Banner
Notícias
A empresa cresceu, surgiram novos cargos, é época de fim de ano e a demanda aumentou, alguns colaboradores antigos estão de férias ou foram demitidos, alguns profissionais obtiveram uma promoção e é preciso outra pessoa para ocupar o cargo antigo, etc. São inúmeros os motivos que podem fazer com que uma empresa precise contratar novos funcionários – e esse período nem sempre é fácil, tanto para a instituição quanto para as pessoas que estão a procura de uma recolocação no mercado.
Porém, para passar por esse processo de forma mais rápida e efetiva, hoje já existem inúmeras ferramentas na hora de procurar um bom candidato – e na hora de concorrer a uma vaga de emprego. E, coincidentemente ou não, várias dessas ferramentas estão online. Segundo João Vitor Gasparetto, Gestor de Carreira e Master Coach da Outliers Careers, a tecnologia, em menos de dez anos, mudou definitivamente a vida de todos, e aqueles que trabalham no RH das empresas também sentiram esse baque. Uma das mudanças mais bruscas e importantes sentidas nesse curto período do tempo diz respeito às redes sociais, que possuem um papel cada vez mais importante na busca por novos talentos.
Uma boa opção tanto para candidatos quanto para as empresas na hora em que surgem novas vagas é apostar na internet. “Redes sociais como o Facebook e o LinkedIn, por exemplo, permitem que as empresas localizem profissionais com o perfil que tanto desejam para integrarem seus times. No Facebook existem inúmeros grupos voltados para vagas de emprego – e sua empresa pode publicar nesses grupos o perfil do profissional que deseja – e o LinkedIn serve, entre outras inúmeras funções, como uma espécie de Currículo Online, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e também auxilia na hora de avaliar todo o histórico profissional da pessoa – quando o seu perfil for bem elaborado com todas as informações necessárias, é claro,” comenta Gasparetto.
A busca de profissionais com o auxílio das redes sociais só tende a crescer, e, quando a empresa não utiliza a internet a seu favor, ou quando o profissional não aproveita a web como uma vitrine do mercado de trabalho, eles tendem a ser deixados para trás – e superados por instituições e pessoas que já se adaptaram a esses novos meios.
Algumas orientações que Gasparetto oferece para que as empresas utilizem todo o potencial da internet na hora de encontrar bons profissionais são:
01. Divulgar as vagas da sua empresa de forma eficiente – destacando isso em sua fanpage, em bons grupos do Facebook e investindo no LinkedIn, por exemplo;
02. Deixar bem definidas as possíveis funções, atividades e responsabilidades que são requeridas para conquistar a vaga;
03. Fazer uma boa filtragem dos candidatos antes das entrevistas pessoais – utilizando a tecnologia nesse processo, afim de minimizar os custos e agilizar o processo, ou seja, vasculhando sobre o perfil do profissional em redes sociais e, caso haja maior interesse, fazendo uma entrevista prévia via webcam;
04. Manter um banco de dados atualizados para potenciais candidatos;
05. Sempre verificar as referências antes de contratar de forma efetiva um candidato.
As redes sociais são um ótimo auxílio para localizar bons profissionais
Dicas
-
• Para onde o caminho do empreendedorismo te leva?
Muitos empreendedores menos corajosos, diante da incerteza sobre o futuro imediato, nem sequer ousam dar o primeiro passo.
• Marketing Integrado: se a sua empresa não tem, providencie imediatamente
Esse é apenas um exemplo, de vários outros, na qual se verifica a falta de marketing integrado com os funcionários de uma empresa.
• Além da liderança e do trabalho de equipe
Quais são as características principais de um líder para melhorar o trabalho de equipe?
• 5 tendências do marketing digital que vão impulsionar seu negócio Em tempos de instabilidade econômica, investir no marketing digital pode ser uma boa opção para fazer o negócio crescer
• Mudança ou extinção Essa é a grande questão do momento para muitas corporações nacionais e internacionais.
• Disciplina para obter resultados: Como? A essência de um negócio passa pelo alinhamento dos líderes
• Encontrando Alegria na Simplicidade – Um Artigo de Deepak Chopra Encontrando Alegria na Simplicidade – Liberte-se do peso de uma vida com excesso de complicações • Dia do Cliente: atender sim; resolver, nem sempre No próximo dia 15 de setembro, comemoramos o Dia do Cliente.
• 2 Segredos para crescer em 2015 Quais estratégias usar para continuar expandindo a empresa num momento de retração econômica?
• Serviço ao cliente em tempos difíceis A única estratégia que permanece com verdadeiro sucesso é a que foca em serviço ao cliente!