Banner
Notícias
Luis Leci
Como todos sabem, a inflação no Brasil está dando dor de cabeça ao governo, que não consegue reduzir a alta do IPCA, que mede a inflação brasileira. Vamos conhecer melhor este indicador. IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é divulgado mensalmente e utilizado como referência para a meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional.
A pesquisa é feita na população com rendimentos mensais de um a 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e o município de Goiânia.
O índice compõe gastos com alimentação, transportes e comunicação, despesas pessoais, vestuário, habitação, saúde e cuidados pessoais e artigos de residência. Como sabemos, nos últimos meses tivemos aumento de combustível, energia elétrica e alimentação, afetando diretamente o IPCA. O governo federal definiu como centro da meta de inflação o índice, de 4,5% ao ano, mas nos últimos meses o IPCA disparou. Em janeiro, na soma dos 12 meses anteriores, foi de 7,14%, e em fevereiro, de 7,70%.
Realmente, a inflação está dando muito trabalho para o governo federal, que ainda não conseguiu trazê-la para o centro da meta.Uma das medidas que o Planalto está usando para combatê-la é aumentar a taxa de juros, a Selic, que em março passou para 12,75% ao ano.
O lado positivo dessa medida é que podemos fazer bons investimentos atrelados à inflação e nos beneficiarmos pensando no longo prazo. Um exemplo: títulos do governo federal com vencimento em 2020, que remuneram o IPCA mais 6% ao ano. Outra boa alternativa são as debêntures incentivadas, que têm remuneração parecida e ainda contam com isenção de Imposto de Renda.
O governo federal definiu como centro da meta de inflação o índice, de 4,5% ao ano, mas nos últimos meses o IPCA disparou
Dicas
-
• CNAE: veja como classificar sua empresa
Um dos maiores problemas que novos empreendedores enfrentam na hora de começar uma empresa é com a burocracia institucional que se requer legalmente para isso.
• Como se apaixonar pelo seu trabalho com 6 hábitos diários
O conceito de felicidade profissional pode ser desmotivador, já que pode ser algo inatingível. Amar o que faz pode ser mais fácil do que imagina.
• O sucesso passa primeiro pela dificuldade
Assim como nas relações pessoais, as parcerias corporativas também sofrem dessa síndrome de ansiedade e expectativas sobre os resultados da relação.
• 15 coisas que você precisa saber sobre pensamento positivo
“Pensar positivo” é o conselho geral para superar qualquer dificuldade. Mas, afinal, o que é ser positivo? “Uma pessoa positiva é aquela que é confiante na vida”, resume Maria Teresa Guimarães, life coaching. Mas há uma grande diferença entre ser positivo e ser idealista.
• 10 dicas para se tornar uma pessoa carismática
As pessoas realmente carismáticas são notáveis: elas constroem e mantém grandes relacionamentos, influenciam de maneira positiva os que estão à sua volta, fazem as pessoas se sentirem melhores consigo mesmas. São o tipo de gente que queremos ter à nossa volta.
• O Trabalho nas eleições - Folga compensatória ou pagamento de horas extras?
O trabalho em dias de feriados, civis e religiosos é vedado de acordo com a Lei 605/1949, regulamentada pelo Decreto 27.048/1949, exceto nos casos em que seja necessária a execução dos serviços impostas pelas exigências técnicas das empresas.
• Conversas corajosas são todas aquelas que precisamos ter com nós mesmos ou com os outros e que por uma série de “razões” sempre adiamos.
Conversas corajosas são todas aquelas que precisamos ter com nós mesmos ou com os outros e que por uma série de “razões” sempre adiamos.
• Veja 12 dicas para ser (mais) feliz
A busca pela felicidade é uma constante na vida de todos. Não existem regras e nem fórmulas exatas para alcançar a felicidade. Mas é cada vez maior o número de pessoas que recorrem a livros de auto-ajuda, palestras e dicas para conseguir enxergar e desfrutar do sentimento.
• Vem aí a geração Z. Sua empresa está preparada?
Nascidos na era da internet, esses jovens não gostam de hierarquia, e esperam um ambiente corporativo semelhante ao seu mundo: veloz, interativo e integrado.
• Como montar uma equipe que atende bem?
Listei abaixo alguns pontos que considero importantes e que precisam ser incentivados pelos gestores