Banner
Notícias

Marcos Venicio Sanches
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) tem enfatizado a importância da entrega, até o dia 31/01, da certidão negativa ou comunicação de não ocorrência de práticas ilícitas por clientes de profissionais ou organizações contábeis. Embora a obrigação seja real, o assunto ainda é bastante nebuloso e pouco debatido dentro do setor contábil no Brasil. No entanto, antes de entender a importância da entrega da certidão negativa, é fundamental conhecer a Resolução 1445/13, que gerou obrigações como essa, conforme será repercutido a seguir.
Em vigor desde julho de 2013, o principal objetivo da Resolução é estabelecer diretrizes de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento de atividades terroristas. Seu cumprimento é obrigatório pelos profissionais e organizações contábeis que prestam serviços de assessoria, consultoria ou assistência em setores como compra e venda de imóveis ou estabelecimentos comerciais/industriais, gestão de fundos, valores mobiliários ou ativos afins; abertura ou gestão de contas bancárias, sociedades de qualquer natureza, fundações ou fundos fiduciários; empresas financeiras, societárias ou imobiliárias e, por fim, alienação ou aquisição de direitos em contratos de atividades desportivas ou artísticas.
Uma vez que são identificados os setores passíveis da 1445/13, o CRC aponta regras para a prevenção das atividades ilícitas desses tipos de clientes. Elas contemplam condutas simples, como conhecer bem o perfil das empresas, suas movimentações, a verdadeira natureza de seus serviços, quem se beneficia com eles e identificação de operações que são de comunicação obrigatória. Vale ressaltar que é fundamental observar não só o que a empresa apresenta no papel, mas também a conduta dos empregados. Caso a empresa não seja contemplada pelo Simples Nacional, faz-se necessário a participação do profissional de contabilidade na seleção e treinamento de profissionais que vão trabalhar diretamente com esses conceitos dentro empresa, além de seu monitoramento contínuo.
A Resolução ainda orienta os profissionais a procedimentos precisos sobre o cadastro dos clientes, registro de suas operações, comunicações ao COAF e, por fim, a guarda e armazenamento dos devidos registros e documentos. Embora sejam passos simples, trata-se de ações fundamentais para que as empresas não sejam suspeitas de ações ilícitas, prejudicando tanto sua saúde contábil quanto seu bem mais precioso, a sua imagem.
Antes de entender a importância da entrega da certidão negativa, é fundamental conhecer a Resolução 1445/13, que gerou obrigações como essa, conforme será repercutido a seguir
Dicas
-
• Que tipo de líder você gostaria de ser?
Chegar ao topo é fácil, difícil é conquistar o respeito do grupo.
• Disciplina: a chave do sucesso
Tendo disciplina, conseguimos alcançar o sucesso tão desejado, desde que tenhamos uma total compreensão de sua importância.
• Engajamento: 6 dicas para ter sucesso
Pesquisas, CEOs e especialistas de RH endossam a tese de que o engajamento de funcionários é um fator essencial para o bom desempenho de uma empresa.
• Repensando questões estruturais e de atendimento
Seria possível manter a customização do início, quando a empresa ainda era muito pequena?
• O Líder do Futuro e a Competitividade Sustentável
Como desenvolver uma nova geração de líderes preocupada com a Competitividade Sustentável?
• As 10 Características das Pessoas Empreendedoras
As pesquisas de David McLelland, da Universidade de Harvard, revelaram que empreendedores têm 10 características em comum, Veja quais são.
• Administração com liderança dão melhores resultados
Entende-se como administração “a capacidade de executar serviços através de pessoas” ou “trabalho, com indivíduos e grupos, para a realização de objetivos da organização” (Kenneth Blanchard).
• Produtividade para se salvar da crise em 7 passos
Qual é a sua estratégia para este ano?
• 29 perguntas que irão mudar sua empresa
Você sabe utilizar as informações da sua empresa?
• De olho no cliente: como fazer do SAC um trunfo para sua empresa
É imprescindível que o funcionário conheça bem os processos, produtos e serviços da empresa para solucionar as dúvidas dos clientes.