Banner
Notícias
Luis Leci
Como todos sabem, a inflação no Brasil está dando dor de cabeça ao governo, que não consegue reduzir a alta do IPCA, que mede a inflação brasileira. Vamos conhecer melhor este indicador. IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é divulgado mensalmente e utilizado como referência para a meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional.
A pesquisa é feita na população com rendimentos mensais de um a 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e o município de Goiânia.
O índice compõe gastos com alimentação, transportes e comunicação, despesas pessoais, vestuário, habitação, saúde e cuidados pessoais e artigos de residência. Como sabemos, nos últimos meses tivemos aumento de combustível, energia elétrica e alimentação, afetando diretamente o IPCA. O governo federal definiu como centro da meta de inflação o índice, de 4,5% ao ano, mas nos últimos meses o IPCA disparou. Em janeiro, na soma dos 12 meses anteriores, foi de 7,14%, e em fevereiro, de 7,70%.
Realmente, a inflação está dando muito trabalho para o governo federal, que ainda não conseguiu trazê-la para o centro da meta.Uma das medidas que o Planalto está usando para combatê-la é aumentar a taxa de juros, a Selic, que em março passou para 12,75% ao ano.
O lado positivo dessa medida é que podemos fazer bons investimentos atrelados à inflação e nos beneficiarmos pensando no longo prazo. Um exemplo: títulos do governo federal com vencimento em 2020, que remuneram o IPCA mais 6% ao ano. Outra boa alternativa são as debêntures incentivadas, que têm remuneração parecida e ainda contam com isenção de Imposto de Renda.
O governo federal definiu como centro da meta de inflação o índice, de 4,5% ao ano, mas nos últimos meses o IPCA disparou
Dicas
-
• 10 dicas para a prospecção de clientes em seu negócio
Confira algumas coordenadas para a prospecção de clientes e encontre os alvos certos para crescer em vendas!
• Gestão Empresarial – Quando as peças não se encaixam...
Muitos empresários perdem o controle de seus negócios por não perceberem a falta de sintonia e engajamento de sua equipe
• Como encontrar os candidatos perfeitos para sua empresa?
As redes sociais são um ótimo auxílio para localizar bons profissionais
• O que vale mais: formação ou experiência?
Para um profissional ser considerado completo, experiência e formação devem caminhar juntas
• Os 5 DNAs do Empreendedor
Realizar o “tripé” dos sonhos é a chave do sucesso: o sonho próprio como empreendedor, o sonho dos clientes e o sonho da sua equipe e parceiros.
• Dicas para você planejar e monitorar as finanças da sua empresa
Consultor da Moore Stephens ressalta a importância desta funçãodas finanças para o pequeno empresário
• Marco Civil da Internet: até quando a neutralidade conseguirá se sustentar?
Para entender melhor, é interessante analisarmos um breve histórico da rede mundial de computadores; Entenda
• O que empreendedores devem saber sobre administração fiscal e contábil?
Prolink Contábil alerta empreendedor a conhecer sobre aspectos contábeis e fiscais para não ter surpresas no futuro
• 10 segredos para se tornar um bom chefe em 2015
Certas atitudes definem um gestor competente e bem sucedido; saiba quais são elas
• Será que você não está sendo duro demais consigo mesmo?
Veja alguns motivos pelos quais você deve se amar (e amar o que faz) com mais força e convicção