Banner
Notícias
Bernt Entschev
Ainda há uma ideia meio generalista quando se fala de empresa familiar no Brasil. Boa parte do senso comum cai no erro de afirmar que a ascensão nestes casos não demanda esforços ou desenvolvimento. Esta informação não procede, embora existam casos de profissionais que se acomodam pelo fato de trabalharem com a família. No entanto, existem aqueles que desejam se desenvolver mesmo com a segurança oferecida pelo negócio familiar, e é por eles que o mercado se interessa de fato.
A empresa é familiar, mas a carreira é particular
Algo importante para os profissionais que trabalham na empresa da própria família é saber separar as relações familiares das relações profissionais. O interesse pelo próprio desenvolvimento profissional não precisa partir de ninguém mais além do próprio indivíduo. Não é uma atitude boa esperar que a cobrança pela qualificação venha de terceiros, pois, por mais que o negócio seja da família, é importante que a carreira seja uma preocupação pessoal.
A acomodação é um dos problemas mais frequentes da carreira de profissionais que atuam em negócios familiares. A sensação de que o emprego estará sempre garantido faz com que estes profissionais negligenciem a própria capacidade e o próprio desenvolvimento.
Por onde começar a se desenvolver?
Existe hoje no mercado uma gama de possibilidades de desenvolvimento profissional. Para quem quer se qualificar e se atualizar – o que é ideal que seja feito a cada três ou cinco anos –, basta uma breve busca para encontrar uma infinidade de alternativas. O primeiro passo é decidir o que se deseja estudar e sobre o que, especificamente, se deseja aprender. Outro ponto é pensar em como os novos conhecimentos poderão auxiliar no desenvolvimento da empresa.
Para aqueles que pretendem se manter nos negócios da família, é interessante fazer uma avaliação das necessidades da organização, para saber como o próprio estudo poderá ajudar em longo prazo. No entanto, mais que estudar, o desenvolvimento profissional se dá no dia a dia. Mostrar interesse pelos negócios e procurar entender os processos são atitudes que colocam qualquer profissional um patamar acima dos demais.
Encarar a empresa familiar como uma fonte de possibilidades – como qualquer outra empresa – ajuda muito a ser visto como um profissional maduro. E encarar como uma fonte de possibilidades implica também procurar sempre ajudar no desenvolvimento da própria empresa.
Desenvolvimento profissional é uma obrigação de qualquer pessoa que esteja inserida no mercado. Independentemente do perfil da organização, é o profissional quem decide onde quer chegar e por quais meios. Adotar uma atitude madura, focada em resultados e que se mantém em constante crescimento é promissor para qualquer um. Portanto, não espere precisar. Faça hoje.
Como conciliar empresa familiar e desenvolvimento profissional
Dicas
-
• Conflitos são inevitáveis. Aprenda a desarmá-los
Gerenciar conflitos é uma das principais tarefas de um líder. O consultor Karim Khoury mostra como esta habilidade pode ser aprendida e aplicada
• Apps para produtividade. Não perca tempo!
Empreender pode parecer algo descolado. O empreendedor é aquele sujeito explorador, que está a frente de seu tempo e pode transformar uma visão inovadora em um negócio rentável e divertido
• Sorriso, postura e soluções: 5 jeitos de impressionar o chefe em 30 seg
A correria do dia a dia e em meio ao turbilhão de tarefas, pode ser difícil estabelecer uma relação com o chefe e chamar sua atenção.
• 3 cursos e especializações para turbinar sua carreira de contabilidade
Por muito tempo, os profissionais de contabilidade foram limitados a fazer apenas as análises financeiras das empresas, ficando sob sua responsabilidade todos os registros contábeis.
• Sucesso: você tem disposição para pagar o preço?
Quando você plantou a árvore que te dá sombra hoje?
• TRABALHO, FELICIDADE E RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Você já notou como a linha divisória que separa a vida profissional da vida pessoal, familiar e tantas outras ‘facetas’ está cada vez mais tênue?
• O péssimo hábito da procrastinação
Quando é que você pretende se tornar mais organizado e mudar a sua vida para a melhor? Como se livrar do triste hábito da procrastinação? Mude seus hábitos e mude sua vida
• Feirão Limpa Nome oferece desconto de até 95% em dívidas
Evento ficará aberto até o dia 14 deste mês; empresas como Itaú, Vivo, Leader Card e Pernambucanas estão participando
• 4 lições do pôquer para ser um empreendedor super produtivo
Se empreender já não é uma tarefa fácil, apresentar também uma alta performance todos os dias parece uma missão impossível: como avaliar o próprio desempenho, diante de tanto estresse diário?
• Estas 7 atitudes podem decretar o seu fracasso profissional
Queda: muitos profissionais não percebem que seu comportamento é prejudicial para a carreira