Banner
Notícias

Gabriela Szprinc
O Dia Internacional da Mulher deste ano dedica-se ao tema "Fazer acontecer". Faz sentido. O empreendedorismo – até há pouco identificado como uma qualidade masculina – subiu no salto, passou batom e conquistou uma parcela de jovens mulheres, mundo afora. Em comum, elas trazem a marca da autoconfiança.
É o que revela uma recente pesquisa do PayPal feita entre mulheres empresárias que têm um negócio próprio (a menos de três anos) e mulheres que querem abrir os seus próprios negócios. As entrevistas, conduzidas nos Estados Unidos, China, França e México, indicam que metade delas, efetivamente, descreve-se como “otimista”. Para elas, há muito o que fazer e poucas são as barreiras para o seu sucesso profissional. A independência financeira é outro grande motivador do exército feminino. O fator é citado por 64% das norte-americanas, 62 % das mexicanas e 47 % das chinesas.
No Brasil, uma nova geração de mulheres chega ao mercado não apenas nos modelos tradicionais de negócios, mas também na internet, em que o e-commerce brasileiro – segundo um levantamento IPSOS e PayPal – movimentou no ano passado perto de R$ 70 bilhões e deverá bater em R$ 93 bilhões em 2016.
Elisa Melecchi é uma das milhares de empreendedoras brasileiras que dão um rosto novo a esta tendência. Aos 28 anos, esta administradora formada pela PUC do Rio de Janeiro, abriu mão de trabalhar no marketing digital de sites do grande varejo carioca – Casa e Vídeo e Leader são dois exemplos – para montar com a sua sócia Luiza Nolasco uma empresa de sucesso na web. Seu e-commerce de bolsas de grife – à venda e para alugar – mal completou dois anos, já fatura uma média de R$ 50 mil a R$ 100 mil ao mês. O modelo de negócios é simples. A logística, baseada em entregas rápidas via correio, está aliada a um sistema de pagamento que permite à varejista trabalhar com transações pré-aprovadas de cartão de crédito, o que garante que quem aluga uma bolsa Hermès de R$ 20 mil efetivamente a devolva, para não ter o valor total do produto descontado em seu cartão de crédito.
Uma história de natureza similar dá-se no México. Olivina é uma loja online de itens de beleza. Apesar da grande concorrência, Mariana Diez, Elisheva Quiroz e Michelle Meaux detectaram uma oportunidade no segmento de higiene pessoal premium de produtos naturais e livres de ingredientes tóxicos. Investigaram os melhores, boa parte deles importados. O difícil foi convencer as empresas dessas marcas a lhes permitir comercializá-las no México. Hoje, seu modelo de negócios baseia-se em frete grátis na entrega de produtos em todo o México, dependendo do valor, e um programa de proteção ao comprador do PayPal. Por meio dele, se o produto pedido pelo consumidor não chegar, ou não for o que o consumidor pediu, ele pode pedir o reembolso do valor. O sucesso da Olivina pode ser medido pelos 20% de crescimento ao mês, registrados pelo site.
Essas duas histórias apenas indicam que a energia para “fazer acontecer” está disseminada, de norte a sul, no Brasil, na América Latina, e ao redor do mundo. Definitivamente, não se limita a comemorações do Dia Internacional das Mulheres. Mas sempre vale a pena comemorar e convidar novas candidatas a assumirem um papel de liderança na economia.
Em comum, elas trazem a marca da autoconfiança
Dicas
-
• Mapeamento comportamental ajuda líderes a melhorar desempenho de equipes
Colocar a pessoa certa no lugar certo é a maneira mais assertiva de conseguir um ambiente de trabalho produtivo e motivado
• Como conciliar empresa familiar e desenvolvimento profissional
Como conciliar empresa familiar e desenvolvimento profissional
• Supere os cinco desafios de todo empresário no mundo dos negócios
Consultor fala sobre como vencer os principais problemas para quem empreende; confira
• Tédio no trabalho? Romantize os negócios
No livro "The Business Romantic", o consultor de marketing Tim Leberecht propõe reavivar as emoções dos primeiros dias de uma empresa para reencontrar a plenitude da vida
• Visão sistêmica é importante para todos
Neste artigo, desenvolvemos nossas percepções do conceito, significado e importância da competência visão sistêmica para uma prática de gestão eficaz
• Uma dor de cabeça chamada inflação
O governo federal definiu como centro da meta de inflação o índice, de 4,5% ao ano, mas nos últimos meses o IPCA disparou
• Mudanças no Marketing e Publicidade atraem e fidelizam clientes
Milhares de consumidores tiveram seu poder de compra elevado nos últimos anos, e de olho neles, as empresas inovaram em estratégias para atrair e fidelizar
• Novo Código de Processo Civil deve acelerar processos e estimular conciliação
O novo regulamento também prevê que os tribunais tomem uma só decisão para demandas iguais
• Planejamento sucessório: Holding familiar gera economia tributária
Mesmo com a obrigação do pagamento de todos esses valores, a opção de holding torna-se extremamente vantajosa em relação à opção de abertura de inventário.
• Home office traça novos caminhos para o mercado
Conceito de trabalhar em casa ou de qualquer outro lugar por meio das ferramentas tecnológicas vem crescendo aos poucos no País, mas já é tido como uma tendência