Banner
Notícias
César Souza
A cada ano que passa, vemos mais e mais pessoas empreendendo ou que dizem ter vontade de empreender. Existem pesquisas que mostram que mais da metade dos brasileiros fazem parte de desse time. Tanto é que temos mais de 5 milhões de pequenas e médias empresas em nosso país – que são o verdadeiro motor da nossa economia.
Na minha trajetória, tenho encontrado milhares de pessoas que realmente sabem o que estão fazendo e carregam consigo uma bela história de sucesso para contar. Mas conheço outro tanto que ainda precisa se preparar melhor e mal identificam que passos devem dar para se tornarem reais empreendedores.
Em linhas gerais, ouso aqui classificar os empreendedores em cinco tipos de DNA, de acordo com o quanto os seus sonhos estão conectados com a realidade. Veja se concorda comigo.
Tipo 1 – “Gostaria de Ser Empreendedor, mas não é”
Tem sonhos pouco claros e execução pouco definida. Pouca iniciativa acompanhada de muita disciplina e humildade. É bom de relacionamentos. Julga-se empreendedor mas não é de fato pois não sabe onde quer chegar e nem como chegar lá. Não sonha com os olhos abertos e tampouco se prepara para desfrutar de oportunidades quando surgem.
Tipo 2 – “Parceiro do Empreendedor”
Possui sonhos pouco definidos, mas é um excelente executor. Está mais para executivo que para empreendedor. É um bom planejador por ter habilidades para negociação e formação de equipes. Tem disciplina e humildade. Valoriza o processo mas não sabe ao certo onde quer chegar. É incapaz de ousadias e prefere estabelecer ou cumprir regras. Oferece bom apoio ao sonho dos outros. Excelente parceiro para o empreendedor impetuoso.
Tipo 3- “Empreendedor Impetuoso”
É aquele que tem muitos sonhos muito bem definidos, mas não os planeja, nem os executa bem. Quer fazer tudo ao mesmo tempo, atropela as prioridades e vive com pressa. É idealista, porém desorganizado, correndo sempre riscos de dar o passo maior que a perna. Altas doses de iniciativa, criatividade, capacidade de sonhar alto, paixão pelo que inventa, alta tolerância a incerteza, percepção de oportunidades aguçada. Baixa humildade, pouca paciência e alta dispersão.
Tipo 4 – “Empreendedor Moderado”
Este é aquele empreendedor que já tem um pouco mais os pés no chão. Com sonhos bem definidos, sabe como chegar lá. Do tipo incremental, dá passos seguros. Um negócio de cada vez, com persistência e certa dose de humildade. Tem capacidade para negociar e as vezes se permite ousar. Percebe oportunidades mas associa-se a outros empreendedores mais arrojados.
Tipo 5 – “Empreendedor Pleno”
Este sim tem sonhos muito bem definidos e execução muito bem planejada e realizada. Sabe onde quer chegar e exatamente como chegar lá. Cria novos negócios. Percebe oportunidades. Planeja, escolhe parceiros adequados, tem a ousadia na medida certa da responsabilidade. Toma as rédeas dos negócios e faz acontecer com competência. Tem foco nas prioridades, apaixona-se pelas causas. Tem liderança, carisma e uma longa história, provavelmente de sucesso, pela frente.
Realizar o “tripé” dos sonhos é a chave do sucesso: o sonho próprio como empreendedor, o sonho dos clientes e o sonho da sua equipe e parceiros.
Que tipo de empreendedor é mais próximo das suas características? O que você precisa fazer para se transformar em um empreendedor pleno?
Realizar o “tripé” dos sonhos é a chave do sucesso: o sonho próprio como empreendedor, o sonho dos clientes e o sonho da sua equipe e parceiros.
Dicas
-
• 8 dicas para que sua empresa comece a ser (bem) vista na internet
Sabe-se que é de extrema importância a presença digital de uma empresa, mas como assegurar de o retorno seja satisfatório?
• Questões relevantes para a competitividade
Encarar os grandes obstáculos ao desenvolvimento da competitividade brasileira passa pelo entendimento de que o problema da competitividade é de natureza complexa.
• 3 fatores que retêm talentos nas empresas
Pensar e criar estratégias e ações efetivas que considerem o funcionário enquanto pessoa e profissional permite que se obtenha ainda mais produtividade e, o melhor, ela vem acompanhada de bem-estar
• Somos a geração ideal: a que tudo idealiza e nada realiza
A geração que parece politizada e fitness no mundo virtual às vezes pouco faz no mundo real
• Nos momentos de incerteza, muitos empreendedores perdem a esperança. Mas é isso justamente que eles deveriam vender
O problema já não era apenas econômico, mas social.
• Autocoaching - tenha a sua vida nas suas mãos e aumente o seu poder de transformação
"Aquele que conquistou a si mesmo é um herói muito maior do que aquele que derrotou mil vezes milhares de homens". (Buda)
• A geração Y é ruim ou seu modo de gestão está ultrapassado
Pessoas não podem ser geridas ou tachadas somente levando em conta o ano que nasceram.
• A grosseria no local de trabalho é contagiosa?
Pesquisas mostram que a grosseria tem efeitos negativos no desempenho.
Emoções e comportamentos podem ser socialmente contagiosos. • O Segredo: A Lei da Atração referente ao Pensamento Positivo O segredo foi enterrado, o segredo foi cobiçado, o segredo foi suprimido.
Palavras da autora do best seller “O Segredo”, Rhonda Byrne, na qual também se tornou um filme e faz grande sucesso no mundo.
• A comunicação faz a diferença do líder Como a prática de uma boa comunicação pode impactar nos resultados positivos à gestão de pessoas