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10 segredos para se tornar um bom chefe em 2015

Um mau chefe pode ocasionar váriosproblemas ao funcionamento de uma empresa, afetando os funcionários de maneira que eles se sintam estressados, diminuindo a sua produtividade e a eficiência no trabalho.

Um bom relacionamento entre chefes e empregados é fundamental no ambiente de trabalho, onde deve ser construída uma forte relação de confiança entre a equipe. E é exatamente essa relação que possibilita o alcance do sucesso profissional.

Confira a seguir as 10 principais características de um bom chefe, de acordo com um especialista em relacionamentos:

1 - Acompanhe os seus funcionários

Um bom chefe é aquele que caminha lado a lado com sua equipe, garantindo que os funcionários estejam sempre no caminho certo.

2 - Reconheça as habilidades da sua equipe

Saiba reconhecer os principais talentos e habilidades em cada um de seus funcionários. Procure descobrir quais são as suas ambições e quais as atividades ele mais aprecia. Assim, você mostra que conhece as pessoas com quem trabalha.

3 - Admita os seus erros

Ao invés de transferir a culpa a um outro funcionário, saiba admitir as suas próprias falhas à equipe.

4 - Seja amigável

Procure ser atencioso e amigável com a equipe, ajudando-a a resolver os problemas pendentes.

5 - Comunique-se

Procure ter uma comunicação eficaz com os funcionários. Esteja certo de que a sua explicação foi clara, pois isso evita o surgimento de problemas futuros.

6 - Evite reuniões desnecessárias

Faça reuniões somente quando necessário. Saber a hora certa para realizar meetings otimiza o tempo e a produtividade da equipe.

7 - Mantenha o foco nas pequenas conquistas

Valorize as pequenas conquistas. Isso encoraja a equipe a mover-se em direção às principais metas da empresa.

8 - Saiba ouvir

Saiba ouvir diferentes opiniões, sem interrompê-las. Esteja aberto para escutar as sugestões dos seus colegas, mesmo que elas contrariem o seu ponto de vista.

9 - Dê um feedback imediato

Um bom chefe dá um feedback imediato tanto dos acertos, quanto dos erros cometidos pela sua equipe. Não espere até a avaliação de desempenho para dar a sua opinião

10 - Seja flexível

Em caso de problemas pessoais, de ordem familiar ou de saúde, por exemplo, permita uma maior flexibilidade para que o funcionário tenha tempo para resolvê-los. Isso mostra que você se preocupa com o bem-estar da sua equipe, e fará com que você seja mais valorizado por ela.

Não espere mais. Aplique essas dicas em sua carreira e seja um ótimo chefe em 2015!

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