Banner
Notícias
Bernt Entschev
Ainda há uma ideia meio generalista quando se fala de empresa familiar no Brasil. Boa parte do senso comum cai no erro de afirmar que a ascensão nestes casos não demanda esforços ou desenvolvimento. Esta informação não procede, embora existam casos de profissionais que se acomodam pelo fato de trabalharem com a família. No entanto, existem aqueles que desejam se desenvolver mesmo com a segurança oferecida pelo negócio familiar, e é por eles que o mercado se interessa de fato.
A empresa é familiar, mas a carreira é particular
Algo importante para os profissionais que trabalham na empresa da própria família é saber separar as relações familiares das relações profissionais. O interesse pelo próprio desenvolvimento profissional não precisa partir de ninguém mais além do próprio indivíduo. Não é uma atitude boa esperar que a cobrança pela qualificação venha de terceiros, pois, por mais que o negócio seja da família, é importante que a carreira seja uma preocupação pessoal.
A acomodação é um dos problemas mais frequentes da carreira de profissionais que atuam em negócios familiares. A sensação de que o emprego estará sempre garantido faz com que estes profissionais negligenciem a própria capacidade e o próprio desenvolvimento.
Por onde começar a se desenvolver?
Existe hoje no mercado uma gama de possibilidades de desenvolvimento profissional. Para quem quer se qualificar e se atualizar – o que é ideal que seja feito a cada três ou cinco anos –, basta uma breve busca para encontrar uma infinidade de alternativas. O primeiro passo é decidir o que se deseja estudar e sobre o que, especificamente, se deseja aprender. Outro ponto é pensar em como os novos conhecimentos poderão auxiliar no desenvolvimento da empresa.
Para aqueles que pretendem se manter nos negócios da família, é interessante fazer uma avaliação das necessidades da organização, para saber como o próprio estudo poderá ajudar em longo prazo. No entanto, mais que estudar, o desenvolvimento profissional se dá no dia a dia. Mostrar interesse pelos negócios e procurar entender os processos são atitudes que colocam qualquer profissional um patamar acima dos demais.
Encarar a empresa familiar como uma fonte de possibilidades – como qualquer outra empresa – ajuda muito a ser visto como um profissional maduro. E encarar como uma fonte de possibilidades implica também procurar sempre ajudar no desenvolvimento da própria empresa.
Desenvolvimento profissional é uma obrigação de qualquer pessoa que esteja inserida no mercado. Independentemente do perfil da organização, é o profissional quem decide onde quer chegar e por quais meios. Adotar uma atitude madura, focada em resultados e que se mantém em constante crescimento é promissor para qualquer um. Portanto, não espere precisar. Faça hoje.
Como conciliar empresa familiar e desenvolvimento profissional
Dicas
-
• 7 perguntas para se fazer antes de pedir demissão porque discorda da empresa
Não tome decisões no calor da situação e reflita se levantar pontos contrários não faz parte da sua função.
• Parábola da demissão da formiga desmotivada:
Motivação é a chave para bons desempenhos.
• 11 sinais de que você será rico
Se você ainda não segue essas recomendações, essas dicas que vão te colocar no caminho certo
• Cuidado com os “dedos-duros” do Imposto de Renda, eles podem te prender na malha fina
Planos de saúde, empregadores e bancos também fornecem dados à Receita, que cruza as informações para descobrir omissões e fraudes no IR
• 'Depois da Pandemia': os impactos positivos e negativos do coronavírus no agronegócio brasileiro
Em conversa com o Head Comercial e de Gestão de Recursos da Órama, editor da revista Globo Rural avalia o cenário do campo, o recorde nas exportações e as oportunidades de crédito para os pequenos produtores
• MP 944/20: Como a medida pode auxiliar as empresas durante a crise?
A MP 944 disponibiliza linhas de crédito especiais para as empresas no período de crise econômica; Saiba como funciona.
• Principal sinal de inteligência em uma pessoa segundo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo
Esse é o principal sinal de inteligência em alguém, segundo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo
• 20 dicas para sobreviver a CRISE
Dicas para sobreviver a crise
• Após quase fechar, loja de roupas começa a vender tudo a R$ 20 e fatura R$ 5 milhões
Fundada em 2015, a Barato Express trabalha com roupas femininas, masculinas e infantis
• Barroso cassa decisão que autorizava desconto em folha de contribuição sindical
Ministro Barroso entende ser "inerente ao novo regime das contribuições sindicais a autorização prévia do sujeito passivo".