Banner
Notícias
Bernt Entschev
As doenças de cunho psicológico têm se tornado cada vez mais comuns. Boa parte delas tem se tornado mais abrangente por causa da ligação com o ambiente profissional. Dentre todas elas, a ansiedade se destaca, principalmente por derivar de muitos estímulos. Profissionais se sentem pressionados, preteridos e inseguros em diversas situações, o que abre margem para o surgimento da ansiedade. Todavia, há como evitar que ela apareça.
Atitudes da gestão que atrapalham o rendimento do grupo
Os sentimentos que mais causam a ansiedade nos colaboradores são a incerteza acerca do futuro e a falta de transparência da gestão sobre o posicionamento estratégico.
Pressionar o grupo sem que haja limites estabelecidos para cobranças, não negociar prazos e exigir produtividade sem planejamento também afetam o comportamento das pessoas. Planejamento, transparência e limites bem estabelecidos no que tange ao volume de trabalho e às cobranças são as melhores armas para evitar a ansiedade no grupo.
Como evitar ser afetado
Por mais que os fatores externos exerçam forte influência no comportamental de cada um, a forma como se reage a estímulos negativos também conta muito – para o bem ou para o mal. Existem formas de evitar ser atingido pela ansiedade, desde que haja consciência por parte do indivíduo.
Quando, por exemplo, a ansiedade surge pelo excesso de cobrança ou pelo excesso de trabalho, um bom processo de autogestão por parte do profissional pode ajudar bastante. Se, de fato, for constatada uma sobrecarga, uma conversa franca e com bons argumentos com a gestão pode resolver o problema.
No entanto, existem causas da ansiedade que não partem da gestão. Quando, por exemplo, o profissional foca em uma fórmula pronta de sucesso, baseada no sucesso de terceiros, ele pode se tornar ansioso ao notar que o que funcionou para uma pessoa pode não funcionar para ele.
Outro passo curto para a ansiedade é a falta de preparo ou a estagnação profissional. Quando o profissional se sente inseguro ou despreparado para lidar com as demandas e os desafios, a melhor atitude é investir no desenvolvimento de competências. Afinal, a segurança passa diretamente pelo preparo.
É importante, além de tudo, que o profissional paute as próprias atitudes em valores, ética e nos próprios objetivos de vida. Quando se tem um plano embasado, fica mais difícil se perder.
Existem muitos caminhos para evitar que a ansiedade atinja o ambiente profissional e comprometa a produtividade e a qualidade do trabalho realizado. O que eles têm em comum, no entanto, é a dependência de uma associação dos interesses da empresa e do profissional. A colaboração precisa ser mútua. Com jogo aberto e um trabalho feito com esforço e qualidade, a ansiedade tem muito menos chance de surgir.
Existem formas de evitar ser atingido, desde que haja consciência por parte do indivíduo
Dicas
-
• Conflitos são inevitáveis. Aprenda a desarmá-los
Gerenciar conflitos é uma das principais tarefas de um líder. O consultor Karim Khoury mostra como esta habilidade pode ser aprendida e aplicada
• Apps para produtividade. Não perca tempo!
Empreender pode parecer algo descolado. O empreendedor é aquele sujeito explorador, que está a frente de seu tempo e pode transformar uma visão inovadora em um negócio rentável e divertido
• Sorriso, postura e soluções: 5 jeitos de impressionar o chefe em 30 seg
A correria do dia a dia e em meio ao turbilhão de tarefas, pode ser difícil estabelecer uma relação com o chefe e chamar sua atenção.
• 3 cursos e especializações para turbinar sua carreira de contabilidade
Por muito tempo, os profissionais de contabilidade foram limitados a fazer apenas as análises financeiras das empresas, ficando sob sua responsabilidade todos os registros contábeis.
• Sucesso: você tem disposição para pagar o preço?
Quando você plantou a árvore que te dá sombra hoje?
• TRABALHO, FELICIDADE E RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Você já notou como a linha divisória que separa a vida profissional da vida pessoal, familiar e tantas outras ‘facetas’ está cada vez mais tênue?
• O péssimo hábito da procrastinação
Quando é que você pretende se tornar mais organizado e mudar a sua vida para a melhor? Como se livrar do triste hábito da procrastinação? Mude seus hábitos e mude sua vida
• Feirão Limpa Nome oferece desconto de até 95% em dívidas
Evento ficará aberto até o dia 14 deste mês; empresas como Itaú, Vivo, Leader Card e Pernambucanas estão participando
• 4 lições do pôquer para ser um empreendedor super produtivo
Se empreender já não é uma tarefa fácil, apresentar também uma alta performance todos os dias parece uma missão impossível: como avaliar o próprio desempenho, diante de tanto estresse diário?
• Estas 7 atitudes podem decretar o seu fracasso profissional
Queda: muitos profissionais não percebem que seu comportamento é prejudicial para a carreira