Banner
Notícias
César Souza
A cada ano que passa, vemos mais e mais pessoas empreendendo ou que dizem ter vontade de empreender. Existem pesquisas que mostram que mais da metade dos brasileiros fazem parte de desse time. Tanto é que temos mais de 5 milhões de pequenas e médias empresas em nosso país – que são o verdadeiro motor da nossa economia.
Na minha trajetória, tenho encontrado milhares de pessoas que realmente sabem o que estão fazendo e carregam consigo uma bela história de sucesso para contar. Mas conheço outro tanto que ainda precisa se preparar melhor e mal identificam que passos devem dar para se tornarem reais empreendedores.
Em linhas gerais, ouso aqui classificar os empreendedores em cinco tipos de DNA, de acordo com o quanto os seus sonhos estão conectados com a realidade. Veja se concorda comigo.
Tipo 1 – “Gostaria de Ser Empreendedor, mas não é”
Tem sonhos pouco claros e execução pouco definida. Pouca iniciativa acompanhada de muita disciplina e humildade. É bom de relacionamentos. Julga-se empreendedor mas não é de fato pois não sabe onde quer chegar e nem como chegar lá. Não sonha com os olhos abertos e tampouco se prepara para desfrutar de oportunidades quando surgem.
Tipo 2 – “Parceiro do Empreendedor”
Possui sonhos pouco definidos, mas é um excelente executor. Está mais para executivo que para empreendedor. É um bom planejador por ter habilidades para negociação e formação de equipes. Tem disciplina e humildade. Valoriza o processo mas não sabe ao certo onde quer chegar. É incapaz de ousadias e prefere estabelecer ou cumprir regras. Oferece bom apoio ao sonho dos outros. Excelente parceiro para o empreendedor impetuoso.
Tipo 3- “Empreendedor Impetuoso”
É aquele que tem muitos sonhos muito bem definidos, mas não os planeja, nem os executa bem. Quer fazer tudo ao mesmo tempo, atropela as prioridades e vive com pressa. É idealista, porém desorganizado, correndo sempre riscos de dar o passo maior que a perna. Altas doses de iniciativa, criatividade, capacidade de sonhar alto, paixão pelo que inventa, alta tolerância a incerteza, percepção de oportunidades aguçada. Baixa humildade, pouca paciência e alta dispersão.
Tipo 4 – “Empreendedor Moderado”
Este é aquele empreendedor que já tem um pouco mais os pés no chão. Com sonhos bem definidos, sabe como chegar lá. Do tipo incremental, dá passos seguros. Um negócio de cada vez, com persistência e certa dose de humildade. Tem capacidade para negociar e as vezes se permite ousar. Percebe oportunidades mas associa-se a outros empreendedores mais arrojados.
Tipo 5 – “Empreendedor Pleno”
Este sim tem sonhos muito bem definidos e execução muito bem planejada e realizada. Sabe onde quer chegar e exatamente como chegar lá. Cria novos negócios. Percebe oportunidades. Planeja, escolhe parceiros adequados, tem a ousadia na medida certa da responsabilidade. Toma as rédeas dos negócios e faz acontecer com competência. Tem foco nas prioridades, apaixona-se pelas causas. Tem liderança, carisma e uma longa história, provavelmente de sucesso, pela frente.
Realizar o “tripé” dos sonhos é a chave do sucesso: o sonho próprio como empreendedor, o sonho dos clientes e o sonho da sua equipe e parceiros.
Que tipo de empreendedor é mais próximo das suas características? O que você precisa fazer para se transformar em um empreendedor pleno?
Realizar o “tripé” dos sonhos é a chave do sucesso: o sonho próprio como empreendedor, o sonho dos clientes e o sonho da sua equipe e parceiros.
Dicas
-
• Programa Descomplica Paraná avança na fase de desenvolvimento do ambiente virtual
O Programa Descomplica Paraná está em uma nova fase. Agora, nessa etapa, a ideia é simplificar ainda mais os processos de licenciamentos, sejam eles ambientais, sanitários ou emitidos pelo Corpo de Bombeiros, com o intuito de promover agilidade e facilidade na abertura de novas empresas e no gerenciamento de alvarás.
• Comissão retoma debate sobre mudanças no crédito para o agronegócio.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados dá continuidade nesta sexta-feira (16) ao seminário sobre as mudanças do crédito para o agronegócio no Brasil.
Assista no YouTube: www.youtube.com/watch?v=8UKk-CLtAOo • O que é Open Banking e o que muda para MEI e pequenas empresas Imagine ser correntista em um banco e usar o cheque especial de outro? Ou então contratar empréstimos com uma instituição financeira, que possui condições mais vantajosas, usando uma plataforma única de comparação de taxas e juros? Melhor ainda, já pensou em pagar todos os seus boletos em um banco, usando saldo de outra conta, tudo de maneira integrada? Com o #n#OPEN BANKINK#/n# será possivel • Em junho, Paraná liderou ranking de abertura de empresas no Brasil A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) obteve o melhor tempo no País para a abertura de empresas no mês de junho. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (2), dia do aniversário de 129 anos da instituição. • Assinaturas eletrônicas trazem eficiência e segurança para os serviços digitais Entre as mudanças de hábitos que a sociedade teve de enfrentar no último ano, a migração de diversos tipos de serviços para o meio on-line, especialmente aqueles prestados pelos órgãos públicos, merece destaque positivo. Resolver as situações do dia a dia diretamente pela tela do computador ou do celular sem precisar enfrentar filas e buscar documentos impressos facilitou o relacionamento dos cidadãos com o Estado. Um exemplo disso é a solicitação do auxílio emergencial, que foi realizada totalmente on-line, permitindo que milhões de brasileiros tivessem acesso ao benefício diretamente pelos seus telefones celulares. • IBGE: Número de empresas no Brasil subiu 6,1% em ano pré-pandemia Após três anos consecutivos de fechamento de empresas, o Brasil registrou em 2019, no pré-pandemia, um aumento no número de companhias e organizações formais ativas, segundo os dados do Cempre (Cadastro Central de Empresas) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). • Quase 10% dos microempreendedores viraram empresas maiores com a pandemia Microempreendedores Individuais (MEIs) se ascenderam e mudaram de categoria durante a pandemia. • Como patrão e empregado enxergam a empresa no pós-pandemia Pesquisa da EY revela que 65% dos empresários não consideram estar preparados para atender às novas demandas de clientes • MEI: Saiba se você tem direito ao novo auxílio emergencial Respostas para as principais dúvidas com orientação para os Microempreendedores Individuais. • Aposentados do INSS podem consultar extrato para declarar o IR 2021; saiba como Consulta ao extrato do Imposto de Renda é feita pelo site ou aplicativo Meu INSS