes opções de pagamento
Outra medida fundamental é oferecer diferentes opções de pagamento. Desta forma, você estará oferecendo mais aberturas para que os seus clientes cumpram com os seus compromissos e diminua a inadimplência.
3 - Cobre do seu cliente
Criar um processo de cobrança completo é uma das melhores formas para evitar que o seu cliente deixe de pagar uma conta em dia. Há inúmeras ferramentas de cobrança que podem ajudar, como mensagem pelo celular, gravação telefônica, entre outros.
4 - Tenha clareza na negociação
Antes do cliente efetuar a compra, ele deve ser informado sobre todas as condições que envolvem o pagamento parcelado. Evite cláusulas contratuais enormes, que não beneficiam o cliente e nem a própria empresa. A negociação precisa ser a mais clara possível.
5 - Otimize sua gestão
O controle de inadimplentes pode se tornar uma tarefa impossível se uma empresa não possui os recursos apropriados para lidar com problema. A automatização, portanto, pode ser a solução para uma gestão de inadimplentes em uma escala maior. No mercado há diversas plataformas que podem ajudar e solucionar esse problema.
Empresas que fazem emissão de boletos e carnês pode ser fator decisivos para uma inadimplência acima da meta
Dicas
-
• O fim dos boletos sem registro
Nova plataforma de cobranças da Febraban começa a valer neste segundo semestre.
• 9 atitudes que não deixam sua vida evoluir
Muitos fatores podem determinar o sucesso ou não dos nossos projetos. Confira alguns deles
• 6 dicas para aumentar a sua produtividade
Geronimo Theml, da Academia da Produtividade, mostra as estratégias de quem é produtivo
• Maus costumes que você precisa abandonar para ser mais produtivo
Sabe o botão soneca? Você deveria parar de usá-lo
• Trabalho intermitente: entenda o que significa isto
“No contrato zero hora, o trabalhador fica à disposição 24 horas por dia. O valor a ser pago pode ser fixado de acordo com o horário que será trabalhado ou com o serviço que será feito.”
• Dez erros tributários que podem levar uma empresa à falência
Conheça os erros mais comuns cometidos pelas empresas relacionados à área tributária.
• Trabalho em equipe: 5 desafios a superar
Ao colocar profissionais com elevada competência e comprometimento trabalhando focados em objetivos estratégicos é possível dominar qualquer empresa, em qualquer mercado, contra quaisquer competidores, em qualquer época
• Como a má comunicação pode afetar a produtividade de sua equipe
Tanto a comunicação verbal quanto a não verbal são capazes de aumentar ou diminuir a credibilidade de quem fala
• 12 sinais de que você pode estar sofrendo da Síndrome de Burnout
Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, ela tem nos workaholics suas vítimas potenciais
• Por que, cedo ou tarde, a Previdência terá que ser reformada
Negar déficit da Previdência é "contabilidade criativa", diz Rogério Nagamine, coordenador de Previdência no Ipea